Novembro - 2020 - Edição 261

Por conta da pandemia, a 18ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) acontecerá, pela primeira vez, no formato virtual. Entre os dias 3 e 6 de dezembro, a programação será transmitida ao vivo, numa plataforma própria e nas redes sociais do evento.

O ineditismo é a marca do número 6, da revista Ímã, idealizada pela jornalista Sandra Medeiros. Com gravuras oníricas de um dos maiores ilustradores brasileiros, Rubem Grilo, a publicação traz textos de nomes como Carlos Drummond de Andrade, Armando de Freitas Filho, Ivan Junqueira e Reinaldo Santos Neves, entre outros craques.

Estudos em homenagem ao professor Aurélio Wander Bastos é o nome da biografia construída a partir de pesquisa documental sobre os 50 anos de carreira jurídica e magistério de um dos mais proeminentes juristas brasileiros.

Let us Dream, ainda sem título definitivo em português, escrito pelo Papa Francisco, será lançado no Brasil pela Intrínseca, no dia 1º de dezembro, mesma data prevista para a publicação americana. Na obra, o pontífice faz reflexões sobre o enfrentamento da pandemia.

O segundo volume de Escravidão, de Laurentino Gomes, será lançado pela Globo Livros, em 2021.

Já é sucesso a edição comemorativa lançada pela Editora Melhoramentos em comemoração aos 40 anos de O Menino Maluquinho, clássico da literatura infantojuvenil assinado por Ziraldo, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos.

Esgotada a primeira edição do livro Os Mistérios do Casarão em Carapebus e a Fuga de Berlim, de Marcos Bubach, presidente da Academia Cariaciquense de Letras. A Editora Semente Literária providencia nova publicação.

Já Não me Sinto Só, lançado pela Editora Planeta, marca a estreia da atriz Maria Flor na literatura.

Exibindo nova habilidade artística, a atriz Carolina Dieckman assina as ilustrações do livro Chapeuzinho Vermelho: o valor de um sorriso, escrito pelo produtor Léo Fucs.

Todas as entrevistas feitas pelo apresentador Luciano Huck com gente de prestígio na economia nacional e internacional serão reunidas em livro pela Editora Objetiva, com previsão de lançamento até o final deste ano

Escrito por Ugo Braga, o livro Guerra à Saúde – como o Palácio do Planalto transformou o Ministério da Saúde em inimigo número 1 no meio da maior pandemia do século XXI, da Editora Leya, teve os direitos para a produção audiovisual comprados pelo cineasta Luís Eduardo Belmonte, o mesmo de Carcereiros e Alemão, entre outros.

A entrega dos prêmios do Concurso Cultural de Trovas e Poesias do Clube de Trovadores Capixabas, cujo tema do ano foi Felicidade, será durante o XV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, no dia 04 de dezembro.

Identidade, de Nella Larsen, escrito na década de 1920 e inédito no Brasil, foi lançado pela Editora Harper Collins, com tradução de Rogerio Gallindo.

A Companhia das Letras promove a série Fronteiras do Pensamento, oferecendo palestras sobre literatura e cultura em sua plataforma digital. Até dezembro, oito conferencistas internacionais estão confirmados, entre eles Mia Couto, Andrew Solomon e Timothy Snyder.

As emissoras de rádio e TV integrantes da rede do governo federal passaram a transmitir os jogos de futebol das três categorias do Brasileirão. Até mesmo a tradicional Voz do Brasil foi mobilizada para dar cobertura aos eventos do setor.

O Avesso da Pele, do carioca Jeferson Tenório, lançado pela Companhia das Letras, trata de relações raciais e violência. O autor estreou na literatura com o romance O Beijo na Parede, em 2013, eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores.

Uma das ensaístas e feministas mais relevantes da atualidade, Rebecca Solnit examina os principais temas que permeiam o debate contemporâneo do assédio sexual à crise climática, em De Quem é essa História?, traduzido no Brasil por Isa Lando.

Autoridade máxima no tema, o professor de política e economia da Universidade de Nova York Adam Przeworski lançou Crises da Democracia, onde examina a natureza da crise das democracias contemporâneas para tentar entender a explosão do populismo de perfil autoritário nos últimos tempos. A obra tem tradução de Berilo Vargas para a Editora Zahar.

Em uma investigação rigorosa, que o levou dos melhores hospitais dos Estados Unidos para centros de cura ao redor do mundo, inclusiveno Brasil, Jeffrey Rediger buscou entender como as pessoas se recuperam de doenças para as quais a ciência acreditava não existir tratamento. O resultado está no livro A Ciência Revolucionária por Trás da Cura Espontânea, em tradução de Guilherme Miranda para a Editora Fontanar.

Das mesmas autoras de Extraordinárias, Aryane Cararo e Duda Porto de Souza, Valentes, lançada pela Editora Seguinte, é uma obra de referência sobre o tema do refúgio no Brasil. As ilustrações são de Rafaela Villela.

Canções de Atormentar, de Angélica Freitas, é o terceiro livro da poeta gaúcha. Nascida em 1973, publicou Rilke Shake, em 2007, e Um Útero é do Tamanho de um Punho, em 2012 (Cosac Naify).

Em meio à pandemia do novo coronavírus, surgiu mais uma bela iniciativa: o Instituto Cultural Vale, com um orçamento de mais de 100 milhões de reais voltados para o setor. Já somam quatro os espaços culturais próprios, mantidos pela empresa Vale do Rio Doce, no país: Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão e Pará.

Boa Economia para Tempos Difíceis (Ed. Zahar), de Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo, com tradução de Afonso Celso da Cunha Serra, apresenta uma síntese do que a melhor economia da atualidade tem a dizer sobre os desafios de nosso tempo.

Abuso: a cultura do estupro no Brasil, lançado pela Globo Livros, foi escrito ao longo de 4 anos de pesquisas e entrevistas da jornalista Ana Paula Araújo, nos intervalos de sua rotina como apresentadora do Bom dia Brasil, da TV Globo.

Pela primeira vez no formato on-line, a Bienal do Livro de São Paulo será lançada em dezembro, com a perspectiva de atingir 1 milhão de pessoas inscritas. A última edição do evento registrou 600 mil visitantes.

Desde janeiro dirigido por Fabio Szwarcwald, o MAM do Rio de Janeiro pretende ampliar a visitação de 50 mil pessoas, em 2019, para 300 mil, em 2021. Várias atividades nos pilotis estão programadas.

A obra completa do pernambucano Tunga, expoente da arte contemporânea brasileira, falecido em 2016, está sendo catalogada pelo Itaú Cultural. Uma bela exposição será montada em São Paulo, no próximo ano.

O líder indígena Ailton Krenak vai chegar às telas, em 2021. Seus dois livros, lançados pela Companhia das Letras – Ideias Para Adiar o Fim do Mundo e A Vida Não é Útil – tiveram os direitos comprados pela RT Television.

Como parte das celebrações do centenário de sua fundação, a Academia Espírito-Santense de Letras vai instituir, em 2021, três concursos literários destinados à concessão de prêmios para autores nascidos ou moradores do Estado do Espírito Santo.

Por conta da crise sanitária mundial, os famosos teatros da Broadway, paralisados desde março, têm reabertura prevista para janeiro.