Maio - 2020 - Edição 255

O canal Sala de Leitura Carioca, lançado pela Secretaria Municipal de Educação durante o período de isolamento social, conta com conteúdos produzidos por professores e escritores renomados, como o acadêmico Arnaldo Niskier. Através das redes sociais, a Gerência de Leitura dá continuidade à bem-sucedida maratona escolar Ciranda com autores, concurso de redação que, este ano, vai homenagear Maria Clara Machado.

O Itaú cultural lançou o projeto Arte como Respiro para financiar artistas que perderam trabalho e renda durante a quarentena

O BancO dO Brasil também lançou edital de patrocínio de projetos culturais para preencher a programação dos centros culturais da instituição no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, ao longo de 2021 e 2022. As inscrições se estendem até o dia 5 de junho, no site do Banco, onde também está publicado o regulamento.

Tazida pela editora intrínseca, chegou às livrarias A Grande Gripe, de John M. Barry, relatando a gripe espanhola de 1918, maior pandemia do século XX, responsável pela morte de 35 mil pessoas no Brasil. A censura e a desinformação, na época, colaboraram para o avanço da doença no mundo.

AnalIsar a conjuntura política e histórica do período que antecede um dos episódios mais sombrios na história da Fiocruz é o objetivo do livro Massacre de Manguinhos: ciência brasileira e o regime militar (1964-1970), do historiador Daniel Guimarães Elian dos Santos, lançado pela editora Hucitec.

COm Orçamento de 30 milhões, a 34ª edição da Bienal de São Paulo mudou de 5 de setembro para 3 de outubro a data da mostra coletiva principal. Ainda não há uma previsão do impacto financeiro desse adiamento, em função da pandemia do Covid-19.

A universIidade Estácio de Sá ofereceu 20 mil bolsas integrais e mais 20 mil outros benefícios na área do ensino, em solidariedade ao momento de crise.

A universidade de Harvard liberou 100 cursos grátis, no site da conceituada instituição, no período de isolamento provocado pela pandemia.

Mais de 500 museus e pontos históricos mundiais podem ser acessados no site Google Arts & Culture (artsandculture.google. com) em tours visuais. Desde o MoMa (Nova Iorque), Tate Britain (Londres), Reina Sofia (Madrid), D’Orsay (Paris) e Hermitage (São Peterbusgo) até a Pinacoteca de São Paulo podem ser vistos on-line.

Em momento difícil, a previsão da Petrobrás com investimentos em cultura neste ano, ainda assim, permanece. Dez milhões voltam-se para o público infantil.

Foi transferida para o dia 2 de dezembro, a apresentação do mundialmente famoso violoncelista Yo-Yo Ma, no Theatro Municipal do Rio.

Marcando o centenário de nascimento de Florestan Fernandes, em 22 de julho, a Editora Contracorrente inicia a reedição das principais obras do fundador da sociologia crítica no país. O primeiro livro da coleção será A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. O coordenador do projeto é o professor Bernardo Ricupero, do Departamento de Ciência Política da USP.

A Globo Livros adquiriu o direito de publicar, no Brasil, a polêmica autobiografia do cineasta Woody Allen. A Troco de Nada sai no segundo semestre.

O escritor e roteirista André Vianco, um dos maiores nomes da literatura de fantasia nacional, passou a integrar o grupo editorial Planeta. Considerado um dos expoentes da moderna ficção, sua obra de entrada na casa chama-se 40 Livros.

O centro cultural Banco do Brasil ocupa as três primeiras posições no ranking das exposições mais vistas no mundo, em 2019.

Três décadas após seu lançamento, em 1988, a obra Condições Nervosas (eleita uma das “100 histórias que moldaram o mundo” pela BBC de Londres), de Tsitsi Dangarembga, escritora do Zimbábue, chega ao Brasil, trazida pela Editora Kapulana.

Foi prorrogada a mostra gratuita Xilogravuras, do Museu de Folclore Edison Carneiro, no Catete, Rio. Dezessete mil itens relacionados à cultura popular podem ser apreciados no evento, marcando, também, a reabertura da Galeria Mestre Vitalino, fechada desde 2013.

Componente da nova literatura francesa, Santiago Amigorena terá seu romance O Gueto Interior publicado, em junho, pela Editora Todavia.

Autorde vários livros e produtor de Tv, Mauro Alencar escreve a biografia da atriz global Suzana Vieira, de 77 anos, a ser publicada pela Casa da Palavra.

Vencedora do evento em 1978, com o livro de poemas O Coração Disparado, a mineira Adélia Prado será a Personalidade do Ano homenageada na 62ª edição do Prêmio Jabuti, em setembro.

Referência mundial vendendo livros por assinatura, o clube de leitores da empresa TAG, instalado em Porto Alegre, vem desafiando a máxima de que “brasileiro não gosta de ler”. Nos últimos meses, quintuplicou o seu número de assinantes.

Lançado pela Companhia das Letras em agosto de 2019, o livro de contos A Fúria, primeira obra da argentina Silvina Ocampo (19031993) a ser publicada no Brasil, tem sido bastante procurada pelos leitores.

Muito elogiada pelo meio literário, a fotobiografia de Antonio Candido, um dos principais críticos literários do país. Assinada pela filha Ana Luísa Escorel, a obra foi publicada pela Editora Ouro Sobre Azul.

TextOs de 33 mulheres experientes, acima de 50 anos, como Norma Blum e Miriam Goldemberg, atuantes em variados segmentos, compõem Amo Minha Idade, lançado pela Oficina de Livros na Unibes, durante o evento “Beleza Rara”.

A Editora todavia lançou, no Brasil, Esforços Olímpicos, romance de estreia da americana Anelise Chen.

Uma história irresistível para o público infantojuvenil é o livro Carmen: a grande pequena notável, biografia de Carmen Miranda para crianças, lançada pela Editora Pequena Zahar, com 40 páginas. O texto é de Heloisa Seixas, em parceria com Julia Romeu, e conta com belas ilustrações de Graça Lima.

Um ano após o incêndio, Notre Dame – A história de uma catedral, best-seller do britânico Ken Follet, aterrissou no Brasil, sob a edição da Arqueiro. Com 31 livros publicados em mais de 80 países, Ken Follett já vendeu mais de 150 milhões de exemplares. O novo livro presta uma homenagem à catedral parisiense, que ardeu em abril de 2019, com parte dos lucros direcionados à restauração do lendário monumento francês.

dua obras do escritor sul-africano J. M. Coetzee, detentor de um Nobel de Literatura, serão publicadas no Brasil pela Editora Carambaia: Mecanismos Internos e Late Essays: 2006-2017.