Maio - 2023 - Edição 291

James Arthur Baldwin

(Nova York, 02/08/1924 – Saint-PauldeVence, 01/12/1987). Romancista, ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico social estadunidense. Ele passou muito tempo cuidando de seus vários irmãos e irmãs mais novos. O dia do seu aniversário de 19 anos foi o dia do funeral de seu pai, o dia que a última criança de seu pai nasceu, e o dia do motim do Harlem de 1943, que foi retratado no início de seu texto Notes of a Native Son. Baldwin morreu de cancro do estômago, tendo sido enterrado ao lado da sua mãe, Emma Berdis Jones. Em uma conversa, seu amigo, Nall disse a Baldwin: “Através de seus livros, você me libertou da minha culpa por ser tão intolerante vindo do Alabama e por causa da minha homossexualidade.” Baldwin insistiu: “Não, você me libertou ao revelar isso para mim.” Na época de sua morte, estava trabalhando em um manuscrito inacabado chamado Remember This House, um livro de memórias de suas lembranças pessoais dos líderes dos direitos civis Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr. Após sua morte, a editora McGraw-Hill deu um passo sem precedentes de processar seu espólio para recuperar o adiantamento de 200 mil dólares que havia pago pelo livro, embora o processo tenha sido arquivado em 1990. O manuscrito forma a base para o documentário de 2016 de Raoul Peck, I Am Not Your Negro. Livros: The Price of the Ticket (1985); If Beale Street Could Talk (1974).

Nora Roberts

(Nascida Eleanor Marie Robertson, em 10/08/1950, Silver Spring, Maryland) Escritora norte- -americana de mais de 200 best-sellers românticos. Ela escreve também sob o pseudônimo de J. D. Robb (na Série Mortal), Jill March e Sarah Hardesty (em publicações no Reino Unido). Roberts foi a primeira mulher a figurar no Romance Writers of America Hall of Fame. É considerada uma pintora de palavras que, a cada pincelada, dá vida a personagens cheios de energia e vigor. Casou-se com Bruce Wilder em 1985. Wilder administra uma livraria chamada Turn the Page Books, localizada em Boonsboro, Maryland. Entre os anos de 1982 e 1984, Roberts escreveu 23 romances para a Editora Silhouette. Ela alcançou a lista de best-sellers de capa dura em 1996, com Montana Sky, seu quarto romance publicado. A carreira de Nora Roberts é apresentada na obra A Natural History of the Romance Novel, escrita por Pamela Regis. Regis considera Roberts “uma mestra do romance porque ela tem ‘um ouvido apurado para o diálogo, constrói cenas ágeis, mantém o ritmo da página virando e fornece uma caracterização convincente”. A Publishers Weekly elogiou o seu “humor irônico e o uso de diferentes narradores, dois recursos antes raros” no gênero de livros de romance. Muitas das obras de Roberts lidam com assuntos relacionados à família.

Toni Morrison

Nascida Chloe Ardelia Wofford (Lorain, 18/02/1931 – Nova York, 05/08/2019), escritora, editora e professora estadunidense. Amada (1987), o primeiro romance de uma trilogia que inclui Jazz (1992) e Paraíso (1997), ganhou o Prêmio Pulitzer de melhor ficção. Morrison escreveu peças, ensaios, literatura infantil e um libreto de ópera. Recebeu o Nobel de Literatura de 1993, por seus romances que relatam as experiências de mulheres negras nos Estados Unidos durante os séculos XIX e XX. Toni Morrison nasceu em Lorain, em Ohio, nos Estados Unidos, numa família de classe média baixa. Em 1949, Morrison ingressou na Universidade Howard, onde se formou em Inglês em 1953. Depois, retornou à Universidade Howard, onde ocupou um cargo de professora. Como editora, Toni Morrison ajudou a tornar a literatura negra popular nos Estados Unidos. Também lecionou Inglês na Universidade Estadual de Nova York. Começou a se dedicar à ficção na época em que fazia parte de um grupo de escritores que se encontravam na Universidade Howard para discutir literatura. Publicado em 1973, seu romance Sula foi indicado ao National Book Award. O terceiro livro, Song of Solomon (1977), teve repercussão internacional. Em 1987, o livro Beloved se tornou um sucesso de crítica. Em 1993, Morrison foi a primeira escritora negra a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Morrison morreu por complicações em uma pneumonia. Tinha 88 anos de idade.