Julho - 2023 - Edição 293

Somente a Verdade

Em Somente a Verdade (Ed. Record), José Paulo Cavalcanti relata casos memorialísticos que escapam do convencional. São vinte textos, escritos na terceira pessoa, trocando nomes e situações para evitar identificações. Na introdução, o autor anuncia seu propósito: “Escrevo esse livro para contar histórias. Para deixar registrado um pedaço de mim. Para me sentir vivo, depois de tanto desalento. Para dizer que me anima, no carrossel do destino, sobretudo o que é breve e perto. Para quase tocar céus imprecisos e distantes. Para experimentar, com os olhos e com o coração, as incertezas do tempo que se esvai. Para celebrar, permanentemente, a gloriosa epifania da existência.” Nascido em 21 de maio de 1948, o acadêmico José Paulo Cavalcanti foi eleito para a ABL em 2022. Advogado no Recife, é consultor da Unesco e do Banco Mundial, ex-ministro da Justiça, membro da Comissão Nacional da Verdade e membro da Academia Pernambucana de Letras. Como romancista, tem mais de 18 títulos escritos, alguns publicados no exterior. É profundo conhecedor da obra do escritor português Fernando Pessoa. Em 2012, ganhou o prêmio José Ermírio de Moraes pelo livro Fernando Pessoa – uma quase-autobiografia. Também conquistou o primeiro lugar na Bienal do Livro e o Prêmio Jabuti, entre outros.

Igualdade e Progresso

Igualdade e Progresso (Ed. Gryphus), de Wagner Cinelli de Paula Freitas, é uma coletânea de artigos, quase todos publicados em jornais e sites ao longo de 2022, que nos levam a refletir sobre as muitas dimensões em que a violência doméstica e empoderamento feminino se relacionam. O autor apresenta reflexões sobre questões fundamentais para a compreensão da nossa sociedade. Uma das teses sustentadas ao longo das páginas é a de que mulheres em condições agudas de desigualdade, tais como mulheres negras e pobres, têm mais dificuldade para sair do ambiente violento. De forma clara e firme, com riqueza de dados, o livro aborda uma série de contextos em que essas relações estruturais se manifestam. Desembargador do Tribunal da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, presidente do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais, Wagner Cinelli de Paula Freitas é ex-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do RJ. Mestre em Criminal Justice Policy pela LSE (Reino Unido), graduado em Direito (UFRJ) e em Ciências Sociais (UERJ), Cinelli é também compositor, escritor e roteirista. Autor das obras Espaço Urbano e Criminalidade: Lições da Escola de Chicago (2002), Shalom Salam (2012), Sobre Ela: Uma história de violência (2020) e Metendo a Colher (2022).

O Desenho Extraviado de Hieronymous Bosch

Publicado pelo Grupo Editorial Almedina, O Desenho Extraviado de Hieronymus Bosch, de Godofredo de Oliveira Neto, acompanha a jornada de Luigi, um solucionador de problemas contratado por uma família, que o enxerga como mestiço, em busca do esboço de um quadro pintado entre 1475 e 1480. Para encontrar o desenho perdido, ele viaja para Nova York, Veneza e Florianópolis, enfrentando seus próprios questionamentos relacionados à sexualidade, identidade racial e crenças pessoais. Sobre Luigi ser um herói em trânsito, o autor destaca a importância da literatura em decifrar movimentos psíquicos e criar um mundo rival para o eterno. A obra de Godofredo de Oliveira Neto trata de questões ligadas à identidade racial, sexualidade e preconceitos pessoais do protagonista. O livro O Desenho Extraviado de Hieronymus Bosch é uma história envolvente que prende a atenção do leitor em uma viagem emocional e pessoal de Luigi. Nascido em Blumenau, em 22 de maio de 1951, Godofredo de Oliveira Neto é membro da Academia Brasileira de Letras desde 2022. Formado em Letras e Altos Estudos Internacionais pela Sorbonne, atua, como docente, na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1980. É autor de vários livros referenciais, entre eles, O Bruxo do Contestado.

Dores Reveladas

Dores Reveladas – Memórias do Holocausto em laudos psiquiátricos realizados no Brasil (Ed. Talu Cultural) foi organizado por Danielle Goldrajch e Sérgio Niskier, que, junto com Talvane de Moraes, um dos mais renomados psiquiatras forenses do país, reuniram fichas cadastrais de pacientes sobreviventes do Holocausto, muitas décadas após a realização das entrevistas. Escrito em terceira pessoa, narrado pelos “fantasmas que se apoderaram das mentes dos sobreviventes a um importante psiquiatra brasileiro”, o livro reúne documentos históricos de perícias médicas. Os laudos feitos pelo psiquiatra Oswald Moraes Andrade foram usados em processos indenizatórios de sobreviventes e ficaram guardados por mais de 60 anos com o membro da Comissão de Criminologia do IAB e psiquiatra forense Talvane de Moraes. No prefácio, o escritor e jornalista Bruno Thys enfatiza o valor da publicação: “O valor do conteúdo se estende para além do campo da psiquiatria: são feridas na alma que não só cicatrizam, como sangram sempre que se tenta negar o que a história se encarrega ainda hoje – tantos anos depois do fim da guerra – de documentar.” Danielle Goldrajch é mestre em Psicologia e analista judiciária na especialidade de psicóloga no TJR. Sérgio Niskier é engenheiro civil e de segurança e professor universitário e de MBA.

Jardins Terapêuticos em Instituições de Saúde

Jardins Terapêuticos em Instituições de Saúde: Benefícios, características e implementação, de Carla Pimentel, publicado pelo selo Gôndola da Editora Lacre, é um livro-guia indispensável não só para paisagistas, como também para leitores de diferentes áreas de conhecimento interessados em saúde e natureza. Em caprichada edição de capa dura, com prefácio da Dra. Eliseth Leão, pesquisadora do Hospital Israelita Albert Einstein, a obra é o resultado de inesgotáveis pesquisas da autora ao longo de sua trajetória. Psicóloga, paisagista e cientista da Sustentabilidade, a mineira Carla Pimentel é sócia e CEO da CP Paisagismo, com projetos assinados em vários estados do país. Com mestrado em Ciência da Sustentabilidade pela PUC-Rio, os últimos estudos e as grandes pesquisas sobre o tema levaram Carla Pimentel a definir um nicho de forma mais profunda, gerando o livro-guia Jardins Terapêuticos em Instituições de Saúde: Benefícios, características e implementação, que servirá como referência para arquitetos, paisagistas e profissionais da saúde. Mineira de Itaúna, atualmente morando no Rio de Janeiro, Carla Pimentel é formada em Psicologia e Paisagismo, duplamente pós-graduada (em Planejamento e Gestão Ambiental e em Planejamento Ambiental Urbano) e mestre em Ciência da Sustentabilidade. Entre outras atividades, foi secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Itaúna, (MG).

Reminiscências

Terceiro livro de poesia de Marlene Montezi Blois, Reminiscências – Percepções sutis na vida (Ed. Uiclap, 2023) reúne 50 poemas e 6 quadremas escritos em tom de desabafo, refletindo a profundidade lírica de quem elege a arte como libelo de superação. Apesar da dor profunda, que expõe sentimentos humanos universais, as palavras surgem como potência para demonstrar a incrível maturidade lírica da autora. No prefácio, a professora de literatura Maria Idina Montillo dá o tom do que iremos encontrar: “Os poemas transcendem a dor pessoal, brotam de um fazer poético criativo, inovador, que transforma em palavras os sentimentos mais profundos do que foi um ano para esquecer.” Na contracapa, o aval de três acadêmicos da ABL. Arnaldo Niskier afirma: “Marlene tornou-se poeta de rara sensibilidade, o que já havia demonstrado quando enveredou, com brilho também, pelos caminhos da pintura.” O poeta Carlos Nejar endossa: “Se procurarmos sua pintura, encontramos poesia, e se procuramos poesia, encontramos pintura.” O professor Antonio Carlos Secchin também elogia: “Tive a chance de conhecer seu trabalho poético, e nele encontrei o mesmo entusiasmo, empenho e autenticidade que Marlene imprime em tudo que faz.” Graduada em PortuguêsLiteratura, mestra em Tecnologia Educacional e Livre Docente em Comunicação Social, artista plástica com formação na EAV/Parque Lage, tem obras em diversos países e publicou vários livros.