Isolamento e Quarentena

Estas duas palavras estranhas: isolamento e quarentena, nos pegaram de surpresa, transformando a rotina e criando um mundo novo de dúvidas e sofrimento. A pandemia causada pelo Corona Vírus nos obriga a pensar na nossa vida e na do próximo, obedecendo a medidas de higiene rigorosas e ao confinamento doméstico, nos afastando de familiares e amigos. Por outro lado, também nos possibilita rever comportamentos, nos livrarmos de supérfluos e trabalhar em equipe e harmonia com os que convivem conosco.
Comemorações, abraços e beijos foram adiados, bem como as lágrimas nos abraços reconfortantes dos queridos em momentos tristes de despedida. Cada um tenta extrair da experiência uma nova forma de agir, e ler e escrever assumem papéis importantes.
E, vida que segue, lembrando situações felizes em que nem imaginávamos o que estava por vir. Compartilhamos em nossa página três situações. A primeira, ainda em março, quando comemorávamos, felizes, os prêmios da Cátedra Unesco de Leitura, da Puc-Rio. A segunda, com histórias criativas e deliciosas que encantarão os pequenos que, com as aulas suspensas, sonham com brincadeiras. E, por fim, uma ideia criativa que reúne contos motivados pelo momento vivido: Depois da Quarentena, para jovens leitores. Vida que segue e, esperamos, que seja melhor e mais humana!

Uma lembrança afetuosa na confraternização, após a entrega dos prêmios da Cátedra Unesco de Leitura, da Puc-Rio. Anna Rennhack, ladeada por Maria Clara Cavalcanti de Albuquerque – autora e contadora de histórias, membro da Cátedra, e Eliana Yunes, fundadora e ex-diretora da Cátedra, especialista em literatura infantil, educadora que, apesar de apresentar sua despedida das atividades ali realizadas, por certo vai continuar colaborando e presente nos incríveis trabalhos que a Cátedra Unesco de Leitura desenvolve

Sugestões de leituras em tempos de quarentena. Uma delícia de histórias de amigos queridos:

Abra com Cuidado! Um Livro Mordido (Brinque-Book) – Escrito por Nick Bromley, ilustrado por Nicola O’Byrne e traduzido por Gilda de Aquino. Adoro histórias divertidas e boas surpresas. E se, de repente, a história do Patinho Feio fosse invadida por um crocodilo? O que ele vai fazer nesse livro? Vamos descobrir!

Super (Pulo do gato) – Jean-Claude Alphen (texto e ilustrações). Jean-Claude é muito especial, ele é super, em suas histórias e nas ilustrações criativas. A imaginação do menininho sobre os pais, analisando e comparando a participação deles nas atividades cotidianas, despertam o sentimento de amor, acolhimento e carinho. Uma delícia.

Aaahhh! (Harper Collins) – Guilherme Karsten (texto e ilustrações) – Premiado com o Golden Pinwheel (China) e a BIB Plaque (Eslováquia) 2019. Que barulho ensurdecedor é esse que está deixando todos perplexos? Como vamos pará-lo? O que está causando todo esse reboliço? Guilherme soube muito bem transformar a história em imagens geniais que representam muito bem todo o transtorno causado pelo barulho horroroso. Será que o Lucas sabe dessa história?

Culpado ou Inocente? – O julgamento do Lobo Mau (Bambolê) – Marta Lagarta e Leo Cunha escreveram e Alex Lutkus ilustrou. Todos conhecem a história do Lobo Mau e os Três Porquinhos. Bem, depois daquela confusão toda, destruindo as casas dos porquinhos, o Lobo Mau foi preso e agora vai ser julgado. Tem de tudo nesse tribunal, igual aos de verdade, com defesa, acusação, jurados e juiz. Afinal, o que você acha: ele é culpado ou inocente?

E para concluir, a nossa terceira parte.

da Quarentena – Antologia futura de um presente confinado (RR Literatura) – Organização Rosana Rios – 31 autores, dentre eles: Roseana Murray, Rosana Rios, Leo Cunha, Luis Antonio Aguar, Nadine Trzmielina, Silvana Salerno, Sônia Barros e Anna Rennhack. “Esta antologia de textos nasceu de nossa necessidade de imaginar – e de registrar o imaginado. Claro que, como cada pessoa é um universo, cada uma imagina o final da quarentena de forma diferente. Alguns sonham. Outros poetam. Outros filosofam. Outros desenham. Há, ainda, os que escrevem o que desejariam que acontecesse... consigo ou com pessoas imaginárias. E há os que traduzem em palavras seus pesadelos”, por Rosana Rios. A Antologia será lançada inicialmente na forma virtual.