Agosto, 2020 - Edição 258

Prêmio Sesc de Literatura 2020

O escritor carioca Caê Guimarães, radicado no Espírito Santo, ganhou o Prêmio Sesc de Literatura 2020, na categoria romance, superando 1.358 obras de todo país com o livro Encontro Você no Oitavo Round, que será editado pela Editora Record até dezembro.

O texto premiado foi o primeiro romance dentre as criações literárias do autor, onde se destacam livros de poesias, tais como Por Baixo da Pele Fria (1997); Quando o Dia Nasce Sujo (2006) e Vácuo (2015). Seus poemas carregam uma visão pouco metafísica do corpo. Órgãos e membros têm um sentido funcional: são objetos receptores de tensões e potências, em que as sensações físicas formadas funcionam como antenas, dando-lhes, também, uma conotação erótica.

Em recente entrevista, Caê falou sobre a arte da poesia: “Penso no poeta como um bruxo, ou seja, alguém que conjura, porque poetas e bruxos trabalham com o princípio da analogia.” Além da atuação poética, Caê costuma trabalhar em narrativas curtas, crônicas e contos, sempre impregnados de uma fina ironia: “A ironia é uma reação inevitável em um mundo que navega sobre a espuma sem mergulhar. Um mundo que se abstém do abismo. Toda arte verdadeira está impregnada de uma farta dose de ironia.”

No romance de estreia, o escritor narra, em primeira pessoa, a história do protagonista Cristiano Machado Amoroso, um pugilista decadente que recebe o convite para vender o resultado de sua última luta. Próximo de completar 40 anos, surge uma jornalista para questioná-lo, gerando muitas inquietações sobre o passado do personagem. Segundo o escritor, o livro demandou bastante pesquisa, apesar de ter sido ambientado no pugilismo, esporte que ele e o avô praticavam. Jornalista consagrado no Espírito Santo, Caê Guimarães apresentou várias questões desse universo que ele domina. Com críticas ao imediatismo e ao sensacionalismo da imprensa no mundo contemporâneo, o romance é de extensão breve, mas de fôlego concentrado, tendo sido eleito de forma unânime. Segundo Renata Pimentel, uma das juradas que participou da seleção final, “o romance tem um fôlego muito concentrado em uma densidade poética da linguagem que verticaliza e põe em profundidade muito grande a experiência da leitura. Uma escrita que pega do princípio ao fim”.

Carlos Eduardo (Caê) Guimarães nasceu em 1970, no Rio de Janeiro, transferindo-se com a família para o Espírito Santo em 1974. É jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, e redator publicitário. Já atuou em video e cinema, como roteirista e ator. Em meio à pandemia, enquanto aguarda o lançamento do livro e a circulação pelas diversas unidades do Sesc pelo país, Caê já está com um segundo romance em andamento: Filho de Zeus e Seu Avô. Vem mais literatura boa por aí.

Com romance inédito sobre um pugilista, o escritor Caê Guimarães foi o vencedor de um dos mais importantes prêmios de Literatura do país.