Novembro - 2023 - Edição 297

A entrega das estatuetas da 65ª edição do Prêmio Jabuti acontece no dia 5 de dezembro, às 20h, no Theatro Municipal de São Paulo. Na ocasião, serão conhecidos os vencedores das 21 categorias do Prêmio

O jornalista e escritor Sérgio de Sá resgata a história de seu avô, pioneiro na construção da capital do país, na recém-lançada obra Bernardo Sayão: Caminhos, afetos, cidades.

Organizado pelo também compositor e violonista Mario Gil, o livro Dori Caymmi Songbook: 80 anos de um cantador é uma homenagem ao trabalho de um dos maiores defensores das tradições musicais brasileiras. Acompanhando 26 partituras escritas por Dori para suas canções, o songbook, produzido pelo selo SESC, reúne perfil biográfico, depoimentos, histórias e imagens.

Parte da celebração dos 80 anos de Gilberto Gil, comemorados em 2022, resultou no livro Nós, a Gente (Martins Fontes), com trabalhos do coautor Daniel Kondo, artista visual e designer.

Partindo das remotas culturas surgidas na Europa há cinco mil anos, A História da Europa para quem Tem Pressa (Ed. Valentina), de Jacob Field, avança cronologicamente até os dias atuais.

Amazônia na encruzilhada (Ed. Intrínseca), novo livro de Míriam Leitão, traça um retrato da situação atual da Amazônia.

Ricamente ilustrado pela produção de dez fotógrafos, Pantanal: Origens de um paraíso, assinado pelos historiadores Maria de Fátima Costa e Pablo Diene, foi lançado pela Editora Capivara.

Finalista do National Book Award 2020, Apanhadora de Pássaros (Instante), de Gayl Jones, trata da amizade entre duas artistas negras.

Em Marx, esseDesconhecido (Boitempo), o cientista social Michael Löwy apresenta ao leitor facetas inusitadas, por vezes quase exóticas, do trabalho do pensador alemão.

A transição geográfica é o mote principal dos 80 poemas reunidos pela carioca Erica Magni em Areia Olhota (Ed. Pedregulho)

Duas ilhas, ilustrado por Zansky e assinado pelo premiado Guilherme Semionato, teve lançamento da FTD Educação.

Sete amigas de meia-idade se reúnem para conversar sobre suas experiências: este é o tema de Sexo (Ed. Via Verita), novo livro de Marco Casanova.

O crítico de arte Will Gompetz apresenta uma jornada pela vida e pela obra de 31 artistas geniais em Como os Artistas Veem o Mundo (Ed. Zahar).

George Saunders volta à ficção depois do premiado Lincoln no Limbo (2017), com o recém-lançado Dia da Libertação (Companhia das Letras).

O jornalista Rodrigo Casarim reuniu 55 textos sobre o universo literário em A Biblioteca no Fim do Túnel (Arquipélago Editorial).

Todas as Cosmicômicas, de Ítalo Calvino, com tradução de Ivo Barroso e Roberta Barni para a Companhia das Letras, reúne dois livros publicados pelo grande inovador da narrativa, na década de 1960.

Spa, Graphic Novel, de Erik Avetoft, explora os limites do nonsense e do estranhamento. Ganhou tradução de Guilherme da Silva Braga para a Editora Darkside.

Publicado pela primeira vez no Brasil (Ed. Carambaia), O Tagarela, de Louis-René dês Forêts, é uma novela curta, em forma de monólogo, onde o narrador intriga o leitor com suas contradições.

Thiago de Mello convida os leitores para uma reflexão sobre a Amazônia para além das utopias em Mormaço na Floresta (Global).

Como Chegamos a Paris e Outras Narrativas (Ed. Bertrand Brasil), de Ernest Hemingway, traduzido para 14 idiomas, foi lançado pela Bertrand Brasil com texto de orelha de Edney Silvestre. Vencedor do Pulitzer e do Nobel de Literatura, Hemingway já vendeu mais de 500 mil exemplares de seus livros no país.

Voladoras (Autêntica Contemporânea), novo livro de Mónica Ojeda – confirmada na programação da Flip 2023 –, mobiliza a cosmogonia andina, também latino-americana, de modo surpreendente.

Romance histórico vencedor do Prêmio Kindle de Literatura 2022, Ébano sobre os Canaviais (Ed. José Olympio), discute preconceitos em meio a uma história de amor. No livro, Adriana Vieira Lomar presta homenagem à sua ancestralidade multirracial.

Publicado pela Malê, A Voz que Vem dos Poros reúne pela primeira vez um panorama de quatro décadas de produção literária do escritor Salgado Maranhão

Sem Palavras (Versiprosa) é o livro de estreia do poeta e músico Grecco Buratto e que aborda temas como solidão, movimento e despedidas.

20 Poemas deVida e um Sino Quebrado (Global) traz uma seleção de poemas de Pablo Neruda, apresentada em uma edição bilíngue (português/espanhol). A obra conta ainda com trabalho de tradução para o português do escritor e poeta Affonso Romano de Sant’Anna.

Caminhávamos pela Beira (Aboio) é o segundo livro da gaúcha Lolita Campani Beretta.

Conhecido por suas histórias inquietantes, Marco Severo chega ao seu quinto livro de contos com um título provocador: Não Há Castigo Maior do que um Amor que Dure para Sempre (Moinhos).

Considerado pela crítica espanhola o melhor romance de 2020, Um Amor (Autêntica Contemporânea), livro de Sara Mesa, apresenta um romance envolvente.

Lucy Score, autora internacional de romances contemporâneos, lança As Coisas que Guardamos em Segredo, com o selo da Alta Novel.