Junho - 2023 - Edição 292

Já está nas livrarias o terceiro livro de poesias da escritora e artista plástica Marlene Blois: Reminiscências – Percepções sutis na vida têm elogios, na contracapa, assinados pelos acadêmicos Arnaldo Niskier, Antonio Carlos Secchin e Carlos Nejar.

Na comemoração de seus 60 anos de fundação, a Associação dos Diplomados da ABL, presidida por Zélia Fernandes, prestou homenagem à saudosa acadêmica Nélida Piñon, com leitura de texto da professora Dalma Nascimento na interpretação de Mauro Nolasco.

O acadêmico santista Peilton Sena foi um dos premiados na categoria crônicas (com o elogiado texto Gritos no semáforo), no Concurso Contemporânea de Literatura 2023, da Academia Santista de Letras.

A escritora Rose Pinheiro lançou, pela Editora Autografia, Em Busca de seu Tom, segundo volume da trilogia Os tons de Lara

O presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, JAL, organizou uma homenagem à musa do rock Rita Lee, recém-falecida. Reuniu, no Blog oficial do Troféu HQMIX, uma mostra virtual, sem data para terminar, com o título RITA LEENDA! A ovelha negra entre as nuvens brancas, que já soma mais de 50 cartuns.

Um dos textos mais brilhantes de Machado de Assis, Pai contra Mãe ganhou edição ilustrada pela carioca Márcia Falcão, especialmente para a editora Cobogó, que conta com um ensaio crítico inédito do pesquisador José Fernando Peixoto de Azevedo.

O clássico Rei Lear, de William Shakespeare, ganhou nova edição da Editora 34, com acurada tradução e estudo crítico de Rodrigo Lacerda.

A 9ª edição da Feira do Livro de Maputo, em Moçambique, entre os dias 27 e 29 de julho, será dedicada ao moçambicano Mia Couto.

Enquanto Houver Limoeiros, romance de estreia da canadense Zoulfa Katouh, foi considerado um dos melhores livros do ano pelo Washington Post e concorre ao British Book Awards de 2023. A obra acaba de chegar ao Brasil pela Ed. Verus.

Sócia do PEN Clube do Brasil, Denise Emmer, lançou O Barulho do Fim do Mundo, pela Editora Bertrand do Brasil.

A Ria Livraria (São Paulo) lançou um selo independente para publicar obras de jovens nomes da literatura nacional. A obra inaugural do selo (chamado de EditoRia) será Muqueta, de Jorge Ialanji Filholini.

Os 20 textos premiados na primeira edição do Concurso Cultural de Contos – realizado em parceria com a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro – serão publicados em livro, com edição física no formato de antologia. Os contos inéditos foram criados dentro da temática Um Olhar sobre o Amanhã.

A editora Maria Amélia Mello – vencedora do troféu Contribuição ao Mercado Editorial no Prêmio PublishNews 2023 – lançou Editando a Editora 10 (Edusp/ComArte).

Num dos livros mais importantes do xamanismo moderno, O Caminho do Xamã: Um guia de poder e cura (Ed. Goya), o antropólogo Michael Harner – pioneiro da área do renascimento xamânico – explica, de maneira acessível e clara, os princípios da religião.

Disponível para download gratuito no site institutocoralvivo.org.bra, A Casa de Todos os Ninhos (Ed. Coral Vivo), de Bia Hetzel e Roseana Murray, conta com lindas ilustrações de Mariana Massarani.

A Editora Cobogó publicou o primeiro livro do pernambucano Pedro Vinicio, – Tirando Tudo Tá Tudo Bem –, um sucesso nas redes sociais com desenhos e frases que misturam humor, cultura, sinceridade à flor da pele e muita criatividade

O Coletivo Mulherio das Letras Indígenas lançou o álbum Guerreiras da ancestralidade (Editora Amare), reunindo a biografia de 75 Indígenas, sendo 12 lideranças e 63 escritoras.

Os Sete Ensaios Reunidos em Anatomias da meia-palavra (Ed. UFPR), obra organizada por Marcos Pashe e Henrique Duarte Neto, traçam um perfil consistente da produção literária do intelectual paulista José Paulo Paes.

A Antologia Universos Breves (uma parceria da Editora Cobogó com o Instituto Cervantes) reúne textos de expoentes contemporâneos do microcontos em língua espanhola, com tradução de Silvia Massimini Felix.

A Segunda Morte (Companhia das Letras), novo livro de Roberto Taddei, conduz o leitor ao território da finitude e do poder masculino devastado.

Saga Feminista de Crime e Justiça, Mães da Máfia (Ed. Melhoramentos), é assinada pelo consagrado jornalista Alex Perry (da revista Time e do jornal The Guardian).

Lançado em 1971, Os Novos, primeiro romance do premiado Luiz Vilela, ganhou edição renovada pela Ed. Record. A obra faz o retrato de um grupo de universitários em meio ao turbulento período da ditadura militar.

Originalmente publicada em 1987, A Noite dos Palhaços Mudos, com subtexto político criado por Laerte Coutinho, foi relançada pelo projeto HQ para Todos – iniciativa da Editora Conrad de produzir quadrinhos a preços acessíveis.

Nunca Vi a Chuva, de Stefano Volp (que figurou no topo da Amazon por mais de 30 vezes), terá nova edição pela Galera Record.

Indígenas de férias (Dublinense), do norte- -americano radicado no Canadá Thomas King, apresenta a violência física e simbólica cometida contra indígenas e refugiados.

Emoções Financeiras (Ed. Gente), livro de Thiago Godoy, apresenta uma nova abordagem para a liberdade financeira.