Agosto - 2023 - Edição 294

Gilberto Gil

Gilberto Passos Gil Moreira (Salvador, 26 de junho de 1942) é um cantor, compositor, multi- -instrumentista, produtor musical, político e escritor brasileiro. Conhecido por sua contribuição na música brasileira e por ser vencedor de prêmios Grammy Awards, Grammy Latino e pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito (1997). Em 1999, foi nomeado “Artista pela Paz”, pela UNESCO. Gil foi também embaixador da ONU para agricultura e alimentação, e ministro da Cultura do Brasil, entre 2003 e 2008. Em mais de cinquenta álbuns lançados, ele incorpora a gama eclética de suas influências, incluindo rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana, funk, música disco e reggae. Em 1963, conhece Caetano Veloso, na Universidade da Bahia, inicia uma parceria e um movimento chamado tropicália, ou movimento tropicalista. O exílio em Londres contribui para a influência ainda maior dos Beatles, Jimmi Hendrix. São ao todo quase 60 discos, tendo sido premiado com 9 Grammys. Em 2015 e 2016, celebrou com Caetano Veloso os 50 anos de carreira em um show histórico – Dois Amigos, Um Século de Música. Foi condecorado e recebeu prêmios diversos, como Légion d’ Honneur da França, Sweden’s Polar Music Prize. Foi nomeado doutor honoris causa pela Universidade de Berklee e de imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL) para ocupar a cadeira de número 20. Ambos os títulos recebidos em 2021.

Eduardo Giannetti

Eduardo Giannetti da Fonseca (Belo Horizonte, 23 de fevereiro de 1957) é um economista, professor, autor e palestrante brasileiro, formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), ambas da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge (1987). Atualmente é professor da Ibmec Educacional. Foi também professor de economia do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), da FEA-USP (1988-1999) e da Universidade de Cambridge (1984-1987). Participou do movimento estudantil como militante da organização trotskista Liberdade e Luta (Libelu) quando estudante de graduação na Universidade de São Paulo. Cursou doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge, onde foi professor entre 1984 e 1987 e de 1988 a 2001. Lecionou na FEA/USP. Foi também professor no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa). Elaborou os planos de governo para a candidata Marina Silva para as campanhas presidenciais de 2010, 2014 e 2018. É autor de diversos livros e artigos e ganhou por duas vezes o Prêmio Jabuti: em 1994, com o livro Vícios Privados, Benefícios públicos? (Cia. das Letras, 1993), em 1995, com As Partes & o Todo (Siciliano, 1995). É o sexto ocupante da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 16 de dezembro de 2021, na sucessão de Tarcísio Padilha, e foi recebido em 12 de agosto de 2022 pelo acadêmico Antonio Cicero.

Cândido Motta Filho

Advogado, professor, jornalista, ensaísta e político, nasceu em São Paulo, SP, em 16 de setembro de 1897, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 4 de fevereiro de 1977. Iniciou sua vida jornalística no Correio Paulistano. Colaborou no Comércio de São Paulo e, com o pseudônimo de Paulo Queiroga, figurou nas crônicas diárias do São Paulo Jornal. Participou da Semana de Arte Moderna, fazendo pelos jornais o estudo crítico do Modernismo. Promoveu o Movimento Verde-Amarelo, que procurava imprimir novos rumos à literatura brasileira. Foi oficial de gabinete do secretário da Agricultura no Governo Altino Arantes, em São Paulo e, em 1933, do prefeito da Capital paulista. Foi deputado estadual pelo Partido Constitucionalista. Foi ministro da Educação e Cultura. Foi presidente nacional do Partido Republicano. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (1936); vice-presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia; membro da Academia de Belas Artes e da Academia Paulista de Letras, e presidente da Associação Nacional de Escritores. Foi membro da Academia Brasiliense de Letras; do Instituto dos Advogados do Brasil; do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; da União Brasileira de Escritores; do Conselho Técnico de Economia, Sociologia, Política e Finanças da Federação do Comércio de São Paulo, do Pen Clube do Brasil e de São Paulo; professor honoris causa da Universidade de Porto Alegre e professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.