Fevereiro - 2023 - Edição 288

Fausto Fausto Bergocce, o Fausto, é nascido no dia 18 de novembro de 1952, na cidade de Reginópolis, município de São Paulo. Autodidata, o cartunista começou sua trajetória, em 1974, no jornal GuaruNews, de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo, aliás onde o desenhista de humor reside atualmente. Fausto colaborou também com os jornais Folha Metropolitana e Metrô-News, da mesma empresa na qual iniciou sua carreira.

Em 1976, atuou na grande imprensa paulista, desenhando para Última Hora (edição local), além da Folha de S. Paulo, Diário do Grande ABC, Diário Popular e O São Paulo – semanário oficial da Arquidiocese do Estado de São Paulo. Passou também pela TV Cultura, quando fez parte dos Departamentos de Jornalismo e Cenografia & Arte da emissora, produzindo charges animadas para os programas Vídeo Esportes e Jornal 60 Minutos.

No ano 2000, o cartunista foi agraciado com o troféu HQ Mix – o principal prêmio das artes gráficas do Brasil – pelo livro Sem Perder a Linha, da editora Massao Ohno, obra eleita como o melhor livro de caricaturas daquela edição. No mesmo ano, ao ser convidado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Paulo, o desenhista de humor produziu um painel em homenagem aos 200 anos do Jardim da Luz, o mais antigo jardim público da cidade, obra desenhada e pintada artesanalmente, depois digitalizada e impressa em um plotter de 9 x 3 metros para apreciação pública. Após não perder a linha e o traço, o cartunista continuou fazendo graça, e lançou mais 8 interessantes livros, são eles: Esqueçam o que Ele Desenhou, da RG Editora; Traço Extra, também da RG Editora; Viva Cartum, da Editora Paradiso; Cândido Deodato, da HB Editora; A Nuvenzinha Exibida, também da HB Editora; Uns e Outros – Cartuns Soltos, da Editora Kalaco; Carlotinha e a Galerinha da Vila do Sorriso, igualmente da Editora Kalaco; Gataiada, PréHistórias, e Dó-RéMi- FÁusto, esses três mais recentes, pela editora Criativo.



Participante de diversas exposições e salões de humor nacionais e internacionais, Fausto foi atração em duas importantes mostras individuais, como o evento Sem Perder a Linha, que aconteceu, em 1995, na estação do Metrô Santa Cecília, SP; e a exposição Não Foi Dhexa Vez, sobre a Copa do Mundo de 2016, que marcou presença no Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O leitor que tiver interesse em manter contato com o desenhista, assim como adquirir um de seus livros, pode encontrar o talentoso cartunista na Internet, pelo Facebook, bastando buscar por “fausto.bergocce”, ou no Instagram, no perfil @faustobergocce. Quem procurar pelo artista no Youtube, encontrará uma divertida animação com os cartuns do desenhista em seu canal. Intitulado “Fausto Animado”, o vídeo foi criado em parceria com Leandro Franco, e dura pouco mais de 7 minutos de humor de qualidade.

Saúde e Arte!