Março - 2024 - Edição 299

A Editora Companhia das Letras reeditou O Centauro do Jardim, romance do saudoso Moacyr Scliar, vencedor do prêmio APCA de 1980, que estava fora de catálogo.

Com sua obra em domínio público (qualquer um pode editar ou adaptar para outras mídias), ao menos 15 editoras planejam novas edições de Graciliano Ramos. Nos 48 anos em que o Grupo Record deteve seus direitos, os livros do mestre alagoano venderam 4,5 milhões de exemplares.

No segundo semestre, a Editora Rocco vai lançar uma antologia de contos inspirados em Vidas Secas, reunindo cinco autores de diferentes regiões do país: Ana Paula Lisboa (Rio), Jarid Arraes (Ceará), José Falero (Rio Grande do Sul), Tanto Tupiassu (Pará) e Fabiane Guimarães (Goiás).

Leia mais...

Dezembro - 2023 - Edição 298

147 textos curtos inéditos compõem Os Rostos que Tenho, livro póstumo da saudosa acadêmica Nélida Piñon, lançado pela Record. Dois meses antes de morrer, em dezembro passado, o material foi entregue para publicação.

Ambientado na Revolução Síria, Enquanto Houver Limoeiros (Ed. Verus), da canadense Zoulfa Katouh, foi considerado um dos melhores livros do ano pelo Washington Post e pela Amazon.

Como Chegamos a Paris e Outras Narrativas (Ed. Bertrand) é um vislumbre pessoal da vida de Ernest Hemingway, desde as experiências na Guerra Civil Espanhola e na Segunda Guerra Mundial até o primeiro safári na África. A tradução é de Roberto Muggiati.

Leia mais...

Novembro - 2023 - Edição 297

A entrega das estatuetas da 65ª edição do Prêmio Jabuti acontece no dia 5 de dezembro, às 20h, no Theatro Municipal de São Paulo. Na ocasião, serão conhecidos os vencedores das 21 categorias do Prêmio

O jornalista e escritor Sérgio de Sá resgata a história de seu avô, pioneiro na construção da capital do país, na recém-lançada obra Bernardo Sayão: Caminhos, afetos, cidades.

Organizado pelo também compositor e violonista Mario Gil, o livro Dori Caymmi Songbook: 80 anos de um cantador é uma homenagem ao trabalho de um dos maiores defensores das tradições musicais brasileiras. Acompanhando 26 partituras escritas por Dori para suas canções, o songbook, produzido pelo selo SESC, reúne perfil biográfico, depoimentos, histórias e imagens.

Leia mais...

Outubro - 2023 - Edição 296

Desatadora dos Nós (Ed. MM) conta como a autora, a advogada e juíza de Paz Isis Penido, realizou o sonho de construir uma capela para Nossa Senhora em Búzios, na Região dos Lagos.

Em Amazônia na Encruzilhada (Ed. Intrínseca), a jornalista e escritora Míriam Leitão traça um retrato da situação atual da Amazônia.

Com mais de 40 anos de carreira, 130 obras publicadas e 28 milhões de exemplares vendidos, o escritor Pedro Bandeira foi anunciado como a Personalidade Literária da 65ª edição do Prêmio Jabuti.

Leia mais...

Setembro - 2023 - Edição 295

O acadêmico Ruy Castro e Heloísa Seixas são os curadores da exposição que marcou a reabertura do Museu Carmen Miranda, na Avenida Rui Barbosa, no Flamengo.

Fiandeira, publicado por Raquel Naveira em 1992, reeditado esse ano pela Editora Life, foi indicado na lista de leitura obrigatória para o vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

A Mágica Mortal (Ed. Seguinte) é o primeiro livro juvenil do mestre do suspense Raphael Montes.

Leia mais...

Agosto - 2023 - Edição 294

Morto sem grandes homenagens, em 1922, o escritor Lima Barreto receberá mais um título póstumo. O Conselho Universitário da UFRJ vai tornar o escritor doutor honoris causa da instituição.

O poema O mundo é grande, de Carlos Drummond de Andrade, foi ilustrado pela designer argentina Raquel Cané em caprichada obra para todas as idades, lançada pela Editora Record. A edição em capa dura renova a força dos versos do poeta de Itabira, propondo novos pontos de vista sobre o texto.

O volume Contos Completos (Editora 34) reúne todos os contos de Virgínia Woolf, num total de 46 histórias escritas entre 1906 e 1941.

Leia mais...

Julho - 2023 - Edição 293

O Prêmio OEI de Contos VALOR LITERÁRIO sobre Ciência e Tecnologia, novo concurso produzido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto. Qualquer história inédita de ficção científica, bem como trabalhos distópicos de horror ou fantasia, com aspectos ligados à ciência e/ou à tecnologia, são aceitos

Em A Raiz das Coisas – Rui Barbosa: o Brasil no mundo (Civilização Brasileira), o diplomata Carlos Henrique Cardim reúne material valioso para reconstruir a participação de Rui Barbosa na Segunda Conferência da Paz de Haia, de 1907.

A Editora Planeta lançou nova edição de Histórias Íntimas, de Mary Del Priore.

Leia mais...

Junho - 2023 - Edição 292

Já está nas livrarias o terceiro livro de poesias da escritora e artista plástica Marlene Blois: Reminiscências – Percepções sutis na vida têm elogios, na contracapa, assinados pelos acadêmicos Arnaldo Niskier, Antonio Carlos Secchin e Carlos Nejar.

Na comemoração de seus 60 anos de fundação, a Associação dos Diplomados da ABL, presidida por Zélia Fernandes, prestou homenagem à saudosa acadêmica Nélida Piñon, com leitura de texto da professora Dalma Nascimento na interpretação de Mauro Nolasco.

O acadêmico santista Peilton Sena foi um dos premiados na categoria crônicas (com o elogiado texto Gritos no semáforo), no Concurso Contemporânea de Literatura 2023, da Academia Santista de Letras.

Leia mais...

Maio - 2023 - Edição 291

A acadêmica Ana Maria Melo Negrão, da Academia Campinense de Letras, lançou No Azul das Hortênsias (Ed. Pontes), livro de memórias onde viaja pelo próprio passado, enriquecendo o presente de quem lê.

Chuva de Papel (Companhia das Letras) é o novo romance de Martha Batalha, autora de A Vida Invisível de Eurídice Gusmão.

Estão abertas até o dia 10 de junho as inscrições para o “Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres”. A iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) vai agraciar 40 obras inéditas escritas por mulheres com um valor total de R$ 2 milhões, sendo R$ 50 mil para cada escritora.

Leia mais...

Abril - 2023 - Edição 290

De 29 de abril a 7 de maio, o Flipoços 2023 terá como tema Literatura e fotografia, as histórias que as imagens não contam.

A Feira do Livro de Frankfurt – que esse ano comemora sua 75ª edição de 18 a 22 de outubro –, está com as inscrições abertas para seu programa de tradutores até o dia 30 de abril.

A Morte é um Negócio Solitário (Ed. Biblioteca Azul), romance policial de Ray Bradbury (autor do clássico Farhrenheit 451) mostra a literatura como encontro permanente de indivíduos distantes.

Leia mais...

Março - 2023 - Edição 289

O acadêmico José Paulo Cavalcanti foi eleito, por unanimidade, como sócio- -correspondente brasileiro da Academia das Ciências de Lisboa. Vai ocupar a vaga da saudosa Nélida Piñon.

A Companhia das Letras mobilizou-se em prol da causa indígena. Na compra de O Espírito da Floresta, de Davi Kopenawa e Bruce Albert, todo o lucro obtido será direcionado ao fundo emergencial de apoio aos Yanomami.

Neste mês, Brasília recebe o evento Elas publicam – I Encontro de Mulheres do Mercado Editorial, com produção e curadoria de Lella Malta, no espaço Yolo Coworking.

Leia mais...

Fevereiro - 2023 - Edição 288

Marcado para acontecer NARRATIVAS de 29 de abril a 7 de maio, o Flipoços 2023 terá como tema “Literatura e fotografia, as histórias que as imagens não contam”.

Um dos maiores estudiosos do marxismo no Brasil, José Paulo Netto, lançou Da Erótica: Muito além do obsceno (Ed. Boitempo). A obra apresenta, em um alentado ensaio, o universo da vida e da arte de Manuel Maria Barbosa du Bocage, autor português do século XVIII.

Considerado um dos livros de teoria literária mais importantes do século XX, O Sentido de um Fim, de Frank Kermode, chega ao leitor brasileiro, pela primeira vez, através da Editora Todavia, com tradução de Renato Prelorentzou.

Leia mais...

Janeiro - 2023 - Edição 287

Pedro I – Compositor inesperado (Ed. Batel), com concepção e organização do musicólogo Ricardo Cravo Albin, propõe uma abordagem da figura do imperador Pedro I em três facetas: compositor, homem de família e político.

Com um concorrido jantar na Cantina Fiorentina, no Leme, foi entregue o Grande Prêmio PEN Clube 2022 à historiadora Mary Del Priore, considerada a mais importante no Bicentenário da independência do Brasil.

Reeditada com selo da Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco, Os Lusíadas, obra escrita pelo abolicionista Camões há 150 anos, foi relançada.

Leia mais...

Dezembro - 2022 - Edição 286

Traduzido para mais de 25 idiomas, Geografia da Fome, um clássico fundador dos estudos sobre a fome, de Josué de Castro, ganhou nova edição pela Ed. Todavia, com texto de apresentação de Milton Santos e prefácio de Silvio Almeida.

Artigos do antropólogo Claude Levi-Strauss, reunidos em Somos Todos Canibais pela Editora 34, revelam abordagens inusitadas sobre assuntos que vão de indígenas brasileiros a Papai Noel.

É um sucesso de vendas a nova edição do livro Bom Dia, Verônica (Companhia das Letras), de Ilana Casoy e Raphael Montes. O título é considerado um marco da literatura policial brasileira, com mais de cem mil exemplares vendidos e uma adaptação pela Netflix

Leia mais...

Novembro - 2022 - Edição 285

Depois de dois anos realizada virtualmente, a cerimônia de entrega da 64ª edição do Prêmio Jabuti, este ano, volta ao formato presencial. O evento, que vai revelar os vencedores das 20 categorias e o ganhador do Livro do Ano, acontece no dia 24 de novembro, às 20h, e trocou o Auditório do Ibirapuera pelo Theatro Municipal de São Paulo.

Além de liderar a categoria de não ficção da Lista Nielsen PublishNews com Escravidão – Volume 3 (Globo Livros), Laurentino Gomes tem os outros títulos de sua trilogia sobre a escravidão no Brasil na lista que apura autores nacionais mais vendidos.

Em edição revista e ampliada, Luiz Felipe Carneiro conta na obra Rock in Rio: A história (Globo Livros), segredos de bastidores e curiosidades das oito edições brasileiras do evento

Leia mais...

Outubro - 2022 - Edição 284

A 64ª edição do prêmio Jabuti bateu recorde de inscrições, este ano. No total, foram 4.290 livros inscritos. A última lista, com os cinco finalistas de suas respectivas categorias, será apresentada no dia 08 de novembro

Dois livros do acadêmico Inácio de Loyola Brandão vão virar filmes. Os romances Dentes ao Sol e O Beijo Não Vem da Boca tiveram seus direitos comprados para adaptação. O cineasta José Eduardo Belmonte está trabalhando nos roteiros, com ajuda do próprio escritor.

Para prestar um tributo à força transformadora dos livros, José Roberto Castro Neves reuniu nomes como Merval Pereira, Rosiska Darcy de Oliveira, Nelson Motta, Rodrigo Lacerda, Mary del Priori, entre outros, para revisitar as grandes obras de suas vidas. O resultado está na obra O Livro que Mudou a minha Vida, publicado com o selo da Nova Fronteira.

Leia mais...

Setembro - 2022 - Edição 283

Acompanhado de uma exposição com curadoria de Max Perlingeiro, Luiz Carlos Ritter lança, no dia 3 de setembro, a obra Coleção Luiz Carlos Ritter, na sede da Pinakotheke Cultural, em Botafogo. A publicação conta com textos da acadêmica Nélida Piñon, Ricardo Linhares, Ana Cristina Reis, Clélio Costa Alves, Vanda Klabin, além do editor Max Perlingeiro. Sucesso certo.

O Supremo Tribunal Federal lançou o livro e a cartilha Liberdades, com artigos dos 11 ministros, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. O prefácio é do ex-ministro José Bernardo Cabral.

Experiências do Rio de Janeiro é o título do novo livro organizado por Bayard Do Coutto Boiteux e Matheus Oliveira, inspirando leitores a saber mais sobre o estado.

Leia mais...

Agosto - 2022 - Edição 282

O acervo de quase oito mil livros da acadêmica Nélida Piñon foi doado para o Instituto Cervantes do Rio, que inaugurou biblioteca com o nome da primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras

O acadêmico, filólogo, linguista e gramático Evanildo Bechara doou sua biblioteca particular, com um acervo de 20 mil obras, ao Real Gabinete Português de Leitura.

Com expectativa de participação de mais de 4 mil expositores de 65 países, a Feira do Livro de Frankfurt, a mais importante do setor, acontecerá de 19 a 23 de outubro.

Leia mais...

Julho - 2022 - Edição 281

Com 36 votos do total de 39 votantes, o escritor Ailton Krenak foi eleito para a cadeira 24 da Academia Mineira de Letras, vaga desde o falecimento do escritor e jornalista Eduardo Almeida Reis.

O lado engraçado e irônico do saudoso acadêmico Ivan Junqueira pode ser conhecido através da obra Poemas e Desenhos Inéditos (Ed, Lacre), com material nunca editado no Brasil.

Análise e História da Língua Portuguesa (Ed. Nova Fronteira) é o segundo livro da série “Uma vida entre palavras”, onde o acadêmico Evanildo Bechara aborda a trajetória e as idiossincrasias do nosso idioma

Leia mais...

Junho - 2022 - Edição 280

O primeiro livro de contos do cantor e compositor Martinho da Vila – Contos Sensuais e Algo Mais (Ed. Patuá) – traz histórias de amor, separação e traições, além de relatos autobiográficos, lembranças de artistas com quem o autor conviveu e observações críticas sobre a realidade.

A biografia do cantor, compositor e escritor Nei Lopes é preparada por Luiz Antonio Simas, Diogo Cunha e André Diniz para a Editora Numa.

Na obra Evidências (Ed. Zahar), com o subtítulo Sobre o bom uso de dados em ciências sociais, o sociólogo norte-americano Howard Becker mostra exemplos divertidos e erros cometidos, sugerindo soluções para tempos em que são impostas “falsas verdades”.

Leia mais...

Maio - 2022 - Edição 279

Como parte das comemorações de 120 anos do nascimento de Carlos Drummond de Andrade e dos 80 anos da Record, o grupo editorial deu início à reedição de toda a obra do poeta mineiro, que deve incluir 63 títulos ao longo dos próximos anos. O pacote inicial, já nas livrarias, inclui Alguma Poesia, Claro Enigma, Sentimento do Mundo e Antologia Poética, com posfácios de fãs renomados. Os volumes têm trabalho extenso do professor Edmilson Caminha e do poeta Alexei Bueno.

Implacáveis – Como nós conquistamos o mundo, primeiro livro da série infantojuvenil do historiador israelense Yuval Noah Harari, trazendo para o universo infantil questionamentos profundos, será publicado no Brasil pela Companhia das Letrinhas, no dia 15 de setembro, com tradução de Laura Teixeira Motta.

O selo infantil Pingo de Letra, do Grupo Editorial Scortecci (que completa 40 anos em agosto), ganhou uma loja virtual exclusiva para comercialização de seus títulos.

Leia mais...

Abril - 2022 - Edição 278

Com uma unidade em Lisboa e outras dez no Brasil, a Livraria da Travessa se prepara para abrir sua terceira loja, em São Paulo. Localizada no Shopping Iguatemi, a nova unidade terá 300 m² e a inauguração está prevista para julho.

O acadêmico Adirson Vasconcelos, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, lançou a edição on-line da Enciclopédia As Palavras mais Fortes da Língua Portuguesa.

Mais de 600 mil livros vão abastecer uma nova parceria para incentivar a leitura em família, num projeto da Editora Carochinha com o portal de conteúdo Ninhos do Brasil. Em formato exclusivo, eles estarão disponíveis em kits com produtos da marca “Ninho”, em pontos de venda das regiões Norte e Nordeste do Brasil, além de Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Leia mais...

Março - 2022 - Edição 277

A acadêmica Fernanda Montenegro será empossada na Academia Brasileira de Letras no dia 25 de março, recepcionada pela secretária-geral Nélida Piñon.

A tradução do saudoso acadêmico Antonio Houaiss para o clássico Ulisses ganhou nova edição pela Civilização Brasileira, com caprichada arte de capa e um inédito Guia de leitura preparado por Ricardo Lísias.

Marcada para acontecer de 02 a 10 de julho, a 26ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (Bilsp) já está na sua reta final de preparativo. Com 90% de espaços vendidos, já conta com mais de 110 expositores confirmados. Portugal é o convidado de honra desta edição.

Leia mais...

Fevereiro - 2022 - Edição 276

1922 e Depois: Tarsila, Anita, Di e Outros Personagens (Editora Nova Fronteira) reúne textos escritos entre 1927 e 1988. Os ensaios da antologia foram publicados em jornais, revistas e catálogos da época

Em Canto de Rainhas (Editora Agir), o jornalista Leonardo Bruno parte do perfil de cinco cantoras para mostrar a importância das mulheres para o samba, desde o início. Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Elza Soares são as protagonistas.

Uma Luz Inesperada (Companhia das Letrinhas), de José Saramago, ilustrado pelo mexicano Armando Fonseca, faz parte das celebrações pelos 100 anos do Nobel de Literatura. A editora também está relançando outro título infantil do escritor português: O Silêncio da Água, com ilustrações de Yolanda Mosquera.

Leia mais...

Janeiro - 2022 - Edição 275

O mineiro Edimilson de Almeida Pereira (com o romance Front) e a gaúcha Morgana Kretzmann (com Ao Pó) foram os vencedores do 14º Prêmio São Paulo de Literatura.

A adaptação teatral da roteirista Teresa Frota para o romance Caim fará parte das atividades programadas pela Fundação José Saramago, no Brasil e em Portugal, em comemoração ao centenário de nascimento do célebre escritor português, Nobel de Literatura em 1998.

A poeta carioca Luiza Mussnich lançou o quinto livro. Tudo Coisa da Nossa Cabeça saiu com o selo da Ed. 7Letras

Leia mais...

Dezembro - 2021 - Edição 274

A pneumologista Margareth CRISE EXISTENCIAL Dalcolmo lança, este mês, Um Tempo para Não Esquecer – A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde, pela Editora Bazar do Tempo.

De 3 a 12 de dezembro, acontece, no Riocentro, de forma híbrida, a 20ª edição da Bienal do Livro Rio.

Publicadas por incentivo do acadêmico Marco Lucchesi, em 1989, Cartas a Spinoza, da psiquiatra Nise da Silveira, chegam às livrarias em edição revista pela Editora Sociedade Amigos do Museu de Imagens do Inconsciente, com apoio da Pinakotheke Cultural.

Leia mais...

Novembro - 2021 - Edição 273

Nos 700 anos de morte de Dante Alighieri, a obra Nove Cartas sobre A Divina Comédia, que reúne ensaios do atual presidente da ABL, Marco Lucchesi, sobre o clássico italiano, ganhou versão revista e atualizada pela Bazar do Tempo.

O musicólogo Ricardo Cravo Albim lançou Pandemia e Pandemônio – relatos de um Brasil doente e desgovernado, com o selo da Editora Batel.

Na obra Os Sons da Memória (Ed. Cândida), o jornalista José Roberto Santos Neves revela a trajetória da música no Espírito Santo, através de uma leitura crítica de 40 discos que marcaram época no Estado capixaba.

Leia mais...

Outubro - 2021 - Edição 272

Membro titular do PEN Clube do Brasil, Carmem Moreno lançou Sobre o Amor e Outras Traições (Editora Patuá), seu sétimo livro de poesias.

O escritor Jorge Alberto Costa e Silva recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa. É o sexto brasileiro a receber a honraria. O primeiro foi o ex-presidente da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Letras, Dr. Afrânio Peixoto, em 1924.

O Deus das Avencas (Companhia das Letras), novo romance de Daniel Galera, aborda o tema do apocalipse, flertando com a ficção científica.

Leia mais...

Setembro - 2021 - Edição 271

A Academia Brasileira de Letras está digitalizando o seu precioso acervo de 124 anos. Trata-se de uns 510 metros lineares de texto e mais de 40 mil documentos audiovisuais e iconográficos.

Em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna, será lançado, em outubro, Semana de 22: Antes do Início e depois do fim (Ed. Sextante). Com 700 páginas, a obra foi escrita por José de Nicola em coautoria com Lucas de Nicola.

Leia mais...

Agosto - 2021 - Edição 270

Um dos maiores especialistas brasileiros em África, o premiado acadêmico Alberto Costa e Silva reuniu fragmentos de histórias e documentos no livro A África e os Africanos na História e nos Mitos (Ed. Nova Fronteira).

Resultado do encontro da argentina Sara Gallardo (1931- 1988) com o indígena que dá nome ao livro, Eisejuaz chegou ao Brasil pela Editora Relicário, em primorosa tradução de Mariana Sanchez.

Leia mais...

Julho - 2021 - Edição 269

O acadêmico Ignácio de Loyola Brandão foi o escolhido para receber, em novembro, a homenagem Personalidade Literária do 63º Prêmio Jabuti.

Em comemoração aos 70 anos de Ricardo Chacal, a Editora 34 lançou nova edição de Tudo (e mais um pouco), que reúne as obras do poeta até 2016.

Leia mais...

Junho - 2021 - Edição 268

Depois de percorrer o mundo colhendo sucessos com a mostra Genesis, sobre o planeta, a exposição Amazônia, de Sebastião Salgado, tem estreia prevista no Brasil para a primeira semana de agosto, no Museu do Amanhã, no Rio.

O segundo volume da trilogia Escravidão, de Laurentino Gomes, será lançado este mês pela Globo Livros.

Leia mais...

Maio - 2021 - Edição 267

O presidente da Academia Mineira de Letras, o jornalista e escritor Rogério Faria Tavares, tomou posse como membro correspondente da Academia de Letras da Bahia (ALB), fundada em 1917.

O livro No Labirinto do Cérebro (Ed. Objetiva), do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, será adaptado para um longa documental e uma série de ficção. Os projetos são da produtora Sonia Rodrigues, filha de Nelson Rodrigues. O seriado já tem título provisório – O Instituto – e contará o dia a dia de um hospital voltado para a neurocirurgia.

Leia mais...

Abril - 2021 - Edição 266

A acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira lançou seu novo livro, Liberdade, em um evento virtual promovido pela Editora Rocco em seu canal no Youtube.

Sairá no final do ano a biografia não autorizada de Antônio Carlos Magalhães, ex-governador da Bahia. Escrita por Tom Cardoso, a obra será editada pela História Real/Intrínseca.

Leia mais...

Março - 2021 - Edição 265

O Grande Prêmio Nacional Pen Clube de Literatura de 2020 foi para a querida acadêmica Nélida Piñon, que venceu com Um Dia Chegarei a Sagres, lançado pela Editora Record com enorme sucesso.

Ilustrada com fotos de álbuns de família, Ninguém Pode com Nara Leão (Ed. Planeta), biografia da cantora escrita pelo jornalista Tom Cardoso, reconta a vida da musa da bossa nova, morta aos 47 anos, em 1989.

Leia mais...

Fevereiro - 2021 - Edição 264

Com o objetivo de desenvolver habilidades e preparar crianças e jovens na relação com as mídias, Ana Cláudia Ferrari, Daniela Machado e Mariana Ochs lançaram o Guia da Educação Midiática, publicado pelo Instituto Palavra Aberta.

Poesia Reunida, lançada pela Editora 7 Letras, reúne em um só livro toda a obra poética do ex-ministro Luiz Roberto Nascimento e Silva, desde a primeira, O Segredo da Lua quem Sabe é o Clarão do Sol, publicada em 1975, até a mais recente, Rio 80 Graus, de 2018.

Leia mais...

Janeiro - 2021 - Edição 263

O acadêmico Marco Lucchesi foi reeleito para a presidência da ABL no ano de 2021. Terá como secretário-geral, Merval Pereira; primeiro-secretário, Antônio Torres; segundo-secretário, Edmar Bacha e tesoureiro, José Murilo de Carvalho.

Desde o final de 2020, o site da Academia Brasileira de Letras apresenta, semanalmente, uma palavra ou expressão que passou a ter uso corrente na língua portuguesa, nos últimos tempos. Entre os vocábulos, estão apofuturismo, aporofobia, faunoduto, oligossintomático e sororidade.

Leia mais...

Dezembro - 2020 - Edição 262

Sai em janeiro, pela Companhia das Letras, Menino sem Passado, o primeiro volume de uma série de memórias de Silviano Santiago.

Farsa da boa preguiça, peça escrita em versos pelo saudoso acadêmico Ariano Suassuna, ganhou nova edição da Nova Fronteira, com ilustrações de Manuel Dantas Suassuna, filho do autor.

Leia mais...

Novembro - 2020 - Edição 261

Por conta da pandemia, a 18ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) acontecerá, pela primeira vez, no formato virtual. Entre os dias 3 e 6 de dezembro, a programação será transmitida ao vivo, numa plataforma própria e nas redes sociais do evento.

O ineditismo é a marca do número 6, da revista Ímã, idealizada pela jornalista Sandra Medeiros. Com gravuras oníricas de um dos maiores ilustradores brasileiros, Rubem Grilo, a publicação traz textos de nomes como Carlos Drummond de Andrade, Armando de Freitas Filho, Ivan Junqueira e Reinaldo Santos Neves, entre outros craques.

Leia mais...

Outubro - 2020 - Edição 260

Os Acadêmicos Arnaldo Niskier e Evanildo Bechara, da Academia Brasileira de Letras, organizam um dicionário, reunindo novas palavras e expressões ocorridas em textos nacionais, nos últimos 30 anos. Trarão explicações linguísticas para termos incorporados nos novos tempos, tais como tuítes, lives, webinar, dentre outros modismos que vieram para ficar

O livro João Cabral de Ponta a Ponta, do acadêmico Antonio Carlos Secchin, lançado pela Editora CEPE, com 568 páginas, é o mais extenso até hoje publicado sobre o autor de Morte e Vida Severina, que completaria cem anos este ano.

Leia mais...

Setembro - 2020 - Edição 259

Para festejar os 90 anos do acadêmico Zuenir Ventura, a Editora Objetiva relança, no próximo ano, em caprichada edição, revista e ampliada, Minhas Histórias dos Outros.

Epifanias – como se fossem crônicas, lançado em e-book, é o mais recente livro da escritora Ester Abreu Vieira de Oliveira, presidente da Academia de Letras do Espírito Santo.

Agosto - 2020 - Edição 258

Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas, livro organizado por Vitor Cei (UFES), André Tessaro Pelinser (UFRN), Letícia Malloy (Unifal) e Andréia Delmaschio (IFES), com o selo da Editora Cousa, apresenta entrevistas com 81 escritores de todas as regiões do país.

A Casa Roberto Marinho prepara, para 2021, sob a curadoria de Ralph Camargo, uma exposição com retratos de Candido Portinari. A ideia é mostrar os principais personagens da cultura de São Paulo e Rio de Janeiro, das décadas de 1930 e 1940.

Julho - 2020 - Edição 257

A editora Autêntica lançou uma nova versão do ensaio O Mal-estar na Cultura, texto mais comentado e traduzido de Sigmund Freud, com tradução de Maria Rita Salzano Moraes. A publicação, de 496 páginas, ressalta a atualidade de uma obra fundamental para compreender o nosso tempo

Distribuído no Brasil pela Editora Intrínseca, A Vida Mentirosa dos Adultos, novo livro de Elena Ferrante, vai virar série para a Netflix.

Junho - 2020 - Edição 256

O 3º Festival de Cinema de Santa Teresa (FECSTA), no Espírito Santo, de 23 a 25 de julho, este ano será totalmente on-line. Contará com palestras, exposição de arte, oficinas de iluminação e gravação em celular, incluindo 36 filmes selecionados dentre os 507 inscritos.

O Acadêmico Ricardo Cravo Albim, que presidiu a Academia Carioca de Letras por dois mandatos, foi eleito presidente do Centro Dom Vital. Estará à frente de duas importantes celebrações da instituição: o centenário de fundação, pelo cardeal Leme, em 1922, além dos esforços de resgate da revista A Ordem, fundada em 1921... Leia mais

Maio - 2020 - Edição 255

O canal Sala de Leitura Carioca, lançado pela Secretaria Municipal de Educação durante o período de isolamento social, conta com conteúdos produzidos por professores e escritores renomados, como o acadêmico Arnaldo Niskier... Leia mais

O Itaú cultural lançou o projeto Arte como Respiro para financiar artistas que perderam trabalho e renda durante a quarentena... Leia mais

Abril - 2020 - Edição 254

A 9ª edição do Concurso Semente Literária – João Bananeira, com o apoio da Academia Cariaciquense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, está com inscrições abertas até o dia 31 de maio, pelo e-mail concursomo@yahoo.com.br

A partir deste mês, a Editora Unesp, que era restrita à linha acadêmica, passa a publicar clássicos da Literatura. A primeira publicação será Histórias Extraordinárias, de Edgar Alan Poe... Leia mais