Setembro - 2025 - Edição 308

Após o sucesso de Camélias em Mim, publicado em 2019, a atriz Isis Valverde lançou Vermelho Rubro (Grupo Editorial Citadel, 2025). Com prefácio assinado por Nelson Motta, direção criativa de Giovanni Bianco e fotos de Hick Duarte, a obra traz uma coleção de textos poéticos que exploram as complexidades da vida.

Política em Tempos de Grandes Mudanças é o título do novo livro do ex-governador do ES, Paulo Hartung. Com prefácio do apresentador Luciano Huck, a obra apresenta uma seleção de artigos sobre temas urgentes e estruturais – do enfrentamento da crise climática à modernização do Estado, do desafio fiscal à crise da segurança pública.

Infraturas: Cultura e contracultura no Brasil (Cobogó) reúne 15 ensaios de Fred Coelho, professor do Departamento de Letras da PUC-Rio.

Com texto e ilustrações de Guilherme Fontes Wahrsager, O Menino da Floresta (CDH, 2025) já está à venda on-line e nas principais livrarias.

Organizada por Claudio Leal, O Devorador: Zé Celso, vida e arte (Edições Sesc) traça uma narrativa multifacetada da carreira de José Celso Martinez Corrêa (1937–2023), marcada pela inovação.

Marilene Felinto, vencedora do prêmio Jabuti, lançou seu novo romance: Corsária (Fósforo).

Um painel pessoal e humano em vários registros e modalidades de escrita o leitor encontra em O Livro do meu Pai (Todavia), lançado por Djaimilia Pereira de Almeida, após a perda do pai.

Em Agressão: A escalada da violência doméstica no Brasil (Globo Livros), a jornalista Ana Paula Araújo faz uma robusta investigação sobre o tema.

Ronaldo Velho Bueno, jornalista e pesquisador, estreia na cena literária com Onde os Fatos Não Têm Vez: Umberto Eco e a pós-verdade (Paco Editoria),

João do Rio: Vida, paixão e obra (Civilização Brasileira), biografia escrita por João Carlos Rodrigues, apresenta a personalidade apaixonante de João do Rio e revive o fascínio da belle époque tardia que o país conheceu.

Em Para Todas as Mulheres que Não Têm Coragem (BestSeller), a jornalista Daniela Arrais traz um relato sincero sobre o fenômeno da impostora e faz um chamado à coragem para que mais mulheres se sintam protagonistas da própria história.

Partes de Mim: A vida com minha mãe e meu irmão (Globo Livros) é a autobiografia de Whoopi Goldberg — uma das vozes mais marcantes do entretenimento mundial.

Autor do bestseller Simplificando o Autismo, Thiago Castro traz agora uma obra essencial para a compreensão de particularidades do autismo feminino, da infância ao climatério: Aspecto Autista Feminino (Literare Books).

Escrito pelo vencedor do Oscar Matthew McConaughey, Sinal Verde (Sextante) traz anotações sobre sucessos e fracassos, alegrias e tristezas

O professor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Núcleo do Cuidado Humano e do Grupo de Estudos de Transdisciplinaridade da Infância e da Juventude (GETIJ/ UFRPE), Hugo Monteiro Ferreira mostra, em A Geração do Quarto (Record), o resultado de uma pesquisa com milhares de jovens brasileiros, em várias capitais do país.

Em Como Criar Filhos Socialmente Saudáveis (BestSeller), o psicólogo e pesquisador pioneiro Stephen Nowicki reúne décadas de estudos em um manual para o mundo contemporâneo

Novo romance de André de Leones, Meu Passado Nazista apresenta uma radiografia satírica e raivosa do CentroOeste brasileiro. O autor goiano, que surgiu na cena literária há quase vinte anos com o premiado Hoje Está um Dia Morto, traz agora uma narrativa com linguagem que remete ao Holocausto e à Segunda Guerra Mundial, encerrados há 80 anos.

Adeus, Jornal! (Folhas de Relva), livro de memórias do jornalista Evandro Carlos Olante, narra a vida de um periódico, desde sua fundação aos últimos dias, com o advento da internet.

Pesadelo Tropical (Aboio), romance de Marcos Vinícius de Almeida, coloca o Brasil Colônia como um território pós-apocalíptico, onde mercenários, justiceiros e indígenas disputam espaços.

O romance Chilco, de Damiela Catrileo, tem como pano de fundo a América Latina, especulação imobiliária, deslocamento e memória coletiva.

Violande e o Andante, novo livro de Luiz Henrique Silva, é um épico sertanejo sobre revolução e amor insurgente.

Em Bzzz! O Livro das Onomatopeias (Matrix), o escritor Raul Marques e a ilustradora Elma abrem as portas do universo mágico das palavras que representam sons naturais.

Premiado na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, Umami, escrita e ilustrada por Jacob Grant, foi lançada no Brasil pela Editora Reco-reco.

Com referências que vão da literatura clássica de Homero ao anti-herói da Marvel, Deadpool, o escritor e humorista português Ricardo Araújo Pereira desmistifica o humor em Coisa que Não Edifica Nem Destrói (Tinta-da-China Brasil).

Em Medusa (Trama), Nataly Gruender traça a trajetória da figura mítica com uma proximidade pouco conhecida.

Audre Lorde: Sobreviver é uma promessa (Todavia) mostra o legado da poeta e ativista, nessa biografia que foge de lugares comuns, escrita por Alexis Pauline Gumbs

Em nova edição revista e atualizada pelo autor Paulo Rezzutti, D. Leopoldina: A história não contada (Record) desmistifica a visão estereotipada da imperatriz e revela sua real importância na Independência do país.

Considerado um dos romances seminais do cânone afro- -americano, Homem Invisível, de Ralph Ellison, ganhou edição revista e ampliada com texto de orelha assinado por Luiz Mauricio Azevedo e prefácio de Gabriel Trigueiro.