Agosto - 2023 - Edição 294

Dona Januária, a Princesa da Independência

Destinado aos estudiosos de História do Brasil e leitores em geral, Dona Januária, a Princesa da Independência (Ed. Senac, 2022) traz informações inéditas da segunda filha de dom Pedro I, nascida no ano em que o Imperador deu o grito da Independência às margens do rio Ipiranga. A trajetória de Dona Januária é resgatada a partir de uma pesquisa relevante e minuciosa feita de modo brilhante pelo autor D. Carlos Tasso de Saxe-Coburgo no acervo de cartas da Família Imperial. A obra passa pelo casamento das irmãs mais novas de D. Pedro I, pelo noivado de Dona Januária com Conde d’Áquila, o casamento e a posterior intriga deste com D. Pedro II alimentada pelo mordomo-mor Paulo Barbosa, a partida do casal para a Europa, a vida dos dois em Nápoles, a chegada dos filhos, o fim do Reino das Duas Sicílias, o exílio na França e o fim humilde dos Áquila, tudo isso fruto de uma pesquisa cuidadosa e ricamente ilustrada por litografias e documentos raros. Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança é autor de vários livros e artigos históricos no Brasil e no velho continente, além de sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), entre outras distinções.

Diário dos Corações Apaixonados

A coletânea Diário dos Corações Apaixonados (Editora CRV, Curitiba 2023), organizado por Bayard do Coutto Boiteux e Matheus da Silva Oliveira, reúne 13 textos com reflexões de autores diferentes sobre o amor e suas infinitas capacidades. No prefácio, Marcelo Tessoroli explica: “O livro traz reflexões sobre a natureza humana e sobre a nossa capacidade de amar. Aqui você encontrará histórias inspiradoras, relatos emocionantes e reflexões profundas sobre esse sentimento tão especial.” Na introdução, o professor Bayard Boiteux apresenta, de forma lírica, o propósito da publicação: “Aqui, cada um dos coautores buscou juntar vida, reflexão, fusão de luzes com um sangue que corre de forma coerente nas veias da solidão de encontros por onde passamos e nas lembranças de onde tivemos. É uma estrada que nos leva para um mundo de emoções, que poderiam ser guardadas a sete chaves, mas que foram desvendadas como um presente para cada coração que nos lê.” Com 82 páginas, a obra conta com a participação de Manoela Ferrari, Isis Penido, Alana Pronaia, Andréa Löfgren, Anne Brasileiro, Constança Carvalho, Cristina Braga, Hanna, Mônica Paixão, Patrick Sabatier, Rosane Menna Barreto Palha, Sylvia Faillace e Viviane Fernandes – todos membros da Associação dos Embaixadores do Turismo do Rio de Janeiro.

Uma Breve Teoria do Poder

A Editora Resistência Cultural lançou a 4ª edição – revista e ampliada – de Uma Breve Teoria do Poder, de Ives Gandra Martins. Um dos livros clássicos de nossa literatura política, a obra defende que, em todos os momentos da história, os detentores do poder se preocupem antes com a manutenção de suas posições de mando que em prestar serviços à sociedade. Partindo de reflexões filosóficas, análise histórica, formatações jurídicas, conformações econômicas, vivência política e considerações sociológicas, o estudo aponta os fatos, da realidade do poder e de seus detentores, procurando demonstrar que o poder se justifica por si mesmo. Servir aqueles que lhe são subordinados, constitui, de rigor e apenas, efeito colateral ou, na maioria dos casos, campo de manipulação demagógica, como o correr dos séculos tem demonstrado. Por isto, denominou-a a autor breve, adjetivo mais aplicável à história do que às teorias, mas, no caso, justificável, pois seu foco central é, exclusivamente, o homem detentor do poder. Essa 4ª edição vem enriquecida com prefácio de Michel Temer, constitucionalista emérito e ex-presidente da República. Um dos mais notáveis juristas e filósofos da história do Brasil, Ives Gandra da Silva Martins é membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia, entre outras.

Revista da Academia Mineira de Letras

A 83ª Revista da Academia Mineira de Letras, de 2023, mantém a estrutura e a qualidade dos volumes anteriores. Com a versão digital integralmente disponível no site da Academia, a coletânea inclui biografias de dois antigos acadêmicos: Juscelino Kubitschek de Oliveira, por Angelo Oswaldo, e o padre Pascoal Rangel, pelo Pe. José Raimundo Costa. Há, ainda, dois dossiês: 14 poetas de Minas Gerais, organizado por Ana Elisa Ribeiro e Rogério Faria Tavares. E Lacan na Academia: conversando com a literatura, organizado por Fernanda Otoni Brisset, Helenice de Castro, Laura Rubião e Lucíola Macêdo, desenvolvido em parceria com a seção mineira da Escola Brasileira de Psicanálise. O poema usado na epígrafe da revista é de Flávia de Queiroz Lima. Na orelha da obra, o presidente da Academia Mineira de Letras, Jacynto Lins Brandão, explica a escolha dos versos: “O poema dedicado à Dra. Nise da Silveira serve de elo entre os dois conjuntos, ao tangenciar o tema das relações entre literatura e psicanálise, que tomam como objeto aquilo que ‘Mora no estreito e recôndito/ – um poço sem fundo e borda?’”Na apresentação, o acadêmico Rogério Faria Tavares agradece o esforço coletivo para a publicação do quinto volume da revista, lançado em seus quatro anos como presidente.

As Aventuras da Princesa dos Sapatinhos Dourados

As Aventuras da Princesa dos Sapatinhos Dourados (Edições Consultor) é o 21º livro destinado ao público infantojuvenil do acadêmico Arnaldo Niskier. O motivo da inspiração para essa publicação é mais do que justificado: a obra é dedicada à primeira bisneta, Sofia Niskier Saadia – a “princesinha” do texto (e da família). Com belíssimas ilustrações do craque Cláudio Duarte, as 20 páginas narram o cotidiano da “linda Sofia” (título do primeiro capítulo), que inclui “As visitas ao parque”, “A boneca favorita”, “O grande comício”, “A corrida”, “Ela queria ser pintora” e “Passeio no parque”. Na apresentação, o autor fala das transformações que a bisneta trouxe à família: “Ela mudou por completo a nossa maneira de ver as coisas. Prá melhor, sem dúvida. Conviver com Sofia é, desde logo, uma das coisas maravilhosas da vida. Somos gratos a Deus por isso. Afinal, seus olhos são verdes, que é a cor da esperança.” Membro da Academia Brasileira de Letras, entidade que presidiu durante dois anos (1997-1998), Arnaldo Niskier é diretor responsável do Jornal de Letras. Foi também secretário de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro em quatro oportunidades. Entre suas obras, está a construção do Planetário da Gávea, uma alegria para as crianças.

Memórias Capixabas

O livro Memórias Capixabas (2022), com o selo da Academia Espírito-santense de Letras (AEL), em conjunto com a Prefeitura Municipal de Vitória, foi organizado pelo acadêmico Fernando Antônio de Moraes Achiamé. A coletânea reúne crônicas, artigos e poemas de literatos abrigados em diversas instituições acadêmicas existentes no estado capixaba, além da participação de jovens que tiveram seus escritos aprovados. A antologia abriga, portanto, visões de escritores consagrados, com vasta e produtiva obra publicada, como a presidente da AEL Ester Abreu Vieira de Oliveira, ao lado de iniciantes promissores na arte da palavra. “O amor ao Estado do Espírito Santo os une”, explica Achiamé: “O resultado final representa amostra multifacetada do sentir capixaba na época que vivemos. Muitos os acasos contados, as reminiscências extraídas da memória afetiva; diversificadas as pessoas relembradas, as paisagens descritas, os cenários de novo iluminados, os tempos evocados, as infâncias e juventudes tão próximas ou distantes, tão iguais e deferentes... As terras capixabas são mostradas de modo variado.” A obra Memórias Capixabas integra um termo de fomento da AEL com a Secretaria Municipal de Cultura de Vitória. A gestão do prefeito Lorenzo Pazolini e do secretário de Cultura Luciano Gagno dá continuidade ao projeto “Incentivo à Cultura Literária”.