Janeiro - 2023 - Edição 287

Nicolas Mathieu

(Nascido em 2 de junho de 1978, em Épinal) Autor francês e vencedor do Prêmio Goncourt em 2018. Seu primeiro romance é Aux Animaux a Guerre (“To Animals War”; 2014), um romance de mistério e crime. Foi adaptado para uma série de televisão France 3 em 6 partes em 2018. Foi traduzido para o inglês em 2021 sob o título (“Of Fangs And Talons”). Seu segundo romance, Leurs Enfants Après Eux (2018), é sobre um grupo de jovens em uma cidade rural fictícia do nordeste da França ao longo de seis anos.
O romance retrata os problemas causados pela desindustrialização. Foi traduzido por William Rodarmor e foi publicado nos Estados Unidos como And Their Children After Them em 7 de abril de 2020 pela Other Press. Prêmios e honras: Vencedor do Prêmio Erckmann-Chatrian de 2014 – Aux animaux la guerre; Vencedor do Prêmio Mystère de la critique 2015 – Aux animaux la guerre; 2015 Festival du goéland masqué [fr] prêmio para romance – Aux Animaux la Guerre; Vencedor do Prêmio Goncourt de 2018 Leurs Enfants Après Eux; Vencedor do Prêmio Albertine 2021 por And Their Children After Them. Bibliografia: Aux Animaux la Guerre, Actes Sud, 2014; Paris/Colmar, Le Monde/SNCF, 2015; Leurs Enfants Après Eux, Actes Sud, 2018; Traduzido por William Rodarmor como And Their Children After Them; Rose Royal, Actes Sud, 2019; traduzido por Sam Taylor como Rose Royal: Uma História de Amor; Connemara, Actes Sud, 2022.

Marcel Proust

Louis Georges Eugène Marcel Proust (Auteuil, 10 de julho de 1871 – Paris, 18 de novembro de 1922) foi um escritor francês, mais conhecido pela sua obra À la Recherche du Temps Perdu (Em Busca do Tempo Perdido), que foi publicada em sete partes entre 1913 e 1927.
Assistiu na École Libre des Sciences Politiques aos cursos de Albert Sorel e Anatole Leroy-Beaulieu; e na Sorbonne, os de Henri Bergson (1859-1941). Nasceu em Auteuil-NeuillyPassy. Por volta dos nove anos de idade, Proust teve seu primeiro ataque grave de asma e, a partir daí, ele foi considerado uma criança doente. Proust passou longos períodos de férias na aldeia de Illiers. Esta aldeia, juntamente com as lembranças da casa do seu tio-avô em Auteuil, tornaram-se o modelo para a cidade fictícia de Combray, onde algumas das cenas mais importantes de Em Busca do Tempo Perdido têm lugar. (Illiers foi renomeada para Illiers-Combray por ocasião das comemorações do centenário de Proust).
Proust serviu durante um ano (1889-1890) no exército francês, estabelecido em Coligny Caserne em Orleans, uma experiência que providenciou um episódio em O Caminho de Guermantes, parte três de seu romance. Passou os últimos anos da sua vida confinado em seu quarto, dormindo durante o dia e trabalhando à noite para concluir o romance. Ele morreu de pneumonia em 1922. Foi enterrado no cemitério Père Lachaise, em Paris.

Michel Houellebecq

Nascido Michel Thomas (Ilha da Reunião, 26 de fevereiro de 1956), é um escritor francês. Ficcionista, poeta, ensaísta, realizador, argumentista, Houellebecq é um dos mais traduzidos autores franceses contemporâneos, e também um dos mais controversos. Após estudos num liceu em Meaux, entrou na classe preparatória para as grandes écoles, no Liceu Chaptal de Paris. Em 1975, começou a estudar no Institut national agronomique Paris-Grignon (INA P-G). Seu primeiro romance, Extensão do Domínio da Luta (Extension du Domaine de la Lutte), foi publicado em 1994. Partículas Elementares (Les Particules Élémentaires) provocou uma tempestade nos meios literários, dentro e fora da França, em 1998.
O livro La Carte et le Territoire (no Brasil, O Mapa e o Território; Record, 2012), venceu o prêmio Goncourt. Seu mais novo romance é Submissão (2022), que fala sobre as eleições presidenciais vencidas por Mohammed Ben Abbes, o candidato da chamada Fraternidade Muçulmana. No mesmo ano do seu lançamento, La Carte et le Territoire tornou-se objeto de uma grande polêmica, depois que o site Slate.fr afirmou que o livro continha trechos transcritos da Wikipédia francesa, sem atribuição de crédito. Além das polêmicas devidas a seus livros, suas declarações à mídia têm sido tomadas contra ele. Houellebecq tem dito que a clonagem possui mais valores humanistas do que o aborto, ou que a religião mais estúpida é o islã.