Agosto - 2020 - Edição 258

Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas, livro organizado por Vitor Cei (UFES), André Tessaro Pelinser (UFRN), Letícia Malloy (Unifal) e Andréia Delmaschio (IFES), com o selo da Editora Cousa, apresenta entrevistas com 81 escritores de todas as regiões do país.

A Casa Roberto Marinho prepara, para 2021, sob a curadoria de Ralph Camargo, uma exposição com retratos de Candido Portinari. A ideia é mostrar os principais personagens da cultura de São Paulo e Rio de Janeiro, das décadas de 1930 e 1940.

A Editora Zahar lançou, em e-book, Verissimo Antológico: meio século de crônicas (ou coisa parecida), de Luis Fernando Verissimo. A antologia reúne cinco décadas da produção de crônicas do autor, incluindo, além dos clássicos, textos inéditos.

O presidente da Academia de Letras de Cariacica (ES), Marcos Bubach, vai assinar um capítulo no livro do historiador argentino Abel Basti, Hitller in Brazil. O convite veio a propósito do livro Os Mistérios do Casarão em Carapebus e a Fuga de Berlim, reconhecida obra do capixaba sobre o tema

Me Esqueçam: Figueiredo – biografia de uma presidência, escrito pelo advogado e pesquisador Bernardo Pasqualette, chega às livrarias em outubro, pela Editora Record.

Representante brasileiro nos mais cobiçados postos do Itamaraty, como Washington, Londres e Roma, o embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima ganhará fotobiografia em grande estilo, montada pelo editor Carlos Leal. A obra sai em dezembro, através da Editora Francisco Alves.

O escritor Anaximandro Amorim finaliza a tradução do livro Ballades Brésiliennes, de Antonio Dias Tavares Bastos, poeta capixaba que produziu sua literatura em língua francesa, desde que se instalou em Paris, nos anos 1930.

Explorando o rico baú da memória africana, Nada Digo de Ti, que em Ti não Veja, editado pela Pallas, é o terceiro romance de Eliana Alves Cruz. A escritora carioca venceu o Prêmio Literário Oliveira Silveira, em 2016, com o romance Água de Barrela.

Eu e a Supremacia Branca – como reconhecer seu privilégio e combater o racismo, de Layla Saad, na lista dos mais vendidos do New York Times, teve os direitos comprados para o Brasil pela Editora Rocco.

O empresário Carlos Ghosn, ex-presidente mundial da montadora Nissan, vai contar os detalhes de como escapou de sua prisão domiciliar, em Tóquio, e foi parar no Líbano, viajando escondido a bordo de um avião alugado. O texto virá a quatro mãos, escrito com a mulher, Carole, para a Editora Intrínseca. O lançamento, no Brasil, será em 2021.

Após o sucesso dos livros Ideias para Adiar o Fim do Mundo e O Amanhã Não Está à Venda, a Companhia das Letras lança, este mês, A Vida Não É Útil, do líder indígena Ailton Krenak, com reflexões provocadas pela pandemia.

Até o dia 05 de setembro, estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas – Sarau Brasil 2020, pelo site, www.concursonovospoetas.com. br. Todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos, podem participar.

Liberdade Igual, livro do advogado Gustavo Binenbojm, estreia o selo História Real, de Roberto Feith em parceria com Jorge Oakim, da Intrínseca.

Considerado o maior evento mundial do meio especializado, a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, mantém o período de 14 a 18 de outubro para realização. O país acostumou-se a superar obstáculos.

Membro da Academia Feminina Mineira de Letras, Jô Drumond prepara o lançamento do livro Poemáqua, de poemas e aquarelas, com edição bilíngue francês/português.

O Diabo na Corte: leitura crítica do Brasil atual (Cortez Editora) é o novo livro do premiado Frei Betto. A obra parte das eleições de 2018 para uma análise da atual conjuntura política do país

O cantor e compositor inglês Yusuf (ex-Cat Stevens), que morou no Rio de Janeiro entre 1974 e 1982, criou novas versões para antigas canções de sucesso. Uma edição inédita do famoso álbum Tea for the Tillerman chegará ao mercado no dia 18 de setembro.

Com supervisão de Yara Petrella, a célebre tela Independência ou Morte, de Pedro Américo, ganha os últimos retoques para estar inteiramente recuperada na reabertura do Museu do Ipiranga, em 2022. O local, pertencente à USP, está fechado para visitação desde 2013.

A Editora Húmmus, de Lisboa, publicou, em coleção de bolso, três escritores brasileiros: Ignácio de Loyola Brandão, Salgado Maranhão e Carlos Nejar.

Segundo dados do Snel/ Nielsen, em meio à pandemia, o mercado editorial brasileiro teve uma discreta melhora no faturamento do primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado.

Com as livrarias físicas fechadas, aumentou a participação da Amazon no comércio de livros no Brasil. Entre as grandes editoras, o aumento foi em torno de 40%.

Sai este mês, pela editora Planeta, o novo livro de Pedro Doria: Fascismo à Brasileira – Como o integralismo, maior movimento de extrema direita da História do país, se formou e o que ele ilumina sobre o bolsonarismo

A Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências (ALPAS 21 – A palavra do século 21) convida para o 33º Concurso literário internacional de poesias, contos e crônicas. Com tema livre, os trabalhos devem ser enviados até setembro, para o e-mail gaya. rasia@hotmail.com.

Em comemoração ao centenário de nascimento do americano Ray Bradbury (1920-2012), celebrado em agosto, foram reunidos os principais contos de um dos mais geniais escritores dedicados às distopias, na coletânea Prazer em Queimar, lançada pela Globo Livros.

Djamila Ribeiro, autora de não ficção mais vendida no Brasil atualmente, com o seu Pequeno Manual Antirracista, está escrevendo, sobre o mesmo tema, uma obra direcionada às crianças.

Durante a pandemia, o escritor Ítalo Campos participou, como organizador, do livro Era Assim nos Tempos da Fafich, reunindo depoimentos de colegas de faculdade da Universidade Federal de Minas Gerais, sobre acontecimentos e valores vigentes no país, no início da década de 1970

Sete mil mudas de espécies típicas da flora de Israel serão plantadas no Parque Yitzhak Rabin, no Morro do Pasmado, no Rio de Janeiro, onde está sendo construído o Memorial do Holocausto, com inauguração prevista para dezembro.

O jornalista Zuza Homem de Mello preparou, durante dois anos em sigilo, a biografia de João Gilberto, cuja morte completou um ano, enquanto seguem as disputas na Justiça em torno do espólio do artista. A história, dividida em 15 capítulos, será publicada pela Editora 34 até o final de 2020.