Amor, monstros, animais e histórias!

Meus amigos Rogério Andrade Barbosa e Miguel Sanches Neto nos emocionam com suas histórias. A do Rogério traz a forte marca das histórias africanas, que mexem com os nossos sentimentos e nos alertam para a realidade dificultada pela aridez dos desertos, repleta de valores e emoções. A do Miguel, autor já admirado pelos leitores adultos, traz a emoção a flor da pele, na figura de um cachorro grande, bonachão, travesso e amigo leal. Intercaladas a essas duas narrativas, acrescento histórias divertidas, onde monstros viram amigos; lagartas são cuidadas e admiradas; uma aranha não quer ser distraída de sua tarefa; dois amigos não querem se separar e um porquinho cor-de-rosa nos ensina o significado de ódio e amor! Boa leitura!

Como Surgiu o Primeiro Griot (Cortez Editora) – Rogério Andrade Barbosa, autor com larga experiência nas histórias do continente africano, apresenta a narrativa de como surgiu o griot, um contador de histórias especial. Mais do que o fato histórico, Rogério nos envolve no extremo amor fraterno, capaz de um grande sacrifício. O irmão mais jovem decide contar ao mundo a história de seu irmão mais velho, que se sacrificou para salvá- -lo. Rogério Borges nos faz caminhar pelas ilustrações da realidade adversa do deserto. Uma história impactante!

Primavera (Joaquina) – As lindas ilustrações de Odilon Moraes e a suavidade do texto de Carolina Moreyra nos transportam para um quintal encantado onde a primavera traz inúmeras lagartas que vão se acomodando, sem cerimônia! A bisa não gosta que as crianças mexam nas lagartas porque vão se transformar em muitas borboletas, que a Bisa adora! E vamos todos para esse quintal que nos faz sentir a beleza da primavera! Parabéns à editora Joaquina em seu primeiro aniversário!

Cartas para um Monstro (Brinque-Book) – Texto de Patrícia Forde, ilustrações de Sarah Warburton e tradução de Gilda de Aquino – O que será que vai acontecer quando Sofia resolve escrever uma carta para o Monstro que ela imagina que está morando embaixo da suacama? E não é que ele responde e trocam várias mensagens! Uma história muito divertida e que une os dois com um novo problema embaixo da cama da menina!



Jorge e Léo Estão Sempre Juntos (Pequena Zahar) – Jon Agee escreveu e ilustrou, a tradução é de Ana Tavares – Os dois amigos são inseparáveis, até que… Léo resolve descobrir como é ficar sozinho e se afasta de Jorge. Será que isso vai durar muito tempo? É melhor ficar junto ou separado? Vamos descobrir?

Uma Aranha Muito Ocupada (Companhia das Letrinhas) – Assim que abri o livro, comecei a cantarolar a musiquinha infantil da dona Aranha que teima em subir pela parede! Nossa dona Aranha está tecendo a sua teia e não atende a nenhum dos apelos dos amigos para não interromper a sua tarefa. Mais uma obra do autor estadunidense Eric Carle (1929-2021) que já nos encantou com as várias histórias dos Ursos e Uma Lagarta Muito Comilona (todos pela Companhia das Letrinhas). Livros editados para os pequeninos e que, com certeza, ficarão encantados!

Eu Odeio Eu Amo (A Semente) – Texto de Celso Gutfreind e ilustrações de Clarea Gavilan – Após receber um não a um pedido inadequado, a primeira reação da criança é um eu te odeio bem violento. Ela já aprendeu que isso pode ser uma arma mortal no coração dos pais. Mas será que é verdade verdadeira? Claro que não! Não demora muito para a paciência e o amor logo transformarem a situação com eu te amo!

Um Cachorro Chamado Socorro (Container Edições) – Meu amigo Miguel Sanches Neto é um consagrado autor para o público adulto: Chove sobre minha Infância (Tinta Negra) é um lindo romance com detalhes autobiográficos. Em sua incursão na literatura infantil, também possui títulos reconhecidos e adotados.Em novas edições próprias e cuidadosas, me diverti com esse cachorro grande e bobo que envolve toda a família com suas traquinagens. As divertidas ilustrações são de Élio Chaves. Você já viu um cachorro de óculos, lendo um livro com entusiasmo? Claro que são as crianças aprontando! A cada momento o cão é rebatizado em função das situações que arruma, mas conquista a todos com o seu carinho e alegria. Esse é o Bob, ou Socorro, ou Louco…