Foi bonita a festa!

Gostaria de ter o Jornal de Letras só para mim, para poder contar tudo o que aconteceu no dia 6 de março, na entrega dos Prêmios de Literatura Infantil e Juvenil 2019, do Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio e a Cátedra Unesco de Leitura. Sentimos a alegria do povo do livro, que não coube no auditório e se espalhou pelo chão, rejuvenescidos pela irmandade da literatura infantil e juvenil.

Após a abertura do encontro pela professora Gilda Carvalho, diretora da Cátedra, Luiz Antonio L. Coelho, professor emérito do Departamento de Artes & Design, discorreu sobre a importância da imagem e sua relação com a linguagem escrita. Tema permanente de estudos da literatura infantil. A professora Denise Ramalho apresentou os tópicos de destaque na seleção dos livros premiados.

Selecionei alguns momentos da festa e peço a todos que se sintam homenageados. Para os que quiserem conhecer todas as obras premiadas e suas resenhas, entrem na página iiler.puc-rio.br/portal/.

Prêmio Hors Concours

Rui de Oliveira (adaptação e ilustrações) foi o grande homenageado com o selo Hors Concours, pela obra Entre Sonhos e Tempestades – três peças de William Shakespeare (Cia das Letrinhas) e recebeu o prêmio de Denise Ramalho.

Dentre os premiados com o selo “Seleção”:

Se os Tubarões Fossem Homens (Olho de vidro), texto de Bertold Brecht, tradução de Christine Rohriz e ilustrações de Nelson Cruz (na foto). Com coordenação e texto de Alexandre de Castro Gomes, Origens (Editora do Brasil) reúne vários autores que contam histórias sobre ancestralidade. Na foto, André Kondo, Alex Gomes (coordenador), Fábio Maciel (ilustrador), Sônia Rosa, Eliane Potiguara e Gil Vieira Sales (editor) festejam o prêmio.

Anna Rennhack recebeu o prêmio para a Editora Escarlate (Brinque-Book) por Eu Sou uma Noz, história comovente de uma criança refugiada que busca, com afeto, encontrar um novo lar. Texto de Beatriz Osés, ilustrações de Jordi Sempere e tradução de Alexandre Boide.

Lucas de Sena Lima (editor) e a autora Stella Maris Rezende, que festejava seu aniversário, receberam o selo Cátedra com A Valentia das Personagens Secundárias (Globo Livros).

Leo Cunha recebeu dois prêmios: com a seleção e tradução de Balada da Estrela e Outros Poemas (Olho de vidro), poemas de Gabriela Mistral e ilustrações de Leonor Péres e Culpado ou Inocente? O Julgamento do Lobo Mau (Bambolê), escrito em parceria com Marta Lagarta e ilustrado por Alex Lutkus.

A atual presidente da AEILIJ, Rosana Rios, autora de Manjaléu e Outros Contos do Folclore Mundial (Escrita Fina) e Laura van Boekel (editora), as ilustrações são de Lupe Vasconcelos.

Dentre os premiados com o selo “Distinção”:

A autora Marina Colasanti e Anna Rennhack confraternizam após a premiação de Mais Classificados e Nem Tanto (Record), que Rubem Grilo ilustrou.

Otávio Júnior recebeu de Lucia Fidalgo (Cátedra Unesco) o seu prêmio por Da Minha Janela (Cia das Letrinhas), com ilustrações de Vanina Starkoff.

A Orelha Vai à Escola Todos os Dias – provérbios africanos para ler e refletir (Editora do Brasil), na foto, à esquerda, Rogério Andrade Barbosa, e, ao seu lado, Marcelo Pimentel, ilustrador.