Outubro, 2020 - Edição 260

30 anos de uma educação de Sucesso

A origem do Dia dos Professores é uma breve aula de história: a data tornou-se um marco depois que o imperador D. Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, no dia 15 de outubro de 1827. Mas a importância desse dia vai além da questão histórica: os professores são o coração da educação. São eles o elemento central do sistema educacional, disseminando conteúdo e inspirando sabedoria. Abrir as portas para um mundo de conhecimento é um desafio assumido a cada dia. Com muito esforço e imaginação, os mestres travam uma batalha contínua para ir além de seus horizontes. Somente através de um magistério firme, resiliente e determinado teremos uma sociedade com cidadãos informados e voltados para o futuro.

Promover atividades em comemoração à essa data é o mínimo que podemos fazer para celebrar a contribuição destes profissionais. O Jornal de Letras, coerente com a sua origem e ciente da magnitude do magistério, não poderia deixar de homenagear essa classe de trabalhadores, cuja mola propulsora é a paixão e a base redentora é a dedicação. Em nome do profissional da educação, relatamos, a seguir, uma história de resiliência, foco, determinação, inteligência, esforço e, sobretudo, muito estudo, através de um acadêmico que representa não só um exemplo de competência, como, principalmente, uma inspiração para o exercício ético da profissão. Através do sucesso colhido com os 30 anos de fundação da UniCarioca, estendemos os nossos cumprimentos a todos os professores do Brasil, repetindo uma frase do ex-governador do Rio de Janeiro, Antônio de Pádua Chagas Freitas (1914-1991), que evoca a memória afetiva e merece a nossa reflexão: “Qual de nós não deve a vida a uma professora?”


O início

O ano era 1990. Em um pequeno prédio de Botafogo, bairro da zona sul do Rio, por iniciativa do jovem engenheiro Celso Niskier, nascia a bonita trajetória de sucesso da UniCarioca.
A Faculdade Carioca de Informática começou pequena. Eram somente duas turmas de 35 alunos do curso de Tecnologia de Processamento de Dados. Hoje, 30 anos depois, atingiu a classificação de melhor Centro Universitário do Rio de Janeiro por sete anos consecutivos, segundo avaliações do Ministério da Educação. São mais de 14 mil estudantes, distribuídos em amplas sedes nos bairros do Rio Comprido e Méier. O projeto de empreender uma instituição de ensino superior começou com um papel. O pai do futuro reitor mais jovem do país – o acadêmico Arnaldo Niskier – comprara uma “Carta-Consulta”, documento que lhe permitiria abrir uma faculdade. Na época, Celso Niskier morava em Londres, para onde se mudara depois do casamento e do mestrado em Engenharia de Sistemas pela PUC-Rio. Na Inglaterra, cursava o doutorado no conceituado Imperial College. Ao tomar conhecimento da possibilidade real de conduzir uma faculdade de informática, voltou na hora, apoiado, desde o início, pela esposa, Andrea Levy Niskier, cuja parceria continua sendo de fundamental importância para o êxito da instituição.

Com uma gestão democrática e participativa, a UniCarioca foi crescendo lentamente. Nasceu trazendo como meta formar profissionais competentes para o mercado de trabalho, oferecendo serviços educacionais acessíveis e de excelência. Nunca se afastou de sua missão primeira: a qualidade de uma educação transformadora, guiada por valores éticos consistentes, contribuindo para a melhoria do ensino no país. Ser um centro universitário de referência na educação superior, com professores qualificados, infraestrutura adequada e modelos pedagógicos ativos tornou-se um caminho inevitável.





A primeira turma
A formatura da primeira turma de Tecnólogos em Processamento de Dados aconteceu em 1993, em memorável cerimônia na Academia Brasileira de Letras. Em seguida, a Faculdade foi crescendo e aumentando a oferta de cursos. Em 1995, criou a primeira Universidade Virtual do país, a UNIVIR. No mesmo ano, lançou os cursos de Administração, Comunicação Social e Desenho Industrial.

Em 1996, inaugurou a unidade da Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido. No ano 2000, obteve o credenciamento como Centro Universitário Carioca, e passou a se chamar UniCarioca. No ano seguinte, inaugurou a sede da rua Medina, no Méier. Em 2013, conquistou o 1º lugar entre os centros universitários do Rio de janeiro.
Com o melhor curso de EAD do Brasil (superior de marketing), nos últimos anos, ampliou a oferta de cursos, expandiu a pós-graduação, implementou mais cursos de graduação a distância, além do Mestrado Profissional. Realizou diversos eventos institucionais e acadêmicos, promoveu ações voltadas ao bem-estar social e ao desenvolvimento sustentável da comunidade, ampliou o número de núcleos e serviços oferecidos, produziu conteúdos audiovisuais, investiu no esporte, além de estar presente em importantes eventos externos voltados ao mercado de educação. Para 2021, o desafio é continuar essa trajetória de sucesso, oferecendo educação de qualidade, contribuindo para o êxito dos alunos e da comunidade. Em três décadas, a UniCarioca transformou milhares de vidas através da Educação. Para o reitor, Celso Niskier, atual presidente da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior), essa jornada não foi traçada de forma solitária, mas solidária: “Sou grato a todos os colaboradores que vieram junto comigo nesse período de construção, vivendo os altos e baixos naturais de qualquer empreendimento.

Aprendemos juntos que o sonho de uma instituição de educação superior acessível e de qualidade não é um sonho impossível. Ele é fruto de muita persistência, mas também de muita paciência, já que todos os investimentos em educação são de longo prazo. A UniCarioca é um exemplo de instituição séria, inovadora e voltada para o bem comum, tendo transformado a vida de mais de 20 mil alunos que por ela se formaram, e que estão em pleno desenvolvimento no mercado de trabalho.”

Legendas: Inauguração do primeiro prédio da UniCarioca em Botafogo, em 1990. Aula inaugural.
Ruth Niskier, com o marido, Arnaldo, e o filho, Celso, ambos da Academia Brasileira de Educação.
A expansão da Unicarioca no Méier, que já conta com cinco prédios, atende a uma forte demanda de alunos que buscam cursar o ensino superior de qualidade próximo às suas casas.
Primeira turma de formandos em 1993.
O mais jovem reitor do país, Celso Niskier, com a mulher Andrea e a filha Giovanna. Todos trabalham na administração da UniCarioca.

Por Manoela Ferrari