Setembro - 2022 - Edição 283

Andréa del Fuego

(São Paulo, 1975) Escritora brasileira. Andréa Fátima dos Santos nasceu na cidade de São Paulo, em 1975. Formada em Filosofia pela Universidade de São Paulo, é autora de romances, contos e livros juvenis. É autora do romance Os Malaquias (vencedor do Prêmio José Saramago), publicado na Alemanha, Itália, França, Israel, Romênia, Suécia, Portugal etc. Seu último romance, As Miniaturas, foi publicado na França.
Autora também da trilogia de contos Minto Enquanto Posso, Nego Tudo e Engano seu, dos juvenis Sociedade da Caveira de Cristal, Quase Caio e Irmãs de Pelúcia. Ganhou o prêmio Literatura Para Todos do Ministério da Educação com a novela Sofia, o Cobrador e o Motorista. Integra as antologias: Geração Zero Zero, Popcorn Unterm Zuckerhut (Alemanha), Other Carnivals: New Stories (Inglaterra), Brésil 25 (França), entre outras. Como colunista do programa Entrelinhas, da TV Cultura, produziu matérias sobre autores como Murilo Rubião, Roberto Bolaño, Ana Akhmatova, Julio Cortázar e Enrique Vila-Matas. Obras publicadas: Romances – 2021 – A Pediatra (Companhia das Letras); 2013 – As Miniaturas (Companhia das Letras); 2010 – Os Malaquias (Língua geral). Contos – 2009 – Nego Fogo (Dulcinéia Catadora); 2007 – Engano seu (Ed. O Nome da Rosa); 2005 – Nego Tudo (Fina Flor); 2004 – Minto enquanto posso (Ed. O Nome da Rosa). Infantojuvenis: 2007 – Blade Runner (Mojo Books); 2013 – Sociedade da Caveira de Cristal (Scipione); 2008 – Quase Caio (Escala Educacional); Crônica (Editora Escala Educacional, 2008); Infantil – 2010 – Irmãs de Pelúcia (Scipione).

Eduardo Spohr

(Rio de Janeiro, 5 de junho de 1976) Jornalista, escritor, professor, blogueiro e podcaster brasileiro. É autor de A Batalha do Apocalipse e das trilogias Filhos do Éden e Santo Guerreiro. Participa do podcast Nerdcast, do site Jovem Nerd.
Eduardo Spohr nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de junho de 1976, filho de um piloto de aviões e de uma comissária de bordo. Estudou Comunicação Social, formando-se pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ) em 2001. Trabalhou como repórter do StarMedia e iG, como analista de conteúdo do portal iBest e depois editor do portal Click21. Em junho de 2010, o Grupo Editorial Record publicou A Batalha do Apocalipse. Em 2011, lançou o primeiro livro da série Filhos do Éden, intitulado Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida e final, Filhos do Éden: Anjos da Morte em 2013, e por fim publicou Filhos do Éden: Paraíso Perdido em 2015. Em 2016, lançou Filhos do Éden: Universo Expandido, uma enciclopédia e guia de RPG de mesa, escrito pelo próprio romancista e ilustrado por Andrés Ramos. Spohr disponibilizou em seu site pessoal o livro em pdf Filhos do Éden - Suplemento de RPG, adaptação compatível com o sistema Dungeons & Dragons 5.0. Em 2020, iniciou a trilogia Santo Guerreiro, com o primeiro livro da trama, intitulado Roma Invicta. Eduardo é considerado pelo romancista de renome mundial, Paulo Coelho, uma das estrelas desta geração de escritores ainda desconhecidos pela crítica especializada.

Laura Erber

(Rio de Janeiro, 1979) Escritora, artista visual e professora brasileira. Sua prática artística se caracteriza pelo constante trânsito entre linguagens. Realizou o filme Diário do Sertão (2003), em que o sertão de Guimarães Rosa é reativado.
Recebeu bolsas do Le Fresnoy (França) e Akademie Schloss Solitude (Alemanha). Suas obras foram exibidas em diversos museus e centros de arte no Brasil e na Europa (Fondació Miró, Le Plateau, Jeu de Paume, Grand Palais, Casa Europeia da Fotografia, CIAP Vassivière, Museu de Arte Contemporânea de Moscou, Skyve Ny Kunstmuseum, Palais de Beaux Arts de Paris, Centro Cultural Banco do Brasil, MAM-Rio). Em 2015, com o crítico Karl Erik Schøllhammer fundou a editora digital Zazie Edições, voltada para ensaios sobre arte, teoria e crítica. Bolsas e Prêmios: Prêmio Nova Fronteira de melhor adaptação livre da obra de João Guimarães Rosa (Belo Horizonte, 2001); Le Fresnoy – Studio National des Arts Contemporains (França); Bolsa VITAE ARTES (São Paulo); Akademie Schloss Solitude (Alemanha); Vlaanderen Pen Center (Bélgica); Prefeitura de Paris / Le Recollets (França). Livros publicados: Insones (7Letras, 2002); Körper und Tage (Merz-Solitude, 2006); Os Corpos e os Dias (Editora de Cultura, 2008); Vazados & Molambos (Editora da casa, 2008); Bénédicte Vê o Mar (Editora da casa, 2011); Ghérasim Luca (EdUERJ, 2012); Esquilos de Pavlov (Editora Alfaguara, 2013); Bénédicte Não se Move (E-Galaxia, 2014); Nadinha de Nada (Cia. das Letrinhas, 2016); A Retornada (Relicário, 2017); Mesa de Inspecção do Açúcar e Tabaco (não edições, 2018); Theadoro Theodor (Quelônio, 2018).