Agosto, 2023 - Edição 294

A divina atuação de Gilberto Schwartsmann

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite anunciou o nome de Gilberto Schwartsmann para a presidência da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Fospa), instituição vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac). A secretária de Cultura Beatriz Araujo comemorou a indicação de Schwartsmann para o cargo: “Nossa orquestra está entre as mais importantes do país e contará, a partir de agora, com o entusiasmo e o dinamismo de quem já fez muito pela cultura do nosso Estado.”

Defensor ativo do pensamento crítico e da valorização da ciência e das artes, o médico, colecionador, escritor e mecenas gaúcho Gilberto Schwartsmann contribui significativamente para a cultura do país, trazendo perspectivas inovadoras e multidisciplinares para diversos campos do conhecimento. Sua paixão pelas artes, em paralelo à atuação como médico, professor e pesquisador traz um impacto significativo na formação de novos profissionais e na promoção de debates relevantes sobre questões éticas e culturais.

Autor de diversos livros e artigos que abordam temas variados em busca do sentido da vida, seus escritos e sua militância em prol da cultura trazem contribuições valiosas para a sociedade brasileira, desafiando padrões definidores e estimulando a reflexão sobre várias questões essenciais. Entre as inúmeras iniciativas culturais, foi o criador e curador da mostra Caminhos de Proust – Cem Anos Depois, exposição que marcou o centenário de morte do escritor francês, na Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, com enorme repercussão de público e crítica.

O convite para a presidência da OSPA foi feito pelo governador Leite a Schwartsmann durante a cerimônia de abertura da exposição comemorativa aos 184 anos de Machado de Assis. Em noite festiva na Biblioteca Pública do RS, várias personalidades foram condecoradas. Merval Pereira, presidente da Academia Brasileira de Letras e colunista do jornal O Globo veio a Porto Alegre acompanhado por seu colega imortal gaúcho Carlos Nejar. Também recebeu condecoração o governador Eduardo Leite, chamado por Schwarsmann de “governador da cultura”. Leite liberou recursos para o salto dado nas obras do Complexo Multipalco, do Theatro São Pedro.


Biografia

Nascido no dia 18 de agosto de 1955, em Passo Fundo (RS), Gilberto cursou o primeiro grau no Colégio Israelita Brasileiro e completou o curso secundário no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, ambos em Porto Alegre.

Medicina e literatura sempre andaram juntas na vida de Schwartsmann, que ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1973. Durante o período de graduação, foi monitor das disciplinas de Fisiologia e Medicina Interna. Dirigiu o Grupo de Estudos em Medicina Interna (GEMI) e foi membro atuante do Centro Acadêmico Sarmento Leite.

Formou-se médico em 1979 e foi escolhido orador da turma de formandos. Em seguida, foi nomeado presidente da Associação dos Médicos Residentes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Em 1982, transferiu-se para o Reino Unido. Foi bolsista selecionado pelo Conselho Britânico, e posteriormente, pelo CNPq, para realização de Fellowship em Oncologia Clínica pela Universidade de Londres.

Em 1985, transferiu-se para a Free University de Amsterdam, como bolsista de doutorado da CAPES, tendo obtido o título de PhD em Oncologia Clínica e Farmacologia de Drogas Anti-Câncer nesta Universidade, em 1988.

Em 1989, foi aprovado em primeiro lugar em concurso público internacional para o cargo de Diretor do New Drug Development Office da European Organization for Research and Treatment of Cancer (EORTC), cargo que exerceu até 1992. Foi o primeiro oncologista latino-americano a receber tal distinção. No período, completou o seu pós-doutorado por meio do Programa Integrado de Desenvolvimento de Novas Drogas Anti-Câncer da EORTC e do National Cancer Institute dos EUA.

O colecionador começou a surgir ao longo da vida, despertado pela paixão literária. Primeiro, foram edições de A Divina Comédia, de Dante Alighieri, em paralelo a Marcel Proust, obviamente, Ernest Hemingway, não parando mais. Em 1993, retornou ao Brasil, onde foi aprovado em concurso público para docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Medicina Interna e no Serviço de Oncologia Clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Foi professor-orientador do curso de pós-graduação em Bioquímica da UFRGS, professor do curso de pós-graduação em Clínica Médica e Ciências Médicas da UFRGS. Publicou 119 artigos científicos internacionais, além de vários capítulos e livros no país e no exterior. Participou de mais de 50 bancas examinadoras de dissertações, teses e livre-docências no país e no exterior, proferiu mais de 100 conferências em eventos oficiais no exterior e mais de 300 conferências no país. Integra o corpo editorial de vários periódicos internacionais.

Recebeu inúmeros prêmios e, entre outras instituições, é membro titular da Academia Nacional de Medicina (2003), diretor da Biblioteca da Academia Nacional de Medicina (2003-2004), membro titular da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (2005), membro honorário da Real Academia de Medicina da Espanha (2004), doutor honoris causa pela Universidade Del Salvador de Buenos Aires, Argentina (2002). Membro titular do EORTC General Board (Bruxelas, 1990-1992); membro titular do EORTC New Drug Development Coordinating Committee (Londres, 1991); membro titular do USA National Cancer Institute/ EORTC/UK Cancer Research Campaign Steering Committe (USA, 1991-1994); membro do Conselho Científico da Sociedade FrancoBrasileira de Oncologia (2002-), membro honorário da Sociedade Argentina de Oncologia (2003), membro do Global Summit in Breast Cancer, USA (2003) e docente do Programa de Educação da European Society of Medical Oncology (2006-2007).

Suas principais linhas de pesquisa estão direcionadas ao desenvolvimento de novas drogas anticâncer, sendo autor de duas patentes de novos medicamentos em desenvolvimento clínico.

Casado com a médica e historiadora Leonor Schwartsmann (com quem tem dois filhos, Laura Carolina e Guilherme), o casal vive num amplo apartamento de dois andares, no bairro Moinhos de Vento. É lá que acumula raridades e preciosidades, como primeiras edições em francês, inglês, espanhol e italiano de obras de James Joyce, William Faulkner, Thomas Mann, Fiodor Dostoiévski,Tchekov, Tolstói (Os russos são outra de suas obsessões), além de quadros espalhados pelas paredes de artistas como Tarsila do Amaral, Burle Marx e Cícero Dias. Nos momentos de lazer, Gilberto é pianista e produtor de vinhos artesanais.

Escritor e dramaturgo, com obras traduzidas para o espanhol e o francês, em seu vasto currículo, o professor já presidiu a Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul e a Bach Society Brasil. Além de colecionador, Schwartsmann tem se destacado como mecenas. São poucos os eventos culturais realizados em Porto Alegre nos últimos anos que não tenham tido, de alguma forma, a sua significativa participação.

Atualmente, preside a Associação Theatro São Pedro e a Biblioteca Pública do Estado do RS. Ainda acumula as funções de diretor do Instituto de Oncologia Kaplan do RS e da Fundação SOAD de Pesquisas do Câncer. Desde 1993, faz parte do Conselho do Instituto do Câncer Infantil do RS, do qual é membro fundador. Entre os livros publicados, estão Gabinete de Curiosidades (texto que foi adaptado para o teatro) e Divina Rima: Um diálogo com a Divina Comédia, de Dante Alighieri, além de A Amante de Proust, Frederico e Outras Histórias de Afeto, Max e os Demônios, O Sol Brilhou na Corrúpnia, Acta Diurna e Meus Olhos.

Por sua dedicação à disseminação do conhecimento, ao pensamento crítico e à busca por uma sociedade mais humanizada, Gilberto Schwartsmann traz um legado importante para a cultura brasileira. Sua influência reverbera nas mentes daqueles que se dedicam ao estudo e à compreensão das complexidades humanas, confiantes no enriquecimento intelectual e cultural do país.


Livros publicados:

Frederico e Outras Histórias de Afeto (Editora Libretos, 2013)
Meus Olhos (Editora Sulina, 2019)
Acta Diurna (Editora Sulina, 2020)
Max e os Demônios (Editora Sulina, 2020)
Gabinete de Curiosidades (Editora Sulina, 2021)
Divina Rima: Um diálogo com a Divina Comédia de Dante Alighieri (Editora Sulina, 2021)
O Sol Brilhou na Corrúpnia (Editora Sulina, 2022)
A Amante de Proust (Editora Sulina, 2022)

Por Manoela Ferrari