NOvembro, 2023 - Edição 297

Livros de Suassuna concorrem ao Prêmio Jabuti

Aos 81 anos, o ex-senador Ney Suassuna, primo do saudoso acadêmico Ariano Suassuna, resolveu investir na carreira literária, candidatando-se à Academia Brasileira de Letras. Paraibano radicado no Rio de Janeiro, o senador suplente e ex-ministro também é escritor, ensaísta e poeta.

Na última Bienal Internacional do Rio, lançou simultaneamente oito livros inéditos, publicados de maneira independente: O Enterro da Quenga; Mártires Esquecidos: As lutas pela liberdade no nordeste brasileiro; Brasil x Argentina: Tensões históricas e geopolíticas nas relações entre os dois países; Herança Bonoba: A humanidade só pensa naquilo; Desafios; Sabor de Manga; Abrindo o Baú – Uma Volta ao Passado e Desenhos e Poesias.

Com gêneros variando entre prosa, poesia e ciências sociais, a obra de Ney Suassuna já acumula mais de 40 títulos, que até então não haviam chegado ao grande público. Os livros que vêm escrevendo ao longo de sua trajetória são romances, crônicas, ensaios e poesias carregados de ensinamentos da vida sertaneja, pontuados de preocupações com o país. O Enterro da Quenga (obra e capa), Mártires Esquecidos (obra e capa) e Herança Bonoba (obra) estão concorrendo ao Prêmio Jabuti.

Trajetória literária

Ney Suassuna escreveu seu primeiro livro em 1979, mas desde muito jovem já tinha gosto pela escrita: “Sempre tive um apreço muito grande pelas artes. Na verdade, não só eu, mas toda a minha família. Meu primo, Ariano Suassuna, foi um exemplo. A literatura me acompanha desde sempre. Mas quando a gente percebe que está ficando velho e pessoas próximas vão embora, sentimos necessidade de deixar uma marca no mundo. Meus livros são essa marca”, enfatiza o autor, com mais dois livros sendo finalizados.

Perfil

Ney Robinson Suassuna nasceu em Campina Grande, no estado da Paraíba, em 1941. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), presidente da Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca, presidente do centenário Anglo-Americano Escolas Integradas, bacharel em Administração e Economia pela UFRJ e em Pedagogia pela Faculdade Castelo Branco, também no Rio de Janeiro, cursou a Escola Superior de Guerra, em 1982. Foi senador da República durante 12 anos. Também exerceu o cargo de ministro da Integração Nacional. Atualmente, é senador suplente até 2028. Dentre seus livros publicados, destacam-se A Saga Suassuna, a trilogia A República da Gaveta e diversas coletâneas de poesias.

Por Manoela Ferrari