Julho - 2020 - Edição 257

Carol Bensimon

(Porto Alegre, 22 de agosto de 1982) Escritora e tradutora brasileira. Cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Publicou contos e ensaios nas revistas Piauí, Galileu, McSweeney’s, Superinteressante, Ficções, Ficção de Polpa e Bravo!, assim como no jornal Zero Hora, O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Seu primeiro livro foi Pó de Parede (Não Editora, 2008), reunindo três novelas. Em 2009, depois de receber uma bolsa de estímulo à criação literária da Funarte, escreveu Sinuca embaixo d’água, publicado pela Companhia das Letras. O livro foi um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Autor Estreante e do Prêmio Jabuti de 2010 na categoria Romance. Foi selecionada em 2012 como um dos 20 melhores jovens escritores da revista britânica Granta, “que indica os nomes que irão construir o mapa da literatura brasileira”. No Brasil, a revista é publicada pelo selo Alfaguara, que pertence à editora Objetiva. Seu terceiro romance, O Clube dos Jardineiros de Fumaça, foi escrito durante e após uma temporada da autora no condado de Mendocino, na Califórnia, Estados Unidos. Em setembro de 2018, O Clube dos Jardineiros de Fumaça foi anunciado como finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria Melhor Livro de Romance do Ano. Em novembro do mesmo ano, o livro ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Romance. A escritora vive atualmente em Mendocino, Califórnia.

Luisa Dalla Valle Geisler

(Canoas, Rio Grande do Sul, 17 de junho de 1991) Escritora e tradutora brasileira. É formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em processo criativo pela Universidade Nacional da Irlanda. Aos 19 anos de idade, ganhou o Prêmio Sesc de Literatura de 2010, na categoria conto, pelo seu livro de estreia, Contos de Mentira, também finalista do Prêmio Jabuti. No ano seguinte, repetiu a dose vencendo o prêmio de melhor romance com Quiçá. Em 2012, foi incluída na antologia Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros, editada pela revista Granta. Foi a mais jovem autora selecionada para a coleção. Obras: Contos de Mentira (2010); Quiçá (2011); Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente (2014); De Espaços Abandonados (2018); Enfim, Capivaras (2019); Corpos Secos (2020, co-autoria com Samir Machado de Machado, Marcelo Ferroni e Natalia Borges Polesso). A ficção de Luisa Geisler, empenhada em retratar o esvaziamento das relações contemporâneas, vale-se, sobretudo, de situações cotidianas – ou de eventos extraordinários tratados como banais – para expor as dificuldades afetivas das personagens. Sua narrativa volta-se, quase sempre, para a fala gaúcha e o modo de vida da classe média urbana brasileira. Colunista da revista Capricho desde novembro de 2011, vive entre Canoas e Porto Alegre.

Daniel Galera

(São Paulo, 13 de julho de 1979) Escritor e tradutor literário brasileiro. Filho de gaúchos, passou a maior parte da vida em Porto Alegre. Foi um dos precursores do uso da internet para a literatura, editando e publicando textos em portais e fanzines entre 1997 e 2001. Foi um dos convidados da segunda edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), em 2004. Já traduziu 13 livros, predominantemente das novas gerações de autores ingleses e norte-americanos. Publicou até então quatro livros, além de ter participado em algumas antologias de contos. O livro Cordilheira, parte integrante do projeto Amores Expressos, ganhou o Prêmio Machado de Assis de Romance, concedido pela Fundação Biblioteca Nacional em 2008, além do 3º lugar do Prêmio Jabuti. Seu livro Barba Ensopada de Sangue recebeu o 3º lugar no Prêmio Jabuti e foi o vencedor da categoria de Melhor Livro do Ano no Prêmio São Paulo de Literatura 2013. Em 2016, lançou seu último romance, Meia-Noite e Vinte Meia-Noite e Vinte, pela Editora Companhia das Letras. Seus livros e contos foram adaptados para cinema, teatro e histórias em quadrinhos. No exterior, os direitos de sua obra foram vendidos para países como Inglaterra, Estados Unidos, França, Itália, Argentina, Portugal, Romênia e Holanda.