Outubro - 2022 - Edição 284

A 64ª edição do prêmio Jabuti bateu recorde de inscrições, este ano. No total, foram 4.290 livros inscritos. A última lista, com os cinco finalistas de suas respectivas categorias, será apresentada no dia 08 de novembro

Dois livros do acadêmico Inácio de Loyola Brandão vão virar filmes. Os romances Dentes ao Sol e O Beijo Não Vem da Boca tiveram seus direitos comprados para adaptação. O cineasta José Eduardo Belmonte está trabalhando nos roteiros, com ajuda do próprio escritor.

Para prestar um tributo à força transformadora dos livros, José Roberto Castro Neves reuniu nomes como Merval Pereira, Rosiska Darcy de Oliveira, Nelson Motta, Rodrigo Lacerda, Mary del Priori, entre outros, para revisitar as grandes obras de suas vidas. O resultado está na obra O Livro que Mudou a minha Vida, publicado com o selo da Nova Fronteira.

O Menino que Conhecia o Fim da Noite (Ed. Rocquinho), com ilustrações de Lucia Koranyi, é o sétimo livro da escritora e jornalista Míriam leitão dirigido ao público infantil.

Em comemoração ao 120º aniversário natalício do presidente Juscelino Kubitschek, o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal promoveu o lançamento do livro O Pensamento do Presidente Juscelino, de Adilson Vasconcelos, com organização do Senador Izalci Lucas.

Maria Bethânia vai participar de uma série documental com 4 episódios dirigidos por Estevão Ciavatta, para a plataforma HBO. A cantora fará a leitura de trechos de autores clássicos da literatura brasileira. A proposta é um olhar inédito sobre as línguas e os dialetos que formam a identidade brasileira.

A Feira Internacional do Livro de Pequim, no Centro Internacional de Exposições da China, foi remarcada para acontecer entre os dias 24 e 27 de novembro.

Oresultadodo Prêmio Literário Centenário Darcy Ribeiro, promovido pela Federação das Academias de Letras do Brasil, será anunciado a partir do dia 15 deste mês. Os trabalhos premiados serão publicados na revista da FALB.

Lilia Moritz Schwarcz, Lúcia Klück Stumpf e Carlos Lima Junior analisam a formação complexa de nossa identidade nacional, na obra O Sequestro da Independência (Companhia das Letras).

Ideias em Confronto (Ed. Todavia), da professora Cecília Helena de Salles Oliveira, apresenta um novo olhar sobre os embates e personagens que motivaram a Independência do Brasil.

A herança de Carolina Maria de Jesus virou alvo de disputa. Quatro netas da escritora entraram na Justiça para obter mais informações sobre o patrimônio da autora de, entre outras obras, Quarto de Despejo (1960), que já vendeu cerca de 3 milhões de livros traduzidos em 16 idiomas.

Em O livro do Deslembramento (Ed. Pallas), o premiado angolano Ondjaki conta com lirismo as histórias de um menino esperto que aprende a ver o mundo além da família.

Na obra Limites da Democracia (Todavia), o professor Marcos Nobre atualiza suas análises obre o país e aponta as causas e os possíveis desdobramentos da política brasileira em ano eleitoral.

A partir de estudos que traçam desde as documentações mais antigas sobre o tema, Jean Marcel Carvalho França organiza, em cinco capítulos do livro História da Maconha no Brasil (Jandaíra), o percurso histórico da cannabis no país.

Em Os Sinos da Agonia (HarperCollins), Autran Dourado recria o mito grego de Fedra e Hipólito, em que a protagonista se apaixona pelo próprio enteado, questionando sobre desejo, destino e o que é a verdade

Um dos últimos romances de Simone de Beauvoir – As Belas Imagens – ganhou reedição da Nova Fronteira, com prefácio inédito da professora e pesquisadora Magda Guadalupe dos Santos.

O Armário de Bebidas (Globo Livros), da ensaísta Leslie Jamison, apresenta uma reflexão profunda sobre vício, sexo, amor e salvação.

Apontado pela revista Time como um dos melhores livros juvenis (YA, Young Adult) de todos os tempos, A Filha do Guardião do Fogo, primeiro romance de Angeline Boulley, ganhou tradução de Bruna Miranda para a Editora Intrínseca.

Momentos heroicos do Brasil foram marcados pela atuação decisiva de mulheres. Sete delas são lembradas na obra Independência – As mulheres que estavam lá (Ed. Bazar do Tempo), organizada por Heloisa Starling e Antonia Pellegrino.

Pioneira na cobertura de automobilismo no país, a jornalista gaúcha Mariana Becker lançou seu primeiro livro: Não Inventa, Mariana (Editora Labrador).

Tradutora, ensaísta e professora, Dirce Waltrick do Amarante registrou em livro as aventuras do ofício em Metáforas da tradução, lançado pela Iluminuras.

Misturando gênero epistolar, ensaio biográfico, autoficção e reflexão acadêmica, Ana Letícia Leal homenageia uma das mais prolíficas escritoras do país em Para Lygia Bojunga, a Mulher que Mora nos Livros (Ed. Rebuliço).

A Editora Sesc lançou Underground, coletânea de textos do gaúcho Luiz Carlos Maciel (1938-2017), pensador de múltiplos talentos intelectuais.

No livro Judy – O arco-íris é aqui (Ed. Imago), Flávio Marinho celebra o centenário de nascimento da lendária atriz e cantora Judy Garland (1922-2022), além de seus 35 anos de carreira como escritor e diretor.

Furiosamente Calma (Ed. Numa) reúne 49 contos curtos de Denise Crispun, comentando questões sobre a própria escrita.

Em Onde Choram as Crianças (Ed. Faria e Silva), Eugênia Ribas Vieira constrói uma obra delicada, com especial destaque para o trabalho de linguagem.

O público tem até o dia 20 de novembro para visitar a exposição Calder+Miró, na Casa Roberto Marinho. A mostra conta com 150 itens, numa oportunidade única (gratuita) de conhecer as obras destes expoentes da arte do século XX.

A premiada série em quadrinhos Monstros (Monsters), de Barry Windsor-Smith, vencedora do Eisner (o Oscar das HQ) em três categorias, foi lançada no Brasil pela Todavia.

Professora de História das Américas na UFF, Yanê Lopes dos Santos lançou Racismo Brasileiro: Uma história da formação do país (Todavia).

O Funk na Batida: Baile, rua e parlamento (Edições Sesc), de Danilo Cymrot, propõe um olhar sobre as contradições que envolvem o funk brasileiro.