Novembro - 2022 - Edição 285

Trilogia Brasil

Trilogia Brasil, lançamento da Editora Record em comemoração aos 50 anos de literatura de Antônio Torres, reúne três romances do acadêmico em um único volume. Escritos com décadas de distância, com histórias de desenraizamento, afeto e encontro, contando etapas diferentes na vida de um retirante, as obras Essa Terra (um dos romances mais marcantes da literatura brasileira contemporânea), O Cachorro e o Lobo e Pelo Fundo da Agulha têm grande reconhecimento da crítica. As narrativas trazem na temática do sertão, das relações familiares, da imigração e do retorno às origens muito mais do que um capítulo da história brasileira. Décimo nono livro do aclamado escritor, a caprichada publicação, com 532 páginas, traz, na orelha, texto do imortal João Almino.
Antônio Torres, antes de chegar à literatura, passou pelo jornalismo, primeiro na Bahia, estado em que nasceu (Sátiro Dias, 1940), depois em São Paulo, onde migrou para a publicidade. Sua estreia literária foi em 1972, com o romance Um Cão Uivando para a Lua. Sua premiada obra tem várias edições no Brasil e no exterior. Membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia de Letras da Bahia, da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Contemporânea de Letras (São Paulo), Torres é sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa

Machado de Assis

Depois de mais de quarenta anos da publicação de A Metáfora do Mar no Dom Casmurro (1978), Linhares Filho resolveu reeditá-lo junto com Ironia, Humor e Latência nas Memórias Póstumas, escrito em 1992. O resultado foi a reunião dessas duas substanciais obras num só volume, sob o título de Machado de Assis: Latência sensual consciente, que chega às mãos do leitor pela Kotter Editorial. Ao longo das 250 páginas, concebe-se um escritor não só realista, mas também neonaturalista e neossimbolista, baseando-se em recursos retóricos, estilísticos, semânticos, etimológicos, isto é, em todos os níveis da linguagem e na autotextualidade. Sem eliminar interpretações e análises anteriores, o autor propõe uma leitura crítica em que o latente sensual se reflete no patente.
Poeta e ensaísta crítico, José Linhares Filho é cearense de Lavras da Mangabeira, nascido em 1939. Professor Titular de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Ceará, lecionou também Literatura Brasileira. Mestre em Literatura Portuguesa pela UFRJ e doutor em Letras Vernáculas pela mesma Universidade. Membro Efetivo da Academia Cearense de Letras desde 1980 e da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Presidente de Honra da Academia Lavrense de Letras, foi escolhido “Príncipe dos Poetas Cearenses” pela ACL, em 2016.

Uma estrada toda sua

Com a obra Uma Estrada Toda Sua, editado pela 7 Letras, a jornalista Lívia Machado faz sua estreia na literatura. A coletânea reúne 20 contos, divididos em duas partes: Estrada Orgânica, com seis textos, e Estrada Cibernética, com 14 narrativas. A autora se aventura de forma bem- -sucedida por estilos de narrativa e de escrita que vão do surrealismo ao fantástico, do microconto à memória, revelando influências que vão de Virginia Woolf (1882- 1941) a Jorge Luís Borges (1899-1986).
Ao mesmo tempo em que leva o leitor às paisagens rurais e montanhosas de Minas, a autora mistura invenção e memória (Salve, Cony!) como em Androide paranoica, no qual uma menina tenta alçar voo do telhado de uma vizinha. A carga imagética oferecida é comovente e remete às peripécias d’ O Menino no Espelho, de Fernando Sabino (1923-2004). A autora vai da poesia, como na terceira parte do conto Post-scriptum, como mostra-se fluida e sucinta, como nos microcontos Turista e Febre, reinventando a linguagem neste último.
Lívia Machado nasceu em Juiz de Fora (MG), em 1989. É jornalista, mestra em Comunicação e Sociedade (UFJF), doutora em Meios e Processos Audiovisuais (USP) e pesquisadora em Artes e Semiótica pela ECA-USP

Sem luta não se vive

Sem Luta Não se Vive (Ed. Gryphus, 2022) é o quarto livro do oftalmologista e escritor Almir Ghiaroni, autor de As Cores da Vida, Elos Invisíveis e Uma Vida Não Basta. Nessa obra, ao longo de 133 páginas, episódios de violência urbana, ação de milícias e outros desvios sociais próprios das grandes metrópoles se mesclam numa fascinante trama que se desenrola no Rio de Janeiro. A capacidade de interação de Ghiaroni com os diferentes aspectos da vida tornam sua escrita plural e muito interessante.
A narrativa de Sem Luta Não se Vive prolonga o que é imediato, com a dosagem adequada de inquietação, deixando nas entrelinhas o desafio do simbólico. Seu texto foge do silêncio, contempla e sai da palavra pela visão de mundo, suportado por uma erudição sem pedantismo. No prefácio, o acadêmico Arnaldo Niskier confirma a vocação literária do autor que se revela na prosa sensível, costurada com o zelo poético característico dos que conhecem a alma humana em profundidade: “Autor que acredita na força da palavra e na potência da linguagem, a escrita de Ghiaroni guarda o culto da sabedoria e dos valores adquiridos. Os textos maduros nos dão a boa medida do seu talento, exercido com sensibilidade e competência.”

Contos e descontos

Contos e Descontos (Loope Editora, 2020) é uma coletânea que reúne 187 artigos de Antenor Barros Leal. Por muito tempo, o autor escreveu sobre negócios do trigo, atividade que o envolve desde 1972. Com um olhar atento e observador, nesta obra, expõe seus “calendários de emoção” nos Contos, com viagens imaginárias que empreendeu ou que tomou emprestado de outros. Os Descontos são artigos, traduções de pensamentos sobre o dia a dia. Antenor Barros Leal é formado em Direito, mas sempre atuou na atividade industrial, especializando-se nas áreas de alimentos e industrialização. Foi presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/RIO), vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), presidente do Sindicato dos Moinhos de Trigo dos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás e membro do Conselho de Curadores da Fundação do Câncer. Condecorado com a Medalha de Honra das Três Forças, já realizou inúmeras palestras no Brasil, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Inglaterra, Peru, Chile e Alemanha. Autor de inúmeros artigos nos principais jornais do país, este é o seu primeiro trabalho autoral.

Nós, que aqui estamos – antologia

O livro de contos Nós, que Aqui Estamos (Ed. Patuá, 2022), organizado por William Soares dos Santos, é dividido em sete partes. Cada uma se constitui de um pequeno livro dedicado aos autores, integrantes do Coletivo Rizoma: Carla Abrahão, Marcella Amorim, Mayara Vitorino, Paula Isabelle, Rafael Gomes, Sharon Suane e Yago de Lima. Os trabalhos não foram reunidos por acaso: todos fizeram parte da oficina de escrita criativa para a produção de contos, oferecida pela UFRJ e desenvolvida, remotamente, em 2020. O desafio proposto como tema condutor era “olhar sobre o que é existir no início do século XXI, no Brasil”. Na apresentação, intitulada “Os gengibres exalam cheiro e brotam esperanças”, Adriana Lomar destaca a contemporaneidade dos textos: “As narrativas apontam para um novo caminho traçado pelas complexidades da atualidade e os gêneros perdem a rigidez da forma, a linguagem se modifica e a hibridez do texto se torna mais evidente. Contos interpretados como poemas, romances capitulados em contos, romances em versículos – e a forma se desestrutura acompanhando os novos sentidos da palavra.”
No posfácio, o organizador William Soares dos Santos traz “Uma breve nota sobre a arte da narrativa literária curta e um apontamento para contistas brasileiros no início de um novo século”.