Março - 2024 - Edição 299

Desbravador

Em Novos Caminhos, Novas Escolhas – Gestão, liderança, motivação, equilíbrio, longevidade e fé (Editora Objetiva), Abilio Diniz compartilha o que aprendeu em sua jornada. Como empresário, construiu a maior rede varejista brasileira, o Grupo Pão de Açúcar, enfrentou crises pessoais e profissionais, foi sequestrado, e, no momento certo, deu a volta por cima. Neste livro, ele narra pela primeira vez sua história de lutas e os novos caminhos que descobriu com elas. Abilio sempre buscou inovar, se aperfeiçoar. Não só no trabalho, mas na forma como praticava esportes, se alimentava e organizava sua rotina, sempre em busca de autoconhecimento e equilíbrio. Novos Caminhos, Novas Escolhas é um livro único, inspirador, que nos permite conhecer mais uma faceta de um dos maiores empresários que o Brasil já viu. Abilio Diniz nasceu em São Paulo. Foi presidente dos Conselhos de Administração da Península Participações – empresa de investimentos de sua família – e da BRF – maior exportador de proteína animal do mundo. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ministrou na FGV aulas no curso “Liderança 360°”, dedicado à formação de jovens líderes. Faleceu em fevereiro de 2024.

Mudanças

Fazendo meu Filme (Editora Gutenberg) de Paula Pimenta é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página. Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir… Paula Pimenta é, de acordo com sua própria definição, “autora de livros cor-de-rosa”. É também um fenômeno: escreveu mais de 20 títulos, possui mais de dois milhões de exemplares vendidos.

Vida selvagem

Entre idas e vindas temporais, Adriana Lisboa conduz o leitor em Os Grandes Carnívoros (Editora Alfaguara) a habitar os pensamentos em desassossego de Adelaide, uma ex-presidiária e ambientalista que se vê diante da brutalidade das relações humanas. Adelaide integrou um grupo de ativistas dos direitos animais e acabou se envolvendo numa ação extrema de protesto, incendiando um laboratório de pesquisas nos Estados Unidos. Depois de três anos presa, ela volta ao Brasil. À procura de um recomeço, muda- -se para uma pequena cidade na região serrana do Rio, onde conhece Rai – gentil proprietário da casa mobiliada que aluga – e sua família. Ao intercalar a jornada da ativista e as incertezas que se formam nos novos vínculos que Adelaide estabelece, Adriana Lisboa tece uma narrativa sutil e poderosa sobre a fragilidade e a violência que se escondem nas mais sensíveis relações e aponta para o modo muitas vezes arbitrário como certas agressões são condenadas e outras normalizadas – incluindo, aqui, a conduta humana em relação às outras espécies animais. “Tudo pulsa com intensidade nas páginas do romance, provocando em quem o lê uma inevitável indignação contra os atos de fraqueza e arrogância da humanidade perante a complexidade do mundo vivo” – Maria Esther Maciel.

Novos ditadores

Democracia Fake: A metamorfose da tirania no século XXI (Editora Vestígio), de Sergei Guriev e Daniel Treisman, mapeia a ascensão de tais líderes em todo o mundo – homens como Hugo Chávez, na Venezuela, Vladimir Putin, na Rússia, e Viktor Orbán, na Hungria –, revelando a razão pela qual a maioria dos autocratas atuais diferem dos remanescentes “ditadores do medo”, como Kim Jong-un e Bashar al-Assad, bem como dos mestres da repressão tecnológica, como Xi Jinping. Expõe, ainda, como líderes como Lee Kuan Yew, de Singapura, e Alberto Fujimori, do Peru, foram pioneiros em métodos menos violentos, mais encobertos e mais eficazes de monopolizar o poder, cultivando uma imagem de competência, praticando censura oculta e usando instituições democráticas para minar a democracia, enquanto aumentavam o envolvimento internacional em prol de benefícios financeiros e de reputação pessoal. Democracia Fake oferece uma explicação para o grande enigma político de nossa era – como podem os ditadores sobreviver em uma era de modernidade cada vez mais profunda? O livro sugere por que esse novo tipo de ditadura surge, como funciona, quais são as ameaças que esses regimes representam e qual é a melhor maneira de o Ocidente reagir a eles.

Transtorno bipolar

Oscilações de humor, alternância entre períodos de mania e depressão, pensamentos suicidas. Esses e outros sintomas permeiam a vida de milhares de pessoas que convivem com o Transtorno Bipolar. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a bipolaridade atinge cerca de 140 milhões de pessoas no mundo. Em Bipolaridade: Transtorno Bipolar (Editora Autêntica), o Dr. David J. Miklowitz, PhD, aborda o tema em suas várias facetas, explicando, de forma científica e compreensível, desde os primeiros sintomas e o diagnóstico até as orientações sobre terapias e medicações. Se você convive com alguém que sofre do transtorno, aprenderá conceitos e dicas práticas para ajudar o seu filho, cônjuge, pais ou familiares a lidar com as alternâncias entre as fases de mania e depressão, mitigando os impactos negativos e melhorando a qualidade de vida da família. Para profissionais de saúde, esta é uma importante bibliografia de se ter à mão para estudar e compreender a bipolaridade em toda a sua extensão. Bipolaridade é um excelente guia de referência para psiquiatras, psicólogos, educadores e outros profissionais de saúde envolvidos no diagnóstico e tratamento do transtorno.

Sistema Único de Saúde

SUS: Uma Biografia – Lutas e conquistas da sociedade brasileira (Editora Record), de Luiz Antonio Santini e Clóvis Bulcão, é a história do maior projeto público de saúde do mundo contada pelos seus principais personagens. O Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior sistema público de saúde do mundo e, desde sua criação em 1988, mais de 190 milhões de pessoas recebem atendimento de saúde gratuito, entre consultas, transplantes de órgãos e tecidos, cirurgias e medicamentos, em todo o território brasileiro. Desde sua fundação até o maior drama enfrentado recentemente – a pandemia de Covid-19 e, sobretudo, o posicionamento do governo federal diante dela –, o sistema sofre com a desinformação, o sucateamento e a corrupção, que muitas vezes atrapalham a procura de quem mais precisa do bom funcionamento dele: a população. Como instituição pública e federal, muito fatos políticos e históricos marcaram e foram marcados pelo SUS. Entre leis, disputas e grandes acontecimentos, está visceralmente no cotidiano da maioria dos brasileiros, cuidando daquilo que, além de um direito, é da natureza humana preservar – a vida, a saúde, o bem-viver. Como instituição pública e federal, muito fatos políticos e históricos marcaram e foram marcados pelo SUS.