Setembro - 2020 - Edição 259

Alisson Alisson Affonso nasceu no dia 23 de abril de 1979, é natural de Rio Grande/RS, onde reside atualmente. É Bacharel em Artes Visuais pela FURG – Universidade Federal do Rio Grande, e desenvolve pesquisas junto ao Coletivo Mancha Negra, grupo formado por artistas do Rio Grande, que produzem e editam suas próprias publicações de artes. Hoje, o grupo continua atuando em encontros de confraternização e troca de informações sobre artes visuais, além de participar de eventos. Alisson também atua como orientador, ministrando oficinas de desenho da figura humana em seu atelier, além de se dedicar também à música. O artista foi editor do jornal Peixe Frito, revista Ideia, revista em quadrinhos Plataforma HQ e, atualmente, produz quadrinhos e ilustrações para a imprensa sindical.

Desenhista diversas vezes premiado, obteve êxito em alguns dos mais importantes eventos do Brasil e exterior, entre eles o 1º lugar no prêmio de humor Caneva Ride! Prêmio Toni Zampol, Itália, em 2019; 3º lugar no 3º Salão de Humor do ABCD, Diadema, em 2018; 1º lugar nas duas primeiras edições do Salão de Humor de Rio Grande, categoria cartum, respectivamente em 2015 e 2016; 1º lugar no Salão Internacional de Desenho para Imprensa, 2014 e 2015; 1º lugar no Concurso de Tiras Humorísticas GAG, e Prêmio Ângelo Agostini de melhor publicação independente de 2013; 3º lugar no Concurso Cartum ZH, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, em 2015; foi agraciado do 14ª ao 17º Salão de Humor de Cerquilho, entre os anos de 2016 a 2019; além de outras premiações em festivais de animação, no Rio de Janeiro.



Foi um dos 20 artistas classificados para a exposição 20 x ARTE: contra o racismo e a censura no Brasil, organizada pelo Artigo 19 e Coalizão Negra por Direitos (coalizaonegrapordireitos.org.br), que reuniu ilustrações e charges sobre antirracismo e liberdade de expressão. Na contramão do mercado editorial do momento, Alisson Affonso não utiliza o computador e os programas digitais para criar suas charges e ilustrações.

O talentoso desenhista utiliza técnicas artesanais com tinta nanquim e aquarela, tudo no papel, com lápis e pincel. As belas obras de Alisson Affonso podem ser admiradas nas redes sociais, no Facebook (affonso.alisson) e no Instagram (@affonso.alisson). Saúde e Arte!