Fevereiro, 2023 - Edição 288

CIEE-Rio sob nova administração

Foi emocionante a cerimônia de posse da nova Diretoria do CIEE- Rio, no dia 04 de janeiro de 2023, quando, pela primeira vez na história da instituição, uma mulher assumiu a presidência. A psicóloga Andréia Niskier Ghelman foi escolhida pelo Conselho Administrativo para dar continuidade à eficiência e à dedicação do pai, o professor Arnaldo Niskier, que presidiu o órgão por 14 anos, tendo ao lado a fiel colaboração do superintendente Paulo Pimenta.

O vice-presidente do Conselho, Antenor de Barros Leal, ressaltou a brilhante passagem do acadêmico Arnaldo Niskier pelo CIEE, levando-o do caos ao sucesso, o que deixava um legado auspicioso para o futuro. Conforme decisão do Conselho de Administração aprovada por unanimidade no dia 21 de novembro de 2022, passou às mãos do homenageado o título de presidente Emérito do CIEE-RJ. Há mais de 50 anos no país, o CIEE presta relevantes serviços na capacitação de jovens na promoção da consequente e oportuna oferta do primeiro emprego para estagiários e aprendizes. Atualmente, a instituição conta com mais de 3.500 empresas cadastradas em seu banco de dados. No último ano, atendeu a mais de 171 mil usuários em programas sociais.



Agradecendo a presença de todos, em especial ao pai, Arnaldo Niskier, ao ex-superintendente Paulo Pimenta, ao representante do Conselho Antenor Barros Leal e aos que se deslocaram ao Rio de Janeiro, especialmente para a solenidade de posse – José Augusto Minarelli, presidente do Conselho Diretor do CIEE Nacional; Paulo Delgado, superintendente Institucional do CIEE Nacional; Humberto Casagrande Neto, superintendente geral do CIEE/SP; Paulo Cesar Leandro Mira, superintendente executivo do CIEE/PR; Kleber Colomarte, superintendente adjunto CIEE Minas Gerais; Lucas Baldisserotto, superintendente do CIEE/RS e, também, o futuro superintendente do CIEE Rio, Luiz Gustavo Coppola – Andréia N. Ghelman destacou a eficiência da equipe e prometeu seguir os passos dos antecessores.

No discurso, a nova presidente falou sobre os conhecimentos adquiridos em atividades anteriores, desde a juventude, quando participou de um movimento de educação feita por jovens para jovens, incluindo vivências de comunidade e respeito às diferenças – o que despertou o seu interesse pela área de humanas. Na Faculdade, formou-se no curso de Psicologia pela PUC-Rio e fez Especialização em Psicologia Clínica na Santa Úrsula. Trabalhou em creches com crianças carentes, trazendo, dessa experiência, sua capacidade de escuta e o interesse em encontrar soluções. Atualmente, é diretora executiva da Edições Consultor e gerente de projetos do Instituto Antares, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos de Educação e Cultura. Seguindo seu interesse na formação dos jovens, está concluindo uma Pósgraduação em Metodologias Ativas em sala de aula com foco no aluno, pela PUC-RS.

Além da continuidade na excelência dos serviços prestados pelo CIEE, a presidente assumiu o cargo trazendo ideias inovadoras: “Algumas propostas já me veem à cabeça além de querer conhecer com muito interesse cada trabalho que o CIEE hoje faz com tanta competência. O conceito de ESG, que reúne as políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança, será cada vez mais cobrado das empresas. Ações ligadas a essa política, são importantes de serem pensadas. Abraçar o compromisso com a sustentabilidade por meio tanto de pequenas atitudes do cotidiano – como a troca de todas as lâmpadas incandescentes para lâmpadas de LED –, quanto de grandes decisões – como a instalação de painéis de energia solar –, para não só dar bons exemplos aos nossos jovens, mas também colaborar para um futuro melhor nesse planeta. Pensar em novos programas educativos com outros formatos que alcancem esses jovens do terceiro milênio, como Podcast, Videocast entre outros. Rever toda a questão patrimonial por conta das novas tendências e necessidade de adaptação a essa realidade híbrida, que mistura trabalho remoto e presencial, que veio para ficar. Reforçar nossa nova parceria com o Banco Santander, projeto que já está em andamento e que nos trará muitos benefícios, inclusive financeiros. E, assim, outras tantas ideias... Me empenharei com dedicação”, prometeu Andréia.

Por Manoela Ferrari