Dezembro, 2023 - Edição 298

O amparo à pesquisa do Rio de Janeiro

A Academia Brasileira de Letras celebrou acordo inédito de cooperação técnica com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, conduzida atualmente de forma brilhante pelo presidente Jerson Lima, que divulgou o Programa de Apoio às Academias Nacionais sediadas no Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa visa a apoiar projetos de editoração e publicação de revistas e/ou periódicos científicos e tecnológicos brasileiros, livros impressos e/ou por via eletrônica, em todas as áreas de conhecimento, mantidos e editados por Academias Nacionais. O objetivo é ampliar a divulgação do acervo dessas instituições, assim como os resultados de pesquisas e trabalhos. Com isso, a Faperj segue ampliando a contribuição para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, cultural, ambiental e social do Estado. A cooperação técnica vai melhorar a infraestrutura editorial e o acervo das Academias, apoiando a aquisição de livros e publicações em outras mídias destinados à pesquisa científica e tecnológica. Esse apoio incentiva a difusão do conhecimento, financiando projetos de suporte à organização, manutenção, informatização, digitalização, gestão e divulgação desses acervos.

Cada instituição poderá apresentar uma única proposta consolidada e são elegíveis como proponentes equipes formadas por um conjunto de pesquisadores com grau de doutor ou mestre, com vínculo empregatício ou funcional em Academias Nacionais, dentre os quais deverá ser nomeado um coordenador, sendo os demais participantes considerados como pesquisadores associados.

Pós-graduandos, estagiários e funcionários técnico-administrativos do quadro das instituições partícipes também poderão integrar a equipe. Em cada proposta deverá fazer parte, obrigatoriamente, um profissional que cuide do acervo com vínculo empregatício ou funcional com a mesma Academia Nacional. Segundo Jerson Lima, o edital foi concebido e criado para aumentar a parceria das Academias Nacionais sediadas no Estado do Rio de Janeiro com a sociedade, em especial a divulgação de seus acervos, tornando-os públicos, e também a realização de simpósios e atividades científicas e culturais, publicação de periódicos e livros, entre outros. “Essas academias são verdadeiros patrimônios da ciência e da cultura do nosso estado”, afirmou o presidente da FAPERJ.

Trajetória do presidente da FAPERJ

Jerson Lima Silva recebeu o título de Doutor em Biofísica no ano de 1987 (Instituto de Biofísica, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ). É professor titular no Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Tornou-se professor titular do Instituto de Bioquímica Médica em 1997 e Diretor do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas em 1998. É pesquisador bolsista (nível 1A) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 1987.

Silva é membro da Academia Brasileira de Ciências (membro efetivo), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) – para o Avanço da Ciência em Países em Desenvolvimento e da Academia Nacional de Medicina (membro titular). Dentre os principais prêmios e distinções estão os da Fundação John Simon Guggenheim, 1991; da International European Economic Community, 1991; Prêmio Sendas em Doenças Infecciosas de Crianças (compartilhado), 1995; Howard Hughes Medical Institute, 1997-2002; Prêmio Nacional Unibanco em Medicina (compartilhado), 1998; Auxílio Núcleos de Excelência do Ministério da Ciência e Tecnologia, 1998; Cientista do Estado do Rio de Janeiro em 2000-2022; Ordem Nacional do Mérito Científico concedido pela Presidência da República do Brasil na classe de Comendador (2002) e na classe de Grã-Cruz (2009); Prêmio da Academia Mundial de Ciências (TWAS) de Biologia, TWAS Award in Biology, 2006; Prêmio FCW 2009 em Ciência e Cultura da Fundação Conrado Wessel, 2010; Prêmio Faz Diferença – Ciência/Saúde 2012 do jornal O Globo, entre outros.



A FAPERJ

A Faperj é a agência de fomento à ciência, tecnologia e inovação do Estado do Rio de Janeiro. Criada em 1980, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Faperj visa estimular atividades nas áreas científica e tecnológica e apoiar de maneira ampla projetos e programas de instituições acadêmicas e de pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Isso é feito por meio de concessão de bolsas e auxílios a pesquisadores e instituições, previstos no Programa Básico (com calendário informando a abertura duas vezes ao ano) e os editais para bolsas e auxílios.

Na 3ª edição do Rio Innovation Week (RIW), no Píer Mauá, em outubro, a Faperj contou com estande próprio, com uma programação de sucesso, incluindo 38 palestrantes selecionados em diversos programas de inovação tecnológica e empreendedorismo apresentando seus projetos. Para o presidente da Faperj contou, Jerson Lima, uma das missões mais importantes da Fundação é garantir o apoio a todo evento que promova a inovação tecnológica, que fomente a colaboração entre os setores produtivos, criando oportunidades de negócios.

Missão

Cabe à pesquisa brasileira papel-chave para a construção de uma cidadania plena, para o desenvolvimento cultural e socioeconômico, na promoção do bem-estar da população e na autonomia tecnológica do país.

A Faperj colabora no reforço, modernização e criação da infraestrutura necessária para o desenvolvimento de projetos de pesquisas realizados em instituições públicas ou privadas no Estado do Rio de Janeiro.

O intercâmbio e a formação de pesquisadores são promovidos mediante a concessão de bolsas, com ou sem retorno financeiro. Além disso, financia e apoia ações que visem a atualização ou a modernização curricular do ensino, de professores e pesquisadores nas áreas de ciência e tecnologia, em todos os níveis. A Fundação estimula e financia, ainda, a formação ou atualização de acervos bibliográficos, bancos de dados e de meios eletrônicos de armazenamento e transmissão de informações para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, em todos os níveis; assessora o Governo do Estado na formulação de políticas em Ciência e Tecnologia; atua como órgão captador de recursos por meio de contratos e convênios, nacionais ou internacionais, e atua como gestor do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – FATEC.

Entre muitos programas da Faperj, destacamos alguns: Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – Pronex – Destina-se a apoiar a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação de grupos de pesquisa de reconhecida excelência no Estado do Rio de Janeiro.

Programa Bolsa Nota 10 – Incentiva os Programas de PósGraduação do Estado do Rio de Janeiro de significativa excelência, mediante a concessão de bolsas com valores diferenciados a alunos de mestrado e doutorado com destacado desempenho acadêmico. Jovem Cientista do Nosso Estado – As bolsas “Jovens Cientistas do Nosso Estado” destinam-se a apoiar projetos coordenados por pesquisadores em fase intermediária da carreira acadêmica, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro.

Estímulo à produção e divulgação científica e tecnológica – Apoio à produção de material didático para atividades de ensino e pesquisa – Destinam-se a apoiar a produção de material didático e de divulgação científica e tecnológica no Estado do Rio de Janeiro. Apoio a programas de pós-graduação stricto sensu em Universidades Estaduais – Apoia a aquisição de materiais de consumo, equipamentos, serviços diversos e a execução de obras de infraestrutura previstos em projetos apresentados por programas de pós-graduação stricto sensu credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e sediados em universidades estaduais.

Apoio à melhoria do ensino em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro – Apoia iniciativas que visem à melhoria do ensino em escolas públicas, por meio de projetos que abordem temas relevantes ao processo de ensino-aprendizagem. Jovens Talentos – Destina-se à concessão de bolsas de pré- -iniciação científica para estudantes do ensino médio público que tenham interesse e potencial para atuar em atividades de pesquisa em ciência e tecnologia.

Apoio à produção e divulgação das artes no Estado do Rio de Janeiro – Estimula a produção e a divulgação das artes no Estado do Rio de Janeiro, por meio do apoio a projetos de pesquisa. Apoio à construção da cidadania da pessoa com deficiência – Destina-se a estimular a realização de projetos que tenham por objetivo o estudo e o provimento de diagnósticos e soluções em temas relacionados à promoção do direito à cidadania da pessoa com deficiência.

Apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico regional no Estado do Rio de Janeiro – Objetiva apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado do Rio de Janeiro, por meio de ações integradas.

Estudo de soluções para problemas relativos ao meio ambiente – Destina-se a estimular projetos de pesquisa que visem ao estudo de soluções para problemas ambientais, propiciando a efetivação de ações públicas para a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Rio de Janeiro e do país.

Publicação de periódicos científicos e tecnológicos institucionais – Tem por objetivo apoiar e incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos e tecnológicos brasileiros, impressos e/ou por via eletrônica, em todas as áreas de conhecimento, mantidos e editados por Instituições Científicas e Tecnológicas ou Sociedades Científicas Brasileiras sediadas no Estado do Rio de Janeiro, de forma a ampliar a divulgação de resultados das pesquisas e contribuir para o desenvolvimento do Estado.

Por Manoela Ferrari