Setembro - 2020 - Edição 259

Joaquim Afonso Fernandes Duarte

(Ereira, 1 de Janeiro de 1884 – Coimbra, 5 de Março de 1958) foi um poeta português. Tem uma biblioteca com o seu nome em Montemor-o-Velho. Formou-se em Ciências FísicoNaturais na extinta Faculdade de Filosofia de Coimbra. Professor da Escola Normal, interessava-se por etnografia e arte popular, refletidos na sua obra poética, ligada às crenças e mitos seculares, aos motivos da terra, vida animal, ao povo e à lida agrária. A sua sensibilidade poética deu-lhe um convívio com literatos de vários grupos e escolas. Colaborou n’A Águia e dirigiu a Rajada (1912-1914). Tratase de um poeta em permanente atualidade, dado que vai acompanhando todos os movimentos poéticos da primeira metade do século XX. Nasce numa atmosfera de saudosismo dominado por Teixeira Pascoais. Entretanto, surgem outras escolas a que adere sem compromisso, mas com ironia e pendor populista. Logo as crianças, o desenho infantil, as pedras, as águas. Aparece, então, como saudosista no conteúdo e um modernista na forma. Algumas de suas obras poéticas: Cancioneiro das Pedras (1912); Rapsódia do Sol-Nado e Ritual do Amor (1916); Sibila (1950). Obras pedagógicas: O Desenho na Escola, Barros de Coimbra (Lumen, 1925); Carta Metodológica “do desenho decorativo”; Os Desenhos Animistas de uma Criança de 7 anos (Imprensa da Universidade de Coimbra, 1933). Obras etnográficas: O Ciclo do Natal na Literatura Oral Portuguesa (Barcelos, 1936) e Um Esquema do Cancioneiro Popular Português.

J. R. R. Tolkien

John Ronald Reuel Tolkien (Bloemfontein, 3 de janeiro de 1892 – Bournemouth, 2 de setembro de 1973), foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, nascido na África. Aos três anos de idade, passou a viver na Inglaterra. Cursou a Universidade de Liège e Dublin, em 1954. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial e é autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo- -saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e literatura inglesa na mesma universidade, de 1945 a 1959. Em 28 de março de 1972, Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II. As suas obras foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e influenciando continuadamente gerações e gerações. Em 2008, The Times listou Tolkien como o sexto entre os maiores escritores Britânicos desde 1945. Em 2009, a revista Forbes listou as 13 celebridades mortas que mais lucraram no respectivo ano. Tolkien alcançou a quinta posição, com ganhos estimados em 50 milhões de dólares. Foi casado com Edith Bratt e tiveram quatro filhos. Aos 81 anos de idade, no dia 2 de setembro de 1973, J. R. R. Tolkien faleceu na Inglaterra.

Isaac Asimov

(Petrovichi, Rússia Soviética, atual Rússia, 2 de janeiro de 1920 – Brooklyn, 6 de abril de 1992) foi um escritor e bioquímico norte-americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica. Sua família emigrou para os Estados Unidos quando ele tinha três anos de idade, em 1923, se estabelecendo na cidade de Nova York. A obra mais famosa de Asimov é a Série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com a série Robôs. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes, aproximadamente 90 mil cartas ou postais. São suas obras: Guide to Science, os três volumes de Understanding Physics e a Chronology of Science and Discovery, e trabalhos sobre Astronomia, Matemática, a Bíblia, escritos de William Shakespeare e Química. Em 1981, um asteroide recebeu seu nome em sua homenagem, o 5020 Asimov. O robô humanoide “ASIMO”, da Honda, também pode ser considerada uma homenagem indireta a Asimov. Asimov casou-se com Gertrude Blugerman (Canadá, 1917 – Boston, 1990), em 26 de julho de 1942. Tiveram duas crianças, David (n. 1951) e Robyn Joan (n. 1955). Depois da separação, em 1970, ele e Gertrude divorciaram-se em 1973, e Asimov casou-se com Janet Jeppson mais tarde, no mesmo ano. Asimov morreu em 6 de abril de 1992, em Nova Iorque. Foi cremado e suas cinzas foram espalhadas. Ele deixou sua segunda mulher, Janet, e as crianças do primeiro casamento.