Agosto - 2023 - Edição 294

Morto sem grandes homenagens, em 1922, o escritor Lima Barreto receberá mais um título póstumo. O Conselho Universitário da UFRJ vai tornar o escritor doutor honoris causa da instituição.

O poema O mundo é grande, de Carlos Drummond de Andrade, foi ilustrado pela designer argentina Raquel Cané em caprichada obra para todas as idades, lançada pela Editora Record. A edição em capa dura renova a força dos versos do poeta de Itabira, propondo novos pontos de vista sobre o texto.

O volume Contos Completos (Editora 34) reúne todos os contos de Virgínia Woolf, num total de 46 histórias escritas entre 1906 e 1941.

Louças de Família (Ed. Autêntica) é o romance de estreia da poeta gaúcha Eliane Marques, que cria imagens afiadas para falar do racismo através das gerações.

Temas como orixás, as esquinas, o Carnaval e o improvável se misturam nos 77 textos que compõem Crônicas Exusíacas & Estilhaços Pelintras (Ed. Civilização Brasileira), do historiador Luiz Antonio Simas.

Depois de publicar os premiados livros de contos Cavala e Queda da Própria Altura, Sérgio Tavares lançou seu primeiro romance: Todos Nós Estaremos Bem (Ed. Dublinense).

Protagonista de clássicos do lendário estúdio cinematográfico Vera Cruz, Eliane Lage (conhecida como a Greta Garbo brasileira) lançou o romance autobiográfico Ilhas, Veredas e Biritis (Ed. Gryphus).

Cartas da África (Ed. Chão), coletânea de correspondências do engenheiro André Rebouças (1838- 1898), traz amplo retrato de um Brasil em fase de crescimento. A obra tem organização de Hebe Mattos.

A coleção Editando o Editor (Ed. Edusp) apresenta a trajetória da jornalista, poeta e editora Maria Amélia Mello, em obra assinada por Marisa Midori Deaecto e Carolina Bednarek Sobra.

O romance O Carteiro e o Poeta, de Antonio Skármeta, em homenagem à poesia e ao poeta chileno Pablo Neruda, ganhou nova edição, traduzida por Beatriz Sidou para o Grupo Editorial Record

Autora polonesa que ganhou o Nobel de Literatura em 2019, Olga Tokarczuk reflete sobre seu processo de criação em Escrever é Muito Perigoso (Ed. Todavia).

Em 49 crônicas, o autor niteroiense Iosef Broitman registra, com humor, temas diversos do cotidiano brasileiro em seu primeiro livro: Bobagens Aleatórias (Ed. Artêra).

A Independência do Brasil em Cordel, de Fernando Assumpção, com ilustrações de J. Borges e Pablo Borges para a Editora Multifoco, é uma referência dos registros históricos da independência sob a ótica da literatura de cordel.

Um dos mais produtivos escritores do país, com mais de 50 livros publicados, Luís Pimentel lançou Saudades dos Meus Botequins (Ed. Vestígio).

Terceiro livro de contos de Marcelo Peixoto (considerado um mestre da “pernambucanidade”), Ava Gardner Nunca Disse Te Amei (Ed. Mirada) transita entre a dureza e o humor mordaz.

Em seu mais recente livro, A Pessoa Certa (Ed. Bestseller), a astróloga Virgínia Rodrigues defende que qualquer pessoa é regida pela configuração do céu no momento de seu nascimento e carrega consigo uma identidade astral.

Dor Fantasma (Ed. Biblioteca Azul), livro de Rafael Gallo, vencedor do Prêmio Literário José Saramago, questiona figuras masculinas em crise. Disponível também on-line e em e-books.

Como Não Morrer de Uma Só Vez (Ed. Mondru) foi lançado pelo ator e dramaturgo Gustavo Vaz.

Andreza Jorge analisa as experiências de mulheres no ambiente do Complexo da Maré, conjunto de favelas na Zona norte do Rio, em Feminismos Favelados (Ed. Bazar do Tempo).

Inspiradas em decorações murais da Roma Imperial (séc. I), pinturas grotescas são o tema do livro Devaneios de grotescas (Ed. Mauad X), de Marcelo de Carvalho.

Em O Decêncio Decisivo (Ed. Elefante), Luiz Marques aponta propostas para mudanças estruturais nas sociedades, visando a atenuar os impactos de um colapso socioambiental.

A Segunda Morte (Ed. Companhia das Letras), de Roberto Taddei, mostra a figura masculina obrigada a encarar sua decadência.

Com uma narrativa repleta de grandes nomes, Dan Jones tece um relato envolvente da Idade Média, em O Poder e os Tronos (Ed. Crítica). A tradução de Claudio Carina soma 672 páginas.

À sombra de Sofia (Ed. Folhas de Relva) é o primeiro romance de Andreia Modesto

Jerônimo Pizarro construiu um guia de leitura dos heterônimos Alberto Caieiro Álvaro de Campos e Ricardo Reis, em Ler Pessoa (Ed. Tinta-da-China).

O artista plástico Milton Machado apresenta suas poesias em Sutura (Ed. 7 Letras).

Especialista em história econômica, Chris Miller lançou A Guerra dos Chips (Ed. Globo), em que traça desde a descoberta dos chips até a disputa atual entre EUA e China pelo domínio da tecnologia.

Usando linguagem simples, entre poesia e referências africanas, Pequeno Manual de Meditação (Ed. Pallas), de Kiusam de Oliveira, pretende ensinar a “mergulhar no seu eu interior”.

Para além da clássica leitura do baralho holístico, em Neo Tarô (Ed. VR), Jerico Mandybur, fundadora da Girlboss, redefine o significado do jogo de interpretações para o século XXI, com cartas ilustradas por Daiana Ruiz.