Julho - 2020 - Edição 257

A editora Autêntica lançou uma nova versão do ensaio O Mal-estar na Cultura, texto mais comentado e traduzido de Sigmund Freud, com tradução de Maria Rita Salzano Moraes. A publicação, de 496 páginas, ressalta a atualidade de uma obra fundamental para compreender o nosso tempo

Distribuído no Brasil pela Editora Intrínseca, A Vida Mentirosa dos Adultos, novo livro de Elena Ferrante, vai virar série para a Netflix.

Publicado originalmente em 1976, Glossário de Derrida, com supervisão de Silviano Santiago, ganhou nova edição da Editora Papéis Selvagens. Com 136 páginas, a obra reúne verbetes sobre as terminologias empregadas pelo filósofo franco-argelino Jacques Derrida (1930-2004).

Com uma parceria do Espaço de SER (Sentir, Expressar e Relacionar) e o Laboratório de Inteligência da Vida, do grupo Eleva, a Escola Paulo Freire de Formação de Professores, do Rio de Janeiro, adaptou o ensino socioemocional para os alunos, durante o período de isolamento social.

A Academia Mineira de Letras lançou a campanha #AMLemcasa, oferecendo diariamente em suas redes sociais palestras inéditas e novos conteúdos de literatura.

Fechado há três meses por causa da pandemia do novo coronavírus, o Louvre, museu mais visitado do mundo, marcou a reabertura de suas portas no dia 6 de julho. O público tem que reservar a visita com antecedência, on-line, devendo usar máscaras para andar pelas galerias.

Sem data ainda definida, o Festival Varilux de Cinema Francês assegurou o aporte da embaixada da França para receber 50 filmes este ano. Em 2019, o evento, organizado por Christian Boudier, esteve presente em 80 cidades brasileiras.

O acesso gratuito à plataforma Microsoft Teams, já disponibilizado entre professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação do Rio, foi estendido aos 640 mil alunos da maior rede pública municipal de ensino da América Latina.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) lançou um projeto 100% digital de arte e educação. Com a hashtag #CCBBeducativoEmCasa, reúne atividades on-line inéditas e gratuitas para crianças e adultos.

Na programação do Sesc digital, todo sábado, ao meio-dia, a cantora Fortuna apresenta o show Cantando pelo mundo, com transmissão pelo Youtube (SescSP) e pelo Instagram (@sescaovivo). Canções tradicionais de diversos países reúnem informações de história e geografia, de forma lúdica e educativa

A União Brasileira de Compositores (UBC) e a plataforma Spotify criaram um fundo para remunerar artistas em dificuldade financeira durante a pandemia. Mais de 140 nomes já receberam o auxílio.

Previsto para fevereiro de 2021, a tradicional festa de entrega do Oscar da Academia de Artes e Cinema de Hollywood já se vê ameaçada de adiamento, tendo em vista a crise sanitária mundial. Por enquanto, sem nenhuma data projetada.

Chatô, filme de Guilherme Fontes, levou o ouro no EchoBricsFilm Festival, em Moscou. Outro brasileiro concorreu e ganhou a prata: Leandro Néri, com Socorro, virei uma garota. Por conta da pandemia, não houve exibição em sala.

No Brasil, a estimativa de prejuízo para as salas de cinema dos shoppings centers, feita pela Associação das Empresas Exibidoras Cinematográficas, é da ordem de 1,2 bilhão. O ano passado inteiro a arrecadação desse setor foi em torno de 2,2 bilhões.

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, chegou às livrarias londrinas, neste mês, por intermédio de duas editoras diferentes, ao mesmo tempo: Norton e Penguin Classics.

A campanha @salve_produção, no Instagram, volta-se para a entrega de cestas básicas para autônomos produtores de eventos. Já recebeu o apoio de nomes como Adriana Calcanhoto, Zeca Baleiro e Ana Vitória, entre outros

O Festival de Cinema de Cannes teve a sua 73ª edição desmembrada em três etapas, todas a serem cumpridas até dezembro

Iniciativa do Teatro Petra Gold, no Leblon, o projeto Ingresso Solidário transmite lives semanais no Instagram (@teatropetragold) para fomentar doações destinadas a técnicos e artistas afetados pela pandemia. A ação recompensa os doadores com entradas antecipadas para espetáculos que serão apresentados após a quarentena.

A Wise Entertainment, do brasileiro Maurício Motta, radicado em Los Angeles, assinou um contrato com a Amazon. Maurício, produtor da bem-sucedida série East Los High, é neto do saudoso Nelson Rodrigues.

Trajetos do Pensamento Ocidental é o tema do curso on-line oferecido pelo Centro Dom Vital, com o teólogo e filósofo Pedro Paulo Rodrigues Santos. Os inscritos nas aulas remotas acessam o Google Meet momentos antes de seu início.

A Casa do Saber promove o curso on-line Amália Rodrigues 100 anos – a revolução e a ressurreição do fado, com o professor Ricardo Nicolay, na última quinzena de julho.

Chegou ao Brasil, pela Editora Veneta, Sabrina, de Rick Drnaso, a primeira graphic novel (história em quadrinhos) indicada, em 2018, ao Book Prize, um dos mais prestigiados prêmios de literatura em língua inglesa.

Desde novembro de 2019, o livro Sobre os Ossos dos Mortos (Ed. Todavia), da polonesa Olga Tokarczuck, vencedora do Nobel de Literatura de 2018, vendeu 20 mil cópias físicas e digitais no mercado brasileiro.

A partir deste mês, a atriz Andreia Horta volta ao ar no Canal Brasil, como apresentadora de O país do cinema.

Santos Dumont, série de Estêvão Ciavatta na HBO, ganhou medalha de ouro no “Telly Awards”, na categoria videography & cinematography.

O ator Marcos Frota, diretor do Unicirco, pretende promover um “drive-in” circense. A ideia é fazer espetáculos em picadeiros para plateias em automóveis.

OEspaço Audio Rebel, que projetou dezenas de artistas da cena musical independente carioca, mantém uma intensa programação de shows virtuais (@ audiorebel) para levantar fundos aos trabalhadores e funcionários da casa.