Julho - 2023 - Edição 293

O Prêmio OEI de Contos VALOR LITERÁRIO sobre Ciência e Tecnologia, novo concurso produzido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto. Qualquer história inédita de ficção científica, bem como trabalhos distópicos de horror ou fantasia, com aspectos ligados à ciência e/ou à tecnologia, são aceitos

Em A Raiz das Coisas – Rui Barbosa: o Brasil no mundo (Civilização Brasileira), o diplomata Carlos Henrique Cardim reúne material valioso para reconstruir a participação de Rui Barbosa na Segunda Conferência da Paz de Haia, de 1907.

A Editora Planeta lançou nova edição de Histórias Íntimas, de Mary Del Priore.

Autor best-seller do New York Times, Jonah Berger une tecnologia, ciência da linguagem e linguística computacional em Palavras Mágicas (Harper Collins). A obra investiga como perguntar as coisas certas, prender a atenção de alguém, falar com confiança e criar conteúdo impactante, além de explorar como as palavras podem revelar informações sobre a personalidade.

Com 13 artigos, apresentando um panorama histórico e atual sobre a situação dos índios no Brasil, a obra Povos Indígenas entre Olhares foi organizada por André Roberto Machado e Valéria Macedo para Edições Sesc e Editora Unifesp.

Em obra publicada pela BestSeller – O Poder do Ritual – o pesquisador da conceituada Harvard University, Casper Ter Kuile, convida o leitor a imprimir significado nas ações cotidianas e transformar hábitos em rituais.

Debates sobre o futuro protagonizam o livro e o documentário De Futuro em Futuro (H1 Editora), do neurocientista Álvaro Machado Dias.

Ao longo do livro Como Surgem as Inovações (Faro Editorial), Matt Ridley contahistórias fascinantes sobre tecnologia, em narrativa inspiradora sobre o desenvolvimento da humanidade

Depois de mais de vinte anos de pesquisas sobre o funcionamento da mente, Augusto Cury apresenta mais um best-seller: 12 Semanas para Mudar uma Vida (Ed. Academia).

124 fragmentos compõem Parte de mim (Ed. Quelônio), novo livro de Daniele Tavares, que reflete sobre um passado que não volta, mas que ganha novas cores por meio de uma escrita literária vigorosa.

Clássico da astrologia psicológica de Liz Greene, A Astrologia do Destino (Ed. Pensamento) ganhou nova edição revista e atualizada, com tradução de Carmen Youssef.

A Editora Tabla publicou Homens ao Sol, primeira novela do autor Ghassan Kanafani, pioneiro da literatura de resistência palestina.

Após cinco anos fora de catálogo, a Harper Collins lançou nova edição do livro P.S. Eu te Amo, de Cecelia Ahern, com tradução de Iris Figueiredo.

A norte-americana N. K. Jemisin, uma das mais renomadas escritoras de ficção especulativa da atualidade, lançou Sombras do Sol (Ed. Morro Branco).

No livro Engenharia da Alma: Transformando medos em potência (Citadel), Sandra Strauss, especialista em Cabala e meditação, ensina a mudar a vibração, conhecer os medos e alterar padrões.

Vá Feliz (Ed. Gente), de Neder Izaac e Astromar Braga, apresenta algumas, dentre muitas, respostas que costumam surgir, quando o assunto é felicidade.

Numa abrangente análise de obras clássicas e contemporâneas, nacionais e estrangeiras, Maria Esther Maciel amplia as reflexões sobre animais e literatura em Animalidades (Instante).

Em Na Companhia de um Mais Novo: Funções do narrador-criança em dois romances africanos (Ed. Letramento), a autora Marina Candido oferecer uma leitura afrocentrada, questionando arcabouços teóricos.

Organizado por Daniela Chindler, a obra Cientistas Brasileiros (Ed. Sapoti) destaca alguns dos principais pesquisadores contemporâneos do país e seis dos pioneiros

Elisa Branco: Uma vida em vermelho (Editora Civilização Brasileira), de Jorge Ferreira, é uma contribuição ao que ficou conhecido como História das Mulheres, nos anos 1950.

No simpático A Mordida Mais Poderosa (Faro Editorial), Howard Calvert cria um universo divertido de leitura, com ilustrações de Mike Moran.

Magnolia Parks (Intrínseca), romance de estreia da australiana Jessa Hastings, foi comparado a Gossip Girls. Reúne paixões, intrigas e reviravoltas na alta sociedade londrina.

Best-seller do New York Times e USA Today, Melhor do que nos Filmes, de Lynn Painter, foi traduzido por Alessandra Esteche para a Editora Intrínseca

Escrito por Mary Shelley em 1826, O Último Homem ganhou nova edição, com tradução de Marcella Furtado para a Editora Landmark.

Iain M. Banks explora a gênese da guerra, da destruição e da moralidade da fé, em sua nova obra de ficção científica: Pense em Phlebas (Ed. Morro Branco).

Linha tênue entre o bem e o mal é desmistificada em Apenas um Monstro (Alta Novel), primeiro livro da trilogia criada pela australiana Vanessa Len.

Eu só Cabia nas Palavras (Harper Collins), da produtora Rafaella Ferreira, é uma obra sensível sobre amor e autoaceitação

O editor Fredson Bowers reuniu aulas, palestras e anotações de Vladimir Nabokov e transformou na obra Lições sobre Dom Quixote, com novas perspectivas sobre o clássico cervantino. O livro foi lançado no Brasil pela Editora Fósforo, com tradução de Jorio Dauster

Um dos mais aclamados quadrinistas da indústria, com diversas séries e personagens icônicos da Marvel, John Romita Jr. foi anunciado como uma das atrações da CCXP23 em sua próxima edição, de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023, na São Paulo Expo.

Xô – Relações abusivas sob um novo olhar (e-galaxia), de Stella Florence (Embaixadora em Portugal do projeto “Pode Gritar”), revela o método de manipulação dos abusadores.