Untitled Document
Untitled Document

Maratona Érico Verissimo

Erico Verissimo na Maratona Escolar
Por Manoela Ferrari

Agosto de 2011

Com uma cerimônia na ABL, foi iniciada a III Maratona Escolar do município do RJ, com o tema “A vida e a obra de Erico Verissimo”.
O concurso de redação, que tem o apoio cultural da ABL, é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, consolidando o Programa “Rio, uma cidade de leitores.” O tema deste ano foi uma escolha pessoal da própria secretária Claudia Costin, grande admiradora da obra do escritor gaúcho: “autor de textos com intensa preocupação sociopolítica, Erico Verissimo tem muito a dizer aos nossos jovens leitores. Manteve, ao longo de toda sua vida, princípios éticos sólidos, tornando-se um dos mais importantes escritores de nossa literatura”.
A Maratona destina-se aos alunos regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino do RJ, do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e da Educação de Jovens e Adultos. Estão envolvidas nessa ação as 420 unidades (das 1065 escolas de toda a Rede Municipal de Ensino) que oferecem essas turmas, coordenadas pelas 10 CREs.
O concurso é realizado mediante a elaboração de uma redação escrita pelos alunos sobre o tema. Os textos são selecionados em quatro etapas distintas, por comissões locais designadas em cada CRE. Caberá ao Presidente da ABL escolher a comissão final, que vai selecionar os cinco melhores textos enviados pela Secretaria Municipal de Educação do RJ. Serão premiados os diretores das escolas, os professores e os alunos das melhores redações classificadas. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 24 de outubro.
A primeira fase da Maratona incluiu conferências sobre “A vida e a obra de Erico Verissimo”, ministradas nas CREs. Alunos e professores da Rede Municipal de Ensino puderam compartilhar experiências e tirar dúvidas literárias nas palestras ministradas pelos acadêmicos Arnaldo Niskier, Carlos Nejar, Cícero Sandroni, Domício Proença, Evanildo Bechara e Murilo Melo Filho.



“Só quem conhece o silêncio sabe o poder das palavras”. Com essa frase, o poeta Carlos Nejar, gaúcho como Erico Verissimo, emocionou a plateia em suas palestras, deixando uma mensagem de estímulo aos futuros escritores: “Nós não podemos ser menores do que os nossos sonhos”.


Untitled Document
Untitled Document

Página Principal - Quem Somos - Expediente - Editorial - Opiniões - Letras e Letras - Lançamento - Bolsa do Livro
Assinatura - Publicidade - Contato - Novo Produto

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005, Jornal de Letras