Agosto - 2020 - Edição 258

AP Stelling Quem visita a Sala Leila Diniz, espaço cultural da Imprensa Oficial do RJ, em Niterói, vislumbra em sua entrada uma belíssima pintura na parede externa, à esquerda da galeria. Numa arte tipicamente “urbana”, surge o retrato da saudosa atriz, cujo nome batiza este que é um dos mais bonitos espaços culturais da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A obra é assinada por AP Stelling (foto de Nei Lima), artista atuante que reside em Niterói, mas já exibiu seu talento em outras localidades. Formada em Design de Moda pelo Centro Universitário Plinio Leite – Unipli, em 2010, Andréa Paula Stelling iniciou nas artes, em 1986, quando ingressou no SENAC para estudar Desenho de Propaganda com o caricaturista Nei Lima. Até o ano de 1995, continuou desenvolvendo suas atividades artísticas, passando por diversas instituições, como o Parque Lage, Museu do Ingá, La Salle e Atelier Danilo Brito.

Entre os anos de 1996 e 1997, ministrou o curso de Objetos em papel reciclado, no Museu do Ingá, em Niterói. Trabalhou como assistente de produção no projeto Niterói@rtes e no Departamento de Documentação e História na Fundação de Arte de Niterói – FAN. Coordenou o projeto Em Movimento, no Horto Botânico, Fonseca, da Secretaria de Cultura de Niterói, em 2001 e 2002. Participou do projeto Oficina de Artes, dando aulas de desenho, pintura, composição e mosaico, nas comunidades de Jurujuba e Ilha da Conceição, de 2002 a 2008. Participou de diversas exposições, incluindo as individuais no Centro Cultural Joaquim Lavoura, em São Gonçalo, 1994; no Centro Cultural Bamerindus de Niterói, em 1995, e na Sala José Cândido de Carvalho, na mesma cidade, em 2000.


Artista multimídia começou a atuar em espaços urbanos com stêncils em 2007. A partir daí, suas artes ganharam as ruas, marcando presença nas duas primeiras edições da Copa Graffiti, do Metrô Rio, em 2012 e 2015, quando pintou as estação de Acari e Vicente de Carvalho. Coordenou oficina de graffiti no SESC de Nova Iguaçu através da Rede Nami, em 2013. No mesmo ano, participou de três exposições nas unidades do SESC de Niterói, Barra e Nova Iguaçu, todas coletivas voltadas para temas que abordam o universo feminino. Pintou nos eventos da ONU, Mulheres em Brasília, em 2013 e 2014. Também em 2014 foi uma das artistas a pintar no GaleRio, na estação Colégio, e participou do Art Ataque, evento da Nike, no Rio de Janeiro. Esteve presente no evento Rio a Cultura dos Cariocas, e participou da exposição coletiva do Festival de Inverno do SESC, Graffite em Movimento, em Nova Friburgo. Ainda em 2014, a artista pintou no Festival de Cultura Urbana – Niterói SK8 Downhill, e fechou o ano participando da segunda edição da Copa Graffiti, realizada na estação de Vicente de Carvalho.

Em 2015, Andréa emprestou sua arte na revitalização da favela do Cerro Corá, Cosme Velho, com mais 25 artistas, no projeto Rio Eu Amo Eu Cuido; na revitalização do túnel Velho de Copacabana (túnel Alaor Prata), projeto do GaleRio em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro, também com mais 24 artistas. Ainda em 2015, apresentou a individual AP, na Sala Hilda Campofiorito, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno; e participou da 6ª edição do Multigrab Expo Shape, no Galpão das Artes Urbanas Hélio G. Pellegrino (Comlurb).
A artista apresentou suas obras na individual Encarne Viva, onde exibiu trabalhos de spray em suportes reutilizados e recolhidos nas ruas, como gavetas, portas e partes de armários desmontados, na Sala de Cultura Leila Diniz, em junho de 2015. Pelo coletivo feminino Elas por Elas, Stelling participou das exposições As atletas brasileiras por nossas artistas, em 2016; Nair de Teffé, a Primeira Dama da Caricatura, em março de 2018, ambas na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói, e Elizeth Cardoso por elas, mostra on-line que comemorou o centenário da cantora, e que foi exibida nas redes sociais pela Sala Carlos Couto, do Teatro Municipal niteroiense, em julho de 2020.

Para acompanhar a produção artística de AP Stelling, o leitor do Jornal de Letras pode visitar a desenhista no Instagram, no perfil @apstelling.
Saúde e Arte!