Outubro, 2020 - Edição 260

Doação de livros para a ABL

“Os livros são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra”, afirmava o poeta romântico americano James Lowell (1819-1891). A frase acima nos remete aos colecionadores de livros Ivani e Jorge Yunes, que passaram a vida semeando sabedoria. O casal formou um grande conjunto de obras de arte e livros, atualmente conservada na “Sede Groenlândia”, em São Paulo. Parte da Coleção CIJY, que inclui uma biblioteca composta por mais de 10.000 livros, jornais e revistas dos séculos XIX e XX, acaba de ser doada à Academia Brasileira de Letras (ABL). Acervo importantíssimo, com sistemático processo de levantamento e pesquisa, oferece um panorama essencial da cultura brasileira.

A biblioteca e a hemeroteca contêm tanto obras para os pesquisadores, quanto um grande conjunto de livros, jornais e revistas raros. Parte deste acervo tem origem bem definida: a extraordinária aquisição que Jorge Yunes fez das bibliotecas e das hemerotecas de Erich Werner Gemeinder e Oscar Mendes, ambos bibliófilos e pesquisadores ativos no Brasil, durante as décadas de 1950 a 1970.

Jorge Yunes foi fundador e presidente do IBEP – Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas, uma das maiores casas editoras de livros didáticos, herdeira da Companhia Editora Nacional (criada em 1925 por Monteiro Lobato), e com capital 100% brasileiro. Erich Werner Gemeinder era membro da Academia de Letras do Estado do Rio Grande do Norte e da Confraria dos Bibliófilos em Brasília; faleceu em 2010. Oscar Mendes (1902-1983) era membro da Academia Mineira de Letras e da Associação Nacional de Escritores.

Dentre os livros da sede Groenlândia, 95% são de literatura brasileira; os restantes 5% pertencem às áreas de História, Filosofia e outras Ciências Humanas. A maior parte foi publicada no século XX, mas há edições do século XIX. Cerca de 70% correspondem a livros encadernados, e 30% são brochuras originais. Quanto à conservação, pode-se dizer que 99% encontram-se em ótimo estado, e apenas 1% necessita intervenções de estabilização (brochuras).

Os jornais e revistas da “Sede Groenlândia” também estão em excelente estado de conservação. Um dos conjuntos se originou da biblioteca de Erich Werner Gemeinder e é completamente dedicado à literatura e cultura. Todas (100%) são edições brasileiras. O outro conjunto foi adquirido do bibliófilo Oscar Mendes e apresenta maior amplitude de temas, embora todos pertençam à área de Ciências Humanas (Pedagogia, Psicologia etc). Cerca de 70% são títulos brasileiros e 30% estrangeiros. As coleções, juntas, traçam um amplo panorama da literatura de sua época, incluindo pequenas joias e títulos raramente encontrados em quaisquer bibliotecas.

A Coleção Ivani e Jorge Yunes irá somar-se ao rico acervo da Academia Brasileira de Letras, alinhando-se a outras doações privadas que podem ser consultadas pelo público e por pesquisadores na Biblioteca Lúcio de Mendonça e na Biblioteca Rodolfo Garcia, da ABL.