Outubro - 2020 - Edição 260

Mario Puzo

Mario Gianluigi Puzo (Manhattan, Nova Iorque, 15 de outubro de 1920 – Bay Shore, 2 de julho de 1999) foi um escritor norte-americano conhecido pelo seus livros de ficção sobre a máfia. Escreveu na antiga revista True Action e assinou alguns livros com o pseudônimo de Mario Cleri. Puzo nasceu numa família de imigrantes italianos que moravam em Hell’s Kitchen, um bairro de Nova Iorque. Entrou para a Força Aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e foi mandado para a Ásia e Alemanha. Regressando aos EUA, foi estudar para a New School For Social Research em Nova Iorque, depois esteve na Universidade de Columbia, onde frequentou os cursos de Literatura e Escrita de Criação. Em 1950, publicou seu primeiro conto, The Last Christmas. Em 1955, lançou The Dark Arena. Em 1965, escreveu The Fortunate Pilgrim. Em 1969, sua obra-prima: The Godfather (O Poderoso Chefão). Sua adaptação para o cinema pelo diretor Francis Ford Coppola, numa série de três filmes, lançados em 1972, 1974 e 1990, todos de sucesso, ganhando diversos Oscars (nove prêmios no total), Puzo roteirizou junto com Coppola. Os dois primeiros filmes são considerados por muitos críticos de cinema como os maiores de todos os tempos. Ajudou a escrever o roteiro destes filmes, e também se envolveu com outros filmes, como Earthquake, Superman: The Movie, Superman II e Christopher Columbus: The Discovery. Puzo morreu em 2 de julho de 1999, em sua casa em Bay Shore, Long Island, Nova Iorque.

Italo Calvino

(Santiago de las Vegas, 15 de outubro de 1923 – Siena, 19 de setembro de 1985) Um dos mais importantes escritores italianos do século XX. Nascido em Cuba, seus pais eram cientistas italianos que estavam de passagem pelo país, e retornaram à Itália logo após o seu nascimento. Sua literatura é considerada sincera, delicada e extremamente ágil. Formado em Letras, iniciou o curso de Agronomia, mas abandonou o curso e foi participar da resistência ao fascismo durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, conheceu diversos militantes comunistas, indo para o jornal comunista L’Unità e editora Einaudie. Foi membro do Partido Comunista Italiano até 1956, tendo se desfiliado em 1957. No final dos anos 1940 publicou suas primeiras obras calcadas no “estilo neorrealista”, onde escreveu: As Trilhas dos Ninhos de Aranha (1947). Italo Calvino conquistou fama internacional com a publicação de Nossos Antepassados, trilogia narrativa de inspiração filosófica composta por O Visconde Partido ao Meio (1952), O Barão nas Árvores (1952) e O Cavaleiro Inexistente (1959). Abandona o estilo neorrealista e muda para o “realismo fantástico”, mesclando fantasia e realidade. Sua primeira obra foi Il Sentiero dei Nidi di Ragno (A Trilha dos Ninhos de Aranha no Brasil), publicada em 1947. Uma de suas obras mais conhecidas é Le Città Invisibili (As Cidades Invisíveis), de 1972. Calvino morreu de hemorragia cerebral em Siena, Itália, em 19 de setembro de 1985.

Milton Hatoum

Molton Assi Hatoum (Manaus, 19 de agosto de 1952) é um escritor, tradutor e professor brasileiro radicado em São Paulo. Cursou, na Universidade de São Paulo, Arquitetura e Urbanismo. Em 1978, lecionou História da Arquitetura na Universidade de Taubaté. Em 1980, viajou para a Espanha como bolsista do instituto Iberoamericano de Cooperación. Ensinou literatura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Escreveu quatro romances: Relato de um Certo Oriente, Dois Irmãos, Cinzas do Norte (esse último vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura e todos os três primeiros ganhadores do Prêmio Jabuti de melhor romance) e Órfãos do Eldorado. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como a Itália, os Estados Unidos, a França e a Espanha. Onze anos após a publicação do primeiro romance, Milton publica Dois Irmãos. Entre a publicação do primeiro livro e do segundo, publicou diversos contos em jornais e revistas brasileiras e do exterior. O primeiro livro, assim como seu recente Órfãos do Eldorado, são considerados por diversos críticos como “obras-primas”. Foi chamado de “O escritor que coleciona prêmios”, mas disse certa vez: “não escrevo para ganhá-los.” Em janeiro de 2017, Dois Irmãos estreou em formato de minissérie na TV Globo, com direção de Luiz Fernando Carvalho e o ator Cauã Reymond no papel dos irmãos gêmeos radicados em Manaus.