Março - 2023 - Edição 289

O acadêmico José Paulo Cavalcanti foi eleito, por unanimidade, como sócio- -correspondente brasileiro da Academia das Ciências de Lisboa. Vai ocupar a vaga da saudosa Nélida Piñon.

A Companhia das Letras mobilizou-se em prol da causa indígena. Na compra de O Espírito da Floresta, de Davi Kopenawa e Bruce Albert, todo o lucro obtido será direcionado ao fundo emergencial de apoio aos Yanomami.

Neste mês, Brasília recebe o evento Elas publicam – I Encontro de Mulheres do Mercado Editorial, com produção e curadoria de Lella Malta, no espaço Yolo Coworking.

Martinho da Vila lançou Memórias de Teresa de Jesus (Ed. Malê). A obra narra histórias contadas pela mãe do sambista, também vividas por muitas famílias negras.

A presidente da Academia Espírito-santense de Letras, Ester Vieira, recebeu homenagem internacional, promovida por Zoom pela editora mexicana Ayame, para celebrar os 90 anos, completados em fevereiro.

A Publishers Association (PA) lançou um Plano de Ação e Inclusão para o mercado editorial mundial. O plano tem um conjunto de dez compromissos para as empresas editoriais, no período de 2023 a 2026.

Isso de Política, Meu Caro... (Ed. Livros Ilimitados) condensa histórias vividas por Rubem Medina em sua trajetória de 36 anos como deputado.

Fragmentos Completos, lançado pela Editora 34, reúne o que restou da obra poética de Anacreonte, descrito pelo tradutor Leonardo Antunes como “vovô hardcore da boemia grega”.

Filhos de Jesus (Ed. Todavia), publicado pela primeira vez no Brasil com ótima tradução de Ana Guadalupe, reúne 11 histórias de Denis Johnson, mostrando o lado sombrio do sonho americano.

Dividido em três atos, A Fantasmagórica Noite de Hugo (Ed. Melhoramentos), de Bertrand Santini, surpreende e prende o leitor até a última página sem estabelecer uma linha divisória entre sonho – no caso, pesadelo – e realidade.

No livro de ensaios É Próprio do Humano (Ed. Record), Dante Gallian retira lições de autoconhecimento da obra de Homero.

A editora Rocco lançou Um Homem Chamado Ove, bestseller internacional de Frederick Backman, que baseou o filme estrelado por Tom Hanks (O pior vizinho do mundo).

Quando os Pássaros Voltarem, de Fernando Aramburu, ganhou tradução de Ari Roitman e Paulina Wacht para a Editora Intrínseca.

A premiada tradução da Odisseia, assinada pelo helenista português Frederico Lourenço, será lançada no Brasil pela Companhia das Letras.

A editora Autêntica lança, em breve, uma nova edição de As Bacantes, de Eurípedes, em tradução de Rafael Brunhara.

Dos gregos antigos aos alquimistas modernos dos séculos XX e XXI, o professor e químico inglês Tim James apresenta, no livro Elementar (Ed. Zahar), uma história acessível sobre a busca da Humanidade pelos elementos químicos.

O trio Felipe Pan (texto), Olavo Costa (arte) e Mariane Gusmão (cores) – brasileiros responsáveis pela premiação da HQ Gioconda – voltou inspirado na História e nos mitos do Antigo Egito, lançando O Menino Rei, pela Editora Nemo.

Lançada no Brasil pela Editora Carambaia, Tolstói & Tolstaia, novela de Sofia Tolstói, revela problemas na relação com o marido, numa mistura de ficção e realidade pontuada por ciúme e conflitos sobre sexo.

Com toques de realismo mágico, O Manto da Noite (Ed. Companhia das Letras), romance de Carola Saavedra, expõe a América Latina e seu passado marcado por erros históricos.

Em Atrás do Pensamento (Ed. Bazar do Tempo), Marcia Sá Cavalcanti Schuback escreve “não sobre Clarice Lispector, mas para Clarice”.

Luz Escrita (Ed. Des Stijl), do fotógrafo Raus Vitor Borges, reúne imagens do cotidiano para apoiar o resgate e a reabilitação de animais abandonados.

A partir da história por trás da casa da avó do narrador, Velhos Hábitos (7Letras), de Luciano Gatti, delineia a centralidade matriarcal do ambiente.

A antologia A um Passo da Liberdade (Ed. Maianga), organizada por Césio Oliveira, Vander Prata, José Barreto e Sérgio Guerra, apresenta reportagens antológicas publicadas pelo Jornal da Pituba, de Salvador.

Para tornar a obra de Milan Kundera cada vez mais acessível aos leitores brasileiros, a Companhia das Letras lançou edições em e-book de A Insustentável Leveza do Ser, A ignorância e A Arte do Romance.

Memórias da Liberdade – 50 anos do Guaraparistock, livro do jornalista Eduardo Maia, com organização de Antonio Alaerte, teve prestigiado lançamento na Biblioteca Pública do Espírito Santo.

Ailton Krenak foi um dos convidados da terceira edição da Festa Literária Internacional de São Sebastião (SP) (FLISS).

Depois de dois prêmios individuais em 2010 e 2015, o quadrinista francês de origem síria Riad Sattouf levou o Grand Prix do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême de 2023 – a distinção é entregue a artistas em reconhecimento à sua trajetória. Seu quadrinho O Árabe do Futuro é publicado no Brasil pela Intrínseca.

Editoras interessadas têm até o dia 31 de março para garantir um espaço na 75ª edição da Feira do Livro de Frankfurt, a maior feira do mercado editorial.